domingo, 22 de janeiro de 2017

ARTIGO DO REI




O côncavo e o convexo de Macapá



Reinaldo Coelho

Infelizmente o titulo da romântica musica de Roberto Carlos Côncovo e Convexo nada tem de romântico para a realidade das ruas de Macapá. Os milhares de buracos (côncovos) existentes nas vias macapaenses, quando recebem os famosos tratamento paliativo (tapa buraco) e que saem mais caro do que o asfaltamento, se tornam convexo, ou seja, bojudos, transformando-se em “lombadas” e se uma já é ruim imaginem milhares de pequenas lombadas, saracoteando você dentro de um ônibus, automóvel ou moto. E o pior acontece no período invernoso, que os buracos se transformam em lagoas e com profundidade desconhecido, levando a acidentes graves.
O excessivo número de buracos gera todo tipo de transtorno, quebra de equipamentos e danos físicos, podendo ocasionar ferimentos leves ou graves nos usuários. E ai a prefeitura corre para o famoso “tapa-buraco” medida utilizada em todas as cidades brasileiras e condenadas pelos especialistas em transito e em economia, e , principalmente pelo cidadão que tem seu dia a dia destruído pelos solavancos e “quebra quebra” de peças de seus utilitários.
Esses tapa-buracos, que em Macapá  são muitos, e por toda a cidade, os “remendos” feitos ao longo das vias para reparar problemas no asfaltamento, a maioria deles, de péssimo acabamento. Os fatores que causam a grande quantidade de “crateras” nas ruas e avenidas de Macapá tem sua origem em uma  pavimentação de má qualidade; ausência de sistema de drenagem superficial nas laterais das vias; falta de definição de meio fio; áreas pavimentadas entre as calçadas e a via.
E para tapar buracos, sai caro, pois é preciso produzir o asfalto, pessoal de campo, transportes, e toda uma equipe de logística para viabilizar a operação. São anos e anos de remendo, não há mais vida útil da pavimentação, apenas a recomposição de algo que não oferece mais nenhuma qualidade.
A saída para adaptar a cidade a tecnologias avançadas de cobertura das vias de trafego são várias e os técnicos do munícipio em sua maioria já conhecem, pois já são utilizados em outras cidades, são as pavimentações alternativas.
Uma delas já foi aplicada no Bairro Renascer II e no município de Mazagão, no Distrito de Mazagão Velho e deu certo: é a pavimentação com blokret articulado e sextavado tipo de pavimento que tem vários fatores positivos: fácil manutenção; relação custo-benefício; matéria prima utilizada; não é impermeável; tem boas condições de atrito, favorecendo amplamente o sistema de trânsito com redução de velocidade. O que era no avançado  passado para ser algo temporário tornou-se solução definitiva.
Essa técnica é vantajosa para Macapá, pois estamos na Região Amazônica, onde acontecem seis meses de chuvas intensas e ele  respeita a peculiaridade de uma cidade que tem um elevado índice de chuvas no período invernoso. Se continuarmos somente utilizando asfalto, e sem drenagem adequada, em breve, não teremos uma via sequer com condições adequadas de tráfego. Porém deve se manter as avenidas com tráfegos intensos e céleres, como corredores de ônibus e via de caminhões o asfaltamento.

É preciso planejar e investir em longo prazo, sem politicagem, mostrar serviços temporários para captar votos e subir nas pesquisas, os gestores tem que lembrar em deixar seu nome na historia do município, como algo de bom que realizou em beneficio da população. Pois os únicos beneficiados são a indústria de autopeças e as oficinas mecânicas com a quebra geral de veículos.

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