O côncavo e o convexo de Macapá
Reinaldo Coelho
Infelizmente o titulo
da romântica musica de Roberto Carlos Côncovo e Convexo nada tem de romântico
para a realidade das ruas de Macapá. Os milhares de buracos (côncovos)
existentes nas vias macapaenses, quando recebem os famosos tratamento paliativo
(tapa buraco) e que saem mais caro do que o asfaltamento, se tornam convexo, ou
seja, bojudos, transformando-se em “lombadas” e se uma já é ruim imaginem
milhares de pequenas lombadas, saracoteando você dentro de um ônibus, automóvel
ou moto. E o pior acontece no período invernoso, que os buracos se transformam
em lagoas e com profundidade desconhecido, levando a acidentes graves.
O excessivo número de
buracos gera todo tipo de transtorno, quebra de equipamentos e danos físicos,
podendo ocasionar ferimentos leves ou graves nos usuários. E ai a prefeitura
corre para o famoso “tapa-buraco” medida utilizada em todas as cidades
brasileiras e condenadas pelos especialistas em transito e em economia, e , principalmente
pelo cidadão que tem seu dia a dia destruído pelos solavancos e “quebra quebra”
de peças de seus utilitários.
Esses tapa-buracos, que
em Macapá são muitos, e por toda a
cidade, os “remendos” feitos ao longo das vias para reparar problemas no
asfaltamento, a maioria deles, de péssimo acabamento. Os fatores que causam a
grande quantidade de “crateras” nas ruas e avenidas de Macapá tem sua origem em
uma pavimentação de má qualidade;
ausência de sistema de drenagem superficial nas laterais das vias; falta de
definição de meio fio; áreas pavimentadas entre as calçadas e a via.
E para tapar buracos,
sai caro, pois é preciso produzir o asfalto, pessoal de campo, transportes, e
toda uma equipe de logística para viabilizar a operação. São anos e anos de
remendo, não há mais vida útil da pavimentação, apenas a recomposição de algo
que não oferece mais nenhuma qualidade.
A saída para adaptar
a cidade a tecnologias avançadas de cobertura das vias de trafego são várias e
os técnicos do munícipio em sua maioria já conhecem, pois já são utilizados em
outras cidades, são as pavimentações alternativas.
Uma delas já foi
aplicada no Bairro Renascer II e no município de Mazagão, no Distrito de
Mazagão Velho e deu certo: é a pavimentação com blokret articulado e sextavado
tipo de pavimento que tem
vários fatores positivos: fácil manutenção; relação custo-benefício; matéria
prima utilizada; não é impermeável; tem boas condições de atrito, favorecendo
amplamente o sistema de trânsito com redução de velocidade. O que era no
avançado passado para ser algo
temporário tornou-se solução definitiva.
Essa técnica é vantajosa para Macapá, pois
estamos na Região Amazônica, onde acontecem seis meses de chuvas intensas e
ele respeita a peculiaridade de uma
cidade que tem um elevado índice de chuvas no período invernoso. Se
continuarmos somente utilizando asfalto, e sem drenagem adequada, em breve, não
teremos uma via sequer com condições adequadas de tráfego. Porém deve se manter
as avenidas com tráfegos intensos e céleres, como corredores de ônibus e via de
caminhões o asfaltamento.
É preciso planejar e investir em longo
prazo, sem politicagem, mostrar serviços temporários para captar votos e subir
nas pesquisas, os gestores tem que lembrar em deixar seu nome na historia do
município, como algo de bom que realizou em beneficio da população. Pois os
únicos beneficiados são a indústria de autopeças e as oficinas mecânicas com a
quebra geral de veículos.
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