segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Editorial




Carta do Amapá, anseios e prioridades da Região Amazônica.


Amapá recebeu em encontro os governadores da Amazônia. Foi a segunda vez que o Amapá sedia o encontro. Em 2009, os governadores reuniram em Macapá pela 6ª vez. Agora, será a 13ª edição do evento e terá mais uma vez o governador Waldez Góes, como anfitrião do evento, e recepcionará os governadores do Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
Além dos governadores, estiveram presentes os secretários de estados que participaram dos diversos fóruns onde foram abordados pontos importantes dentro do contexto de desenvolvimento da região Amazônica.
O Fórum dos governadores da Amazônia Legal tem o objetivo de fortalecer a política de desenvolvimento da Amazônia. Para isso, serão discutidos mecanismos de cooperação regional, nacional e internacional que contemplem, por exemplo, investimentos em educação, saúde, energia, transporte e produção do conhecimento.
O XIII Fórum resultará na Carta de Macapá, um documento que foi elaborado e assinado pelos noves governadores da Amazônia Legal a partir das discussões do evento e que norteará as ações dos respectivos estados e foi lida ao final do evento. Ela será encaminhada ao Planalto.
Acompanhe a matéria completa nas páginas 4 e 5 do primeiro Caderno.
Nesta edição estamos apresentando a situação do Amapá no cenário de saúde pública devida o surto der Febre Amarela silvestre que atingindo os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo e o de Malária em Tocantins. O Amapá é uma área recomendada, porém não tem casos de Febre Amarela diagnosticados.
E no terceiro cadernos temos os nossos articulistas tratando de assuntos diversos e uma homenagem aos 26 anos da Justiça do Amapá, com um depoimento do desembargador decano do TJAP, Gilberto Pinheiro.

Esperamos que os assuntos debatidos pelos lideres estaduais amazônicos venham atender os anseios e necessidades de investimentos nas áreas vitais dos Estados e do povo amazônico. Que a Carta do Amapá seja lida e atendida pelo governo federal, dando prioridade as necessidades da Região Norte que nunca teve um olhar diferenciado dos governantes de plantão no Palácio do Planalto. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...