sexta-feira, 28 de abril de 2017

Arte indígena Kusiwa

Arte indígena Kusiwa do AP é revalidada como patrimônio cultural pelo Iphan

Pintura corporal e arte gráfica de índios Wajãpi passavam por reavaliação inédita desde 2013, e título foi revalidado por conselho na quinta-feira (27).


Arte Kusiwa é sistema de representação gráfica dos Wajãpi, índios que habitam Pedra Branca do Amapari (Foto: Iphan/Divulgação)
Arte Kusiwa é sistema de representação gráfica dos Wajãpi, índios que habitam Pedra Branca do Amapari (Foto: Iphan/Divulgação)


A pintura corporal e arte gráfica Kusiwa, produzidas por índios Wajãpi, que habitam o município de Pedra Branca do Amapari, a 183 quilômetros de Macapá, foram revalidadas de forma inédita no Brasil, na quinta-feira (27). A avaliação foi feita após 10 anos do bem ter ganhado o título pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Registrada como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade, a arte Kusiwa é um sistema de representação gráfica próprio dos povos indígenas Wajãpi, que sintetiza o modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo.
A apreciação dos estudos aconteceu durante reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em Brasília (DF), e a revalidação foi decisão unânime. Foi o primeiro bem imaterial cultural reavaliado no Brasil.
De acordo com a superintendente do Iphan no Amapá, Weleda de Fátima Freitas, o processo iniciou em 2013 e, desde então, durante visitas à aldeia, a manifestação cultural passou a ser reanalisada para saber se continua sendo uma referência cultural para os Wajãpi e para o país. Para Weleda, o bem vai muito além do material.
“Costumo falar que essa arte gráfica é a materialidade desse bem, que tem todo um sistema de conhecimento, práticas culturais e de formas de ver e entender o universo, que é ligado à arte Kusiwa”, disse a superintendente.
Os índios comemoram a conquista de quinta-feira (27). Para o cacique Kasipirina Wajãpi, a revalidação é importante para as comunidades indígenas e não-indígenas.
“A arte Kusiwa não é apenas nossa. É do mundo, dos peixes, das casas e dos outros. O plano de salvaguarda é muito importante para fortalecer o conhecimento dos Wajãpi. E é através dele que o povo se organizou para fazer planos de trabalho para a gestão da terra e organização social”, disse o cacique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...