sexta-feira, 28 de abril de 2017

Canal do Jandiá

Água do canal do Jandiá transborda com maré alta mais uma vez esta semana


A maré alta da última quarta-feira (26) se repetiu nesta sexta-feira (28)  no canal do Jandiá e fez transbordar água no fim da Rua Adilson José Pinto Pereira, entre os bairros São Lázaro e Pacoval, na Zona Norte de Macapá. A situação deixou o trânsito lento na via que é um dos únicos acessos do Centro da cidade.



Infelizmente o Canal do Jandiá esta totalmente tomado por invasão e construções de palafitas em seu leito, ficando assim as águas contaminadas pelo esgoto sanitário e domestico lançados diretos nas águas do Canal. Nas enchentes as crianças aproveitamo para tomar banho e brincadeiras, que  vão trazer problemas seríssimos de saúde.

De acordo com a Semur, como o canal é estreito e raso, com a “maré lançante”, o transtorno já é esperado na região. A prefeitura reforçou que faz limpeza regular no canal do Jandiá, assim como nos outros canais, a exemplo do Beirol, na Zona Sul, que, durante a “maré lançante”, fica bastante cheio. Mas, a limpeza é de capina e retira de entulhos mas não de saneamento, não impedindo a proliferação de bactérias nocivas a saúde, como diarreia, vomito e leptospirose que ocorre com mais frequência em épocas de chuva e alagamentos, pode apresentar uma simples gripe e até complicações hepáticas e renais graves.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...