quarta-feira, 12 de abril de 2017

CULTURA

Ciclo do Marabaixo
Inicia neste Sábado de Aleluia
As danças e trajes são elementos tradicionais do marabaixo no Amapá

 Inicia neste sábado (15) a programação do Ciclo do Marabaixo 2017 no Amapá. A tradicional festividade cultural do estado vai começar no 'Sábado de Aleluia', que antecede a Páscoa, e vai seguir até o mês de junho, com missas, novenas, ladainhas, cortejos, retirada dos mastros, bailes, entre outras atividades.
A festividade é uma das mais tradicionais manifestações culturais do Amapá. É considerada uma herança dos escravos negros que trabalharam na construção da Fortaleza de São José de Macapá, no século 18. O evento é cercado de rituais peculiares, como o culto ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade.
Ciclo do Marabaixo 2017 vai iniciar no Sábado de Aleluia e seguirá até junho

As danças ao som das caixas – como são chamados os tambores de marabaixo – marcam o culto ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade. Também há rituais tradicionais, como a retirada do mastro na comunidade quilombola do Curiaú, levantamento e derrubada do mastro, e o Domingo da Murta – em alusão à erva aromática que serve para enfeitar o mastro.

A festa é realizada por cinco famílias tradicionais, cumprindo diversos rituais durante dois meses. Além do calendário tradicional, atividades educativas serão realizadas, incluindo oficinas nas escolas públicas. Na abertura da programação, ocorrerá um passeio ciclístico, panfletagem e roda de marabaixo pelas ruas do Centro de Macapá.
Durante a festividade, pioneiros do marabaixo também serão homenageados com o Selo Griôs, que são mestres da cultura popular, de acordo com a coordenação do evento.
No dia 20 de maio haverá o corte do mastro, um tronco de árvore que simboliza a fé no Divino Espírito Santo e na Santíssima Trindade. É enfeitado com a “murta”, ervas aromáticas que os festeiros acreditam trazer bons fluídos. O corte do mastro nas matas do Curiaú é o momento em que todos os grupos se unem.
Festa tradicional é em culto ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade.

A abertura no dia 15 de abril será às 7h, com passeio ciclístico, panfletagem e roda de marabaixo no Centro de Macapá. Às 17h haverá o Marabaixo da Aceitação, na Favela; e no Laguinho, a festa vai começar no Domingo de Páscoa.

Marabaixo
Marcado pela mistura de tradições e religiosidade, o marabaixo tem como elementos os versos musicais, conhecidos como “ladrão”, gengibirra, bebida ritual servida nas rodas, caldo, as blusas floridas e saias rodadas das ‘dançadeiras’, que também usam flores na cabeça, e a tradicional dança, que os participantes arrastam os pés em círculos.
Pela tradição, a festa segue até o Domingo do Senhor, o primeiro domingo após a celebração de Corpus Christi, este ano no dia 18 de junho. Além dos grupos da cidade, o festejo também acontece na comunidade de Campina Grande, na Área Rural de Macapá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...