quarta-feira, 12 de abril de 2017

Pioneirismo.





O amor tem que estar em tudo, desde as coisas mais simples que fazemos, qualquer decisão que se tome, no trabalho, na família, como cuidar dos filhos, netos, os jovens precisam descobrir dentro de si o seu potencial de amor, esse amor que nos impulsiona e que nos dá energia e força, eu também tenho uma fé muito grande, eu acredito que tudo que queremos é possível conseguir, pois somos filhos de Deus, e “Ele”, dá a capacidade de fazermos tudo que queremos, eu quero, eu consigo, o amor por tudo, a começar por nós”.
Antônia Maria da Costa Bezerra – Professora aposentada e empreendedora individual

Primogênita de sete irmãos, Antônia Maria da Costa Bezerra é filha de Leonildes Tavares Pinheiro e Pedro Rodrigues da Costa, nasceu em Soure, Ilha do Marajó no Estado do Pará, onde estudou o curso primário (atual ensino fundamental), e permaneceu em solo marajoara até os seus treze anos.

A decisão da família em deixar Soure e mudar para Macapá, foi idealizada pelo seu avô Celestino Tavares Pinheiro, que já era comerciante atuante no Marajó, mas que resolveu expandir sua atuação também para Macapá. Foi o primeiro a desembarcar, chegou em uma época em que as terras Tucujus faziam parte do Estado do Pará, Celestino rapidamente se estabeleceu e prosperou, em seguida decidiu trazer toda a família para residir por definitivo em Macapá, e conseguiu.

Aos treze anos Antônia Bezerra, foi aluna do antigo colégio Comercial do Amapá, estudou também o colegial (atual ensino médio) no Colégio Amapaense, considerado o “colégio padrão”. Nesta mesma época, já aos 17 anos, Antônia Bezerra conheceu o jovem Carlos Emanuel de Azevedo Bezerra, era o início de uma linda história de amor. Pouco tempo depois, em virtude de uma oportunidade de trabalho, Carlos Bezerra foi morar em Santos – SP, mas mesmo à distância o namoro continuou. Algum tempo depois, Antônia Bezerra foi também para Santos-SP, posteriormente, no ano de 1971 o jovem casal começou a residir no Rio de Janeiro e um ano depois, ainda morando no Rio de Janeiro, casaram.

Após algum tempo, o casal retornou para Macapá atendendo um pedido da família de Antônia. No então Território Federal do Amapá, Antônia Bezerra fez um concurso federal para professora, foi aprovada e começou a lecionar a disciplina de Ciências Naturais (nomenclatura da época), e trabalhou de 1975 a 1982.

O casal já tinha planejado formar a sua família, o desejo de ter filhos já não podia esperar, foi então que em 1976 o casal teve o seu primeiro filho, Yuri Bezerra, e nos anos seguintes, mais duas filhas, Patrícia Bezerra (1978) e Erika Bezerra (1980).

Em 1982, Antônia Bezerra tomou a decisão pedir demissão, deixando de lecionar para poder acompanhar o marido e morar em Belém, pois Carlos Bezerra havia conseguido um bom emprego para trabalhar na empresa White Martins. Mudaram para Belém juntamente com os três filhos, ainda muito pequenos. Rapidamente, Antônia Bezerra iniciou o seu primeiro empreendimento no seguimento de alimentos, uma loja de doces chamada Só Delícias, situada na Av. Nazaré, próxima ao prédio da Tv Liberal. O empreendimento cresceu muito rápido, e em virtude da pouca experiência em administração, uma vez que o seu forte era a produção, não conseguiu continuar com a loja naquele período. Novas oportunidades para lecionar surgiram, Antônia Bezerra fez outro concurso, foi aprovada, mas a paixão em cozinhar foi maior e passou a se dedicar exclusivamente no seguimento de alimentação.

Outras oportunidades surgiram, Antônia Bezerra iniciou novos projetos, todos na área da alimentação. Teve restaurante em Barcarena – PA, depois retornou a Belém e assumiu o restaurante que preparava refeições para a antiga PRODEPA onde fornecia mais de 900 refeições por dia, posteriormente retornou para Macapá, capitaneou outros restaurantes, inclusive o do antigo Círculo Militar que ficava atrás da Fortaleza de São José, atuando por vários anos até o final década de 80. Forneceu o Buffet para um evento realizado dentro da Fortaleza de São José que teve a presença do Presidente da República da época, Fernando Henrique Cardoso, comandou também o restaurante do Tribunal de Justiça por vários anos, participou de festivais em outros Estados para apresentar a culinária do Estado do Amapá, inclusive em um grande festival de gastronomia em Brasília, onde os pratos de sua criação fizeram muito sucesso. Forneceu o buffet para duas edições do Encontro Internacional de Direito Ambiental da Amazônia (1997 e 1998), evento que tinha em cada edição a duração de três dias e atendia mais de mil pessoas por dia.

Em 2003, em virtude do agravamento da patologia hepática do marido, precisou ir para a realização do tratamento de saúde de Carlos Bezerra, inicialmente em Brasília, depois em São Paulo por alguns anos e depois mais quatro anos em Porto Alegre – RS, foram muitos anos de luta e dedicação. Em 2008 o tão esperado transplante de fígado de Carlos Bezerra foi realizado com sucesso, o casal retornou para Macapá onde Carlos Bezerra viveu feliz ao lado de sua amada esposa Antônia Bezerra por mais quatro anos, vindo a partir para o plano espiritual no dia 26 de abril de 2012.
A pequena grande guerreira sentiu muito a perda do companheiro, pois viveram casados por 39 anos, e totalizando 43 anos de convivência desde a época de namoro, mas aos poucos conseguiu forças para voltar a realizar as suas atividades. 

Yuri Bezerra (Publicidade – Rio de Janeiro)

Através do trabalho árduo, mas com muita dedicação e amor, conseguiu proporcionar a formação dos três filhos, Yuri Bezerra (Publicidade – Rio de Janeiro), Patrícia Bezerra (Advogada – Rio de Janeiro/Macapá) e Erika Bezerra (Rio de Janeiro). A matriarca da família, é um exemplo de humildade e superação para os três filhos e seus nove netos Carlos Bezerra Neto, Beatriz, Micheli, Clarice, Leonardo, Daniel, Tiago, Rafael e Pedro. Profissional de mão cheia na arte de preparar alimentos, mulher extremamente trabalhadora, amiga de todas as horas, mãe exemplar e protetora, avó dedicada e amorosa, é o maior orgulho para os filhos e netos.
Preste a completar 70 anos, Antônia Bezerra dá outro bom exemplo, mostrando que nunca é tarde para começar novos projetos e enfrentar novos desafios, ela fez a prova do ENEM-2017 passou, voltou para a sala de aula e é a mais nova aluna de uma tradicional faculdade de Macapá, cursando Nutrição, e quer se especializar na área de alimentação para diabéticos, segmento que ela já está atuando.
Uma mulher incrível, batalhadora e que sempre está disposta a ajudar, pequena no tamanho, mas uma gigante para enfrentar adversidades, mulher cheia de energia e que por onde passa contagia a todos com o seu jeito simples de ser, essa é Antônia Maria da Costa Bezerra.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...