sábado, 27 de maio de 2017

Dia Mundial do Meio Ambiente


Dia Mundial do Meio Ambiente
Programação do ‘Junho Verde’ visa a saúde ambiental e emocional da população

 
Junho Verde vai discutir temas importantes para a preservação do meio ambiente

Reinaldo Coelho
Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), instituiu o evento “Junho Verde”, por meio do decreto Nº. 2047. No Amapá por decisão do chefe do Executivo Amapaense, Waldez Góes, as comemorações ocorrerão durante todo o mês de junho (5 a 29), no Museu Sacaca, em Macapá.

Nesse período será realizada uma vasta programação com congresso, simpósio, seminários, workshops e ciclo de palestras de professores e pesquisadores locais, nacionais e internacionais.
O público-alvo são profissionais dos órgãos da administração direta e indireta, acadêmicos dos cursos de Engenharia Florestal, Ambiental, Administração, Direito e, ainda, sociedade civil. Ao fim dos eventos, os participantes receberão certificados.

 O objetivo é divulgar, sensibilizar e, principalmente, contribuir para a melhoria da saúde ambiental e emocional da população com relação ao meio ambiente urbano e rural. 
De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizadora do evento, os assuntos que estarão em pauta são relacionados a recursos hídricos, gestão ambiental de resíduos sólidos, saneamento, legislação ambiental estadual, guarda-parque e políticas públicas para o meio ambiente.
 Abertura

A solenidade de abertura acontece no dia 5 de junho, a partir das 15h, no auditório Waldomiro Gomes, no Museu Sacaca, em Macapá.  A palestra inicial será ministrada pela Dra. Mariana Napolitano e Ferreira, coordenadora do Programa Ciências da ONG WWF. O tema é a respeito das Unidades de Conservação no contexto nacional: ameaças e oportunidades.

Ainda, segundo a Sema, durante a programação serão lançados o Plano Estadual de Pesquisas nas Unidades de Conservação Estaduais; o Plano Estadual de Comunicação das Unidades de Conservação Estaduais; o Plano de Manejo da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Rio Iratapuru; o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Amapá.
Entre os parceiros para a realização do evento estão a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Instituto de Proteção da Amazônia (Ipam) e Museu Paraense Emílo Goeldi.
Confira a programação
I Congresso de Sociobiodiversidade das Unidades de Conservação do Amapá
Data: 05 a 07 (ainda não há definição de hora)
IX Seminário do PPBio - Pesquisas e Conservação em Ambientes Protegidos
Data: 08 e 09 (ainda não há definição de hora)
I Ciclo de Palestras em Gestão Ambiental e de Recursos Naturais do Estado do Amapá
Data: 12 a 14 (ainda não há definição de hora)
Palestra: Criação Legalizada de Pássaros em Ambientes Domésticos
Data: 18 (ainda não há definição de hora)
I Workshop de Gestão de Recursos Hídricos da Amazônia Legal (AM, AP, AC, PA, RO, RR, TO, MA, MT)
Data: 19 a 23 (ainda não há definição de hora)
I Workshop de Produtos Orgânicos
Data: 24 e 25 (ainda não há definição de hora)
I Simpósio Estadual dos Guarda-Parque da APA da Fazendinha
Data: 27, 28, e 29 (ainda não há definição de hora)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...