domingo, 25 de junho de 2017

Editorial



As drogas atingem o coração da sociedade: Os Jovens

Esta edição do Tribuna Amapaense, traz uma matéria que está assustando a sociedade brasileira e em particular o Amapá, o retorno do uso das drogas sintéticas pela juventude. Todas as gerações tiveram suas drogas e alguns a consumiram e os o que sobreviveram a elas não tem boas recordações, e não querem que seus filhos experimentem essas ‘drogas’, no sentido pejorativo da palavra.
Além do "cristal" de LSD, a cocaína, a maconha e a heroína estão sendo sintetizadas e vendidas em forma de cápsulas ou “cartões” que são usados sob a língua. Porém, a pior de todas, que estava fora do mercado e foi o “horror” na década de 70, a DOB, hoje está sendo retirada das prateleiras e retornando ao mercado de tráfico, e está assombrando a cúpula da segurança pública que vem combatendo intensivamente o tráfico no Amapá.
Uma mentira sobre as drogas é que elas ajudam uma pessoa a ficar mais criativa. A verdade é completamente diferente.
Alguém que está triste poderia usar drogas para obter um sentimento de felicidade, mas não funciona. As drogas podem dar um falso contentamento à pessoa, mas quando o efeito da droga se dissipa, ela fica numa situação muito pior do que antes. A cada vez, o mergulho emocional é cada vez mais profundo. No final as drogas vão destruir completamente a criatividade da pessoa.
O jovem durante o tempo em que estar drogado pensa que tem controle sobre a sua vida e que está bem. Porém, destruiu tudo o que tinha. Vem o corte dos laços com todos os seus amigos que não eram usuários de drogas e com a   família, portanto, os únicos amigos que ficam são os ‘colegas usuários’. Todos os dias passam a priorizar uma única coisa: no plano para conseguir o dinheiro de que precisa para as drogas. E faz qualquer coisa possível para conseguir o seu rebite — do prostituir-se a roubar e até matar.
A matéria DOB, a "cápsula do horror", assinada pelo Editor Reinaldo Coelho e o repórter policial J. Junior, narra o que vem acontecendo quanto ao combate ao tráfico e ao uso de drogas no Amapá e como orientação a sociedade a alertar-se e proteger seus filhos.
Mas as ações do governo estadual não vêm agindo somente no combate e apreensão de drogas. O governador Waldez Góes vem trabalhando políticas públicas para a Juventude amapaense, além das gestões inovadoras na educação e saúde, chegou a vez das ações sociais como a renovação do Programa Amapá Jovem e a implantação do ID Jovem em todos os municípios do Amapá.
A temática sobre drogas deve ser discutida, ainda mais agora com o crack e as novas drogas fazendo mal a tanta gente. Vejo o esporte, as artes, as atividades profissionais como meios mais rápidos na ajuda para quem usa ou usou drogas. Sempre ouvimos muitos casos de um cara que era um talento incrível no esporte e acabou se desviando para o mundo das drogas, estragando uma possível carreira de sucesso.

Não é so o poder público que deve atuar no combate as drogas, mas toda a sociedade, que juntos denunciem os traficantes que atuam em seu bairro, desconfiem de pessoas que rondam as escolas. Se a sociedade ficar conscientes da importância da prevenção e combate às drogas, como os atletas de destaque vêm desenvolvendo ações em variadas regiões do país e no Amapá, caso do Clube de Boxe do Nelson dos Anjos e da Academia de Bruno Igreja que tira eles do ócio e colocando-os no alto do pódio da autoestima e do sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...