sexta-feira, 30 de junho de 2017

FIQUE INFORMADO

GUIA DE TURISMO E TURISMÓLOGO
ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ESTES PROFISSIONAIS

Por Marco Antônio

 Muita gente ainda pensa que quem trabalha com turismo é turista e que o "guia turístico" é quem trata de conduzir e informar as pessoas que estão viajando. Em busca de esclarecer, de uma vez por todas, a diferença entre estes profissionais, tão importantes, foi escrita esta matéria. Ela é direcionada à todos que fazem confusão e que se enganam ao imaginar que Guia  e Turismólogo são a mesma coisa. Vamos a alguns esclarecimentos, e ao continuar esta leitura, você irá perceber que as funções são totalmente diferentes.
De acordo com o Turismólogo, Jofran Milindre Machado, o referido profissional é quem formula projetos dentro da área de turismo, faz planejamento, executa ações sociais em escolas, geralmente com crianças e idosos. É muito mais trabalho do que sair por aí viajando, como a maioria das pessoas pensa. Trata-se de uma diversidade enorme, abrangendo um leque de possibilidade sem estar preso a um caminho. “As pessoas confundem muito isso acontece o tempo todo e em todo lugar. Turismólogo é aquele que frequentou o curso durante quatro anos, e formou-se como bacharel em turismo’’. Diz o turismólogo João Tavares.
Já o guia de turismo é o profissional que está capacitado para levar um determinado grupo de pessoas para conhecer a cidade, fazer um “Tour”, como se diz popularmente. Ele mostra todos os pontos turísticos e o que mais local em relação ao potencial turístico. Para ser um guia é necessário esta treinado e conhecer o local.
Poderíamos dizer que Turismólogo é aquele que planejou todas as suas idas e vindas a espaços e pontos turísticos, incluindo sugestões de melhores restaurantes e hotéis. E o Guia é aquele que lhe acompanha a esses lugares. O primeiro vai, se achar conveniente. Mas, vamos fazer uma definição mais apurada, como dissemos, para que não haja mais dúvidas.


Turismólogo: é o profissional que observa, estuda e analisa os fenômenos turísticos em sua totalidade. O turismo é um fenômeno socioeconômico, cultural e político que promove o deslocamento de pessoas, por motivos variados. O termo Turismólogo surgiu no início dos anos 70, com o intuito de normatizar uma categoria de profissionais da área de turismo que não possuem reconhecimento pelo mercado.  Passou a ser reconhecida por lei em 18 de janeiro de 2012. Consideram-se atividades do Turismólogo, planejar, organizar, dirigir, controlar, gerir e operacionalizar instituições e estabelecimentos ligados ao turismo; entre outros da Lei 12591/12 | Lei nº 12.591. Esse profissional também pode atuar no setor público, em Secretarias de Turismo, divulgando patrimônios históricos ou cuidando do calendário de eventos de uma cidade a fim de atrair novos investimentos para o setor. Focado na percepção do panorama atual em que o destino se encontra nos possíveis panoramas futuros. Construindo metodologicamente um trâmite que possibilite guiar o destino do panorama atual para o futuro desejado utilizando de forma eficiente os recursos disponíveis para este fim.
Guias de Turismo: é o profissional encarregado de acompanhar, orientar e transmitir informações históricas e culturais a grupos de pessoas que visitam um determinado local. É através do guia de turismo, que os turistas não só conhecem os lugares, mas entendem a sua história e a sua cultura, modo de viver e costumes. É responsável por: Orientar, promover, embarque e desembarque, Organizar o cronograma de atividades, socorrer ou solicitar ocorrências, com acesso gratuito a museus, galerias de arte, exposições, feiras, bibliotecas e pontos de interesse turístico, quando estiver conduzindo, ou não pessoas ou grupos, observadas as normas e horários de cada estabelecimento, desde que devidamente credenciado como guia de turismo pela EMBRATUR.
O Turismo como atividade econômica tem se mostrado um importante gerador de renda. Porém para que possa gerar seus efeitos positivos deve ser planejado de forma a não acarretar a degradação do meio ambiente ou a concentração dos benefícios gerados por grandes grupos econômicos, daí a importância do planejamento da atividade por um profissional habilitado. A tendência é que com o crescimento da atividade, os turismólogos alcancem posição de destaque e ocupem cargos mais elevados nas organizações às quais pertencem ou sejam proprietários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...