sexta-feira, 30 de junho de 2017

CULTURA



‘ENCONTRO COM O ESCRITOR’
Leitores conhecerão autores da literatura amapaense durante encontros literário


REINALDO COELHO

Um projeto que estreou na última terça-feira (27) vai proporcionar o encontro de escritores da literatura amapaense com leitores. O evento que acontecerá na Biblioteca Pública Elcy Lacerda é uma das estratégias da instituição para atrair mais visitantes para o local.
O projeto “Encontro com o Escritor” busca apresentar autores locais e suas obras ao público amapaense. A iniciativa é um dos novos projetos lançados pela Elcy Lacerda e tem o objetivo de estimular a população visitar a instituição com maior frequência para a ampliar seu contato com o universo dos livros e conhecer a literatura local.
Além disso, o projeto visa conscientizar o amapaense que lê não apenas porque dizem que é bom, mas para ter a consciência exata do amadurecimento pessoal que se pode extrair da leitura. Foi com este foco que a Biblioteca Elcy Lacerda montou o projeto Encontro com o Escritor.
Em sua primeira edição o encontro de escritores com alunos de escolas amapaenses foi realizado no final da tarde na Biblioteca Elcy Lacerda, com escritor, compositor e artista plástico Manoel Bispo, de 72 anos, autor de obras como “Canto dos meus Cantares” (1990) e “Palavras de Festim” (2007). O bispo também tem textos em livros como “Coletânea Amapaense” (1988), “Coletânea de Poesias no Meio do Mundo” (2009) e “Coletânea de Contos – Contistas do Meio do Mundo” (2010).
Durante o encontro foram apresentados o autor e as obras ao público. De acordo com a administração da unidade esse é um dos projetos que estão sendo implantados para aumentar o número de visitantes, e assim divulgar o acervo literário do local, principalmente as produções do Amapá.

“Eu gosto muito de ler, mas nunca tinha conhecido alguém que tivesse escrito um livro. É uma oportunidade muito legal para a gente poder conversar com o escritor sobre o trabalho dele”, disse a aluna Daniela Silva, de apenas 12 anos.

“Quando a gente traz o escritor para conversar pessoalmente com as crianças, elas percebem que a arte da literatura não é uma coisa distante delas”, afirmou o diretor da biblioteca, José Pastana, para quem é fundamental envolver os professores e a comunidade no processo de disseminação da leitura.

Foi animado o encontro com o primeiro escritor escolhido para a estreia do projeto, Manoel Bispo. Os visitantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre a carreira e também sobre a vida do autor, além de comentarem sobre os livros por ele escritos.

Manoel Bispo enfatizou a importância da leitura na aquisição do conhecimento, permitindo o desenvolvimento do senso crítico sobre a realidade: "Quem possui o conhecimento não tem as ideias manipuladas e tem o poder de não baixar a cabeça para os outros", disse o autor durante o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...