domingo, 30 de julho de 2017

Meio Ambiente

Meio Ambiente
Quatro municípios do AP devem criar consórcio para destinação de resíduos sólidos

 

 Lixo acumulado das quatro cidades será encaminhado para aterro controlado em Tartarugalzinho. Falta de recursos é entrave para criação de aterros nos municípios, dizem gestores.



Da Redação

Os municípios de Tartarugalzinho, Ferreira Gomes, Pracuúba e Amapá estão se organizando para criar um consórcio e solucionar problemas de destinação de resíduos sólidos nas cidades. A previsão é que o aterro sanitário de Tartarugalzinho atenda as demandas das quatro regiões.

prefeito de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira,
De acordo com a prefeitura, essa seria uma solução para o problema das cidades que têm lixões a céu aberto. A falta de recursos para construir um aterro sanitário dentro das normas ambientais e sanitárias é o principal obstáculo, informou o prefeito de Tartarugalzinho, Rildo Oliveira, que buscou auxílio financeiro na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Amapá, para a construção do aterro controlado no município.

“Esta é uma maneira de facilitar a destinação correta dos resíduos sólidos, e unir forças com municípios próximos que não tem um aterro para destinar o lixo domiciliar, comercial e hospitalar. A previsão é que até o ano que vem isso seja concluído”, destacou o prefeito.
Neste processo de implantação do consórcio do aterro que irá atender as cidades, cada município vai separar o material sólido que vai parar na reciclagem. Só a parte orgânica vai para o aterro sanitário e passará por tratamento, enfatizou o prefeito.
Segundo a Funasa, o projeto deve ser baseado na Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem, a reutilização dos resíduos e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos.

Aterros sanitários
Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções.

Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.

Os aterros sanitários são construídos, na maioria das vezes, em locais distantes das cidades. Isto ocorre em função do mau cheiro e da possibilidade de contaminação do solo e de águas subterrâneas. Porém, existem, atualmente, normas rígidas que regulam a implantação de aterros sanitários. Estes devem possuir um controle da quantidade e tipo de lixo, sistemas de proteção ao meio ambiente e monitoramento ambiental.

Importância

Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades.

Lixo transformado em energia.

- Nos aterros sanitários podem ser criadas usinas de biogás. Desta forma, pode-se gerar energia, através do processo de decomposição do lixo orgânico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...