terça-feira, 4 de julho de 2017

NATAÇÃO DO AMAPÁ

NATAÇÃO DO AMAPÁ
Avô, filho e neto: três gerações de nadadores











Reinaldo Coelho

A experiência se une à juventude em qualquer esporte mundial, e diz a sabedoria popular: “Quem sai aos seus não se degenera”. E isso pode-se aplicar na família Guedes, que sabe muito bem o significado disso, uma vez que corre nas veias do pai, Anselmo Guedes, “O Velho” e do filho, Anselmo Guedes Silva Junior, o sangue da natação e o idealismo pela defesa da natação amapaense, que diretamente une os laços afetivos entre pai e filho e se transfere para o Tomás Guedes, filho de Anselmo Jr e neto de Anselmo Guedes, que também tomou gosto pela natação e está seguindo os passos do avô e do pai.
Anselmo Guedes, “Velho”, foi bicampeão Infanto/Juvenil de natação em 1956 em uma competição realizada em São Paulo, na Piscina do Pacaembu, nas provas de 50 metros Crawl e 50 metros costas.
Em 1972 estudou em Belém-PA o Curso de Educação Física na Escola Superior de Educação Física, atual Campus III da UFPA/PA. Ganhou o apelido de “Velho” dado por seus colegas de faculdade por ser um dos mais velhos da turma, apelido este que continua a ser usado por quem foi seu atleta e os amigos próximos. Anselmo Guedes, hoje aposentado, com 75 anos de idade, continua morando em Macapá e curtindo os netos.


Anselmo Guedes Junior
Porém, o DNA da natação revelou desde os cinco anos que Anselmo Guedes Silva Júnior seguiria as braçadas de Anselmo Guedes Silva. Anselmo Jr (39 anos), nascido paraense, hoje é pai do Tomás, funcionário público, formado em Administração Geral, pós graduado em Gestão Estratégica de Pessoas, tem na mãe Marineyde Barros Silva e nos irmãos de Monique, Vinícius e Luciana que praticam a natação por lazer e competitiva.


Entrevistado pela reportagem da editoria do Esporte do Tribuna Amapaense, Anselmo Guedes Junior conta que a sua família mudou para Macapá quando tinha 04 meses, “então me considero amapaense de coração”.

A terceira geração já coleciona medalhas.
Tomás Guedes vitorioso.

O atleta amapaense conta que acompanhava o pai quando ele era treinador na Piscina Olímpica Cap. Euclides Rodrigues. “Praticamente eu aprendi a nadar sozinho, pois os alunos do meu pai me jogavam na piscina e iam me buscar, então aos 04 anos eu já sabia nadar”.
E os motivos latentes no seu DNA e os bons incentivos para seguir na natação foram muitos. “Observava minha irmã mais velha Monique nadando, ela foi campeã do Copão da Amazônia realizado em Macapá, representando o Estado do Amapá. Ela foi nadadora de peito clássico”.
O maior incentivo veio da biografia esportiva de seu pai. “O histórico do meu pai, que foi Bicampeão Infanto-Juvenil Brasileiro de Natação em 1956 no 50m nado Costa e 50m Livre, me influenciou muito. Assim, ao observar os treinamentos que o meu pai dava comecei a querer ser um atleta, e daí me tornei aluno dele. Na minha primeira competição na piscina olímpica não ganhei medalha alguma o que me incentivou a treinar mais”.
Com o tempo e treinos vieram os resultados. Anselmo Guedes Jr. ganhou sua primeira medalha de ouro nos 50m peito clássico estilo que escolheu para se aperfeiçoar, seguindo os educativos e treinamentos do seu pai.


Duas gerações de nadadores  o pai Anselmo Guedes Velho e o filho Anselmo Jr.
A carreira do jovem nadador foi profícua, passou por diversos clubes do Amapá e do Pará – “Fui atleta do Guarany, AABB, APANA - Associação de Pais de Natação Anselmo Guedes equipe fundada pelo meu pais e pais de atletas, Aquarius, ADESEF e Clube do Remo (PA)”.
Em 1993 Anselmo Junior foi estudar em Belém(PA) e o seu pai sendo amigo do Professor e Técnico da Equipe de natação do Clube do Remo, Domingos Ferreira Dos Santos, o matriculou e o deixou aos cuidados dos treinos desse grande nome da natação paraense. “E nesse ano fomos campeão do Campeonato Paraense de Natação”.


Anselmo priorizou os estudos e parou de nadar e competir em 1994. Retornou as piscinas 19 anos depois quando resolveu voltar a nadar por dois motivos: saúde, e o mais importante, seu filho Tomás de 10 anos. “Ele chegou pra mim depois de ver a natação na Olimpíadas de 2016. ‘Pai! Meu sonho é ir para as olimpíadas, quero ser nadador’ e daí em diante comecei a ensinar os 4 nados, e com menos de um ano na sua primeira competição ele ganhou sua primeira medalha de bronze nos 50m peito, com mais uns meses já federado na FAEA, conseguiu medalhas de prata nos 50m peito, 100ml livre e 50m livre nadando pela pororoca Master de Natação”.

Retorno na categoria máster

Em Setembro de 2015 depois de 20 anos, Anselmo Jr voltou a competir e nadar na piscina da Escola de Educação Física do Pará (ADESEF) aonde participou pela equipe ANMAP do XXII Norte Nordeste e Centro Oeste Master de Natação competição paraense e com 6 meses de treinamento obteve 3 medalhas de ouro, sendo duas provas individuais, 50 e 100 metros peito e um revezamento 4x50 Medley, uma prata revezamento 4x50 livre e um bronze nos 200 medley categoria 35+ aonde nadam todos os atletas da faixa etária de 34 anos a 39 anos.
O retorno foi triunfal – “Em Novembro de 2015 ajudei a ANMAP a ser campeã do torneio integração Amapá – Pará Master de Natação, com 6 medalhas de ouro, sendo 4 individuais e 2 revezamentos”.
E Anselmo Jr não parou por ai, o sabor do pódio voltou com tudo e em 2016 ajudou o Amapá a ser o campeão do XXIII campeonato Norte-Nordeste-Centro-Oeste Master de Natação realizado na piscina Olímpica do Estado com 1 Medalha de ouro nos 100M peito, 1 de prata nos 50m Peito, 1 de ouro no revezamento. “Hoje faço parte da categoria 40+ onde nada atletas de 39 anos a 44 participei e o nível é mais alto, em março de 2017 participei do Torneio Grão Pará Master de Natação representando a equipe Pororoca Master de Natação. Ganhei 5 medalhas, sendo 1 de ouro nos 100m peito clássico, 1 de prata nos 50m peito e 1 de ouro e duas de prata no revezamento”.

Rígido nos treinamentos e fixador de metas participou da XXIV Copa Brasil Master nos dias 24 e 25 de Junho realizado no Iate Clube de Brasília aonde eu consegui ficar entre os 8 melhores nadadores de peito clássico do Brasil categoria 40+ que faz parte do calendário da ABMN - Associação Brasileira Master de Natação e vai participar do XXIV Norte Nordeste Master de Natação, que será realizado em Campo Grande Mato Grosso do Sul nos dias 02 e 3 de Setembro. “Pretendo participar do 60° Campeonato Brasileiro Master de Natação que será realizado em Curitiba nos dias 02, 03, 04 e 05 de novembro de 2017”.

Preocupada com a paralisia da natação amapaense e falta de patrocínios aos atletas. “Atualmente sou meu patrocinador e observo que a natação no Amapá, depois que o meu pai se aposentou, não fez mais nenhum nadador que se destacasse e levasse o nome do Amapá nacionalmente e internacionalmente. Está abandonada, mas existe alguns sobreviventes que é Natação Master, ex-nadadores que voltaram a nadar e também crianças que nadam muito bem mas não tem apoio e nem estrutura pra treinar”.


Tomas Guedes dando suas braçadas
Ele desabafa sobre a situação do Centro de Treinamento Euclides Rodrigues – “Não preciso que o governo me ajude, gostaria que fizesse o básico pela Natação Amapaense que já deu muitos títulos importantes ao Estado, reformasse a piscina aonde eu vivi a minha vida toda pois ela está precisando, está com problemas hidráulicos, não tem água nos banheiros, não tem iluminação para os atletas ou alunos nadarem a noite, precisa ser trocado ou reparado os azulejos quebrados pois ainda alguma criança ou adulto ainda vai se cortar e vai ser muito sério e manter a água da piscina em condições de aula e treinamentos para as crianças e atletas. Ano passado a piscina ficou parada e só veio funcionar no final de março até 19 de junho”.


A esperança de Anselmo Jr é que aquela casa aquática seja revitalizada urgentemente, pois a confederação Brasileira de Esporte Aquático (A CBDA) quer lançar o Amapá como candidato a sede do campeonato Leônidas Marques, assim como o Grão Pará Master de Natação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...