sexta-feira, 14 de julho de 2017

OPERAÇÃO ‘FÉRIAS SEGURAS’


Fiscalização da Marinha vai atuar em portos e balneários do Amapá

OPERAÇÃO ‘FÉRIAS SEGURAS’
Marinha do Brasil vai intensificar fiscalização nas férias

Reinaldo Coelho

Com a chegada de julho, período de férias, a Marinha do Brasil vai intensificar fiscalizações em balneários e portos do Amapá para evitar superlotação em embarcações e garantir a preservação de rios e mares. A Capitania dos Portos informou que 40 homens estarão envolvidos na operação ‘Férias Seguras’.
De acordo com a Capitania, aumenta significativamente o fluxo de pessoas em balneários e em portos durante o mês de julho. As ações serão voltadas na prevenção de acidentes com embarcações de passeio, como lanchas e moto aquática. Outro foco será no combate ao escalpelamento, que acontece devido à falta de cobertura de motores de barcos ribeirinhos.

Eventos

Entre os eventos que mais chamam atenção para o trabalho de fiscalização da Marinha estão “Macapá Verão”, na capital amapaense, e o “Festival do Camarão” que ocorre no período de 27 a 30 de julho, no município de Afuá, interior do Pará e atrai todos os anos cerca de 20 mil amapaenses.
Em entrevista a reportagem, o capitão Anderson de Oliveira destacou que a fiscalização ocorre o ano todo e nas férias o trabalho é intensificado. Segundo ele o reforço evita acidentes e conscientiza banhistas, passageiros e donos de embarcações.
“Nossas fiscalizações não diuturnas durante o ano todo, mas durante o período de férias escolares, no verão Amazônico, nós fazemos uma intensificação e colocamos mais pessoal em embarcações para fazer esse trabalho de fiscalização. O objetivo é verificar a segurança da navegação, a salvaguarda de vida humana e prevenção da poluição hídrica”, disse.
A fiscalização será intensificado durante todo o mês de julho, e principalmente nos fins de semana, quando o fluxo de embarcações aumenta, os militares vão intensificar a fiscalização dos transportes de passeio, além de garantir que banhistas e embarcações ocupem espaços diferentes.
As inspeções serão feitas, nos balneários e terminais de embarque de Macapá e Santana, e, também, nos municípios de Chaves e Afuá, no Pará, onde ocorrerá o Festival do Camarão. Período em que aumenta os esforços mais ainda devido ao grande fluxo de turistas na região.
Serão ações educativas aos banhistas, para que respeitem os limites de banho em praias e balneários e atenção redobrada dos pais. Uso de coletes salva-vidas e condução das embarcações por pessoas habilitadas.
Serão inspecionadas embarcações principalmente quanto ao limite de passageiros e carga. Em praias será fiscalizado principalmente a aproximação de lanchas de esporte recreio que devem mantem distância mínima de 200m.

Em 2016

A Marinha informou que em 2016 as principais infrações detectadas durante as inspeções foram excesso de passageiro ou carga, ausência de documentação, documentação vencida, falta de tripulante habilitado, falta de material de salvatagem ou material vencido, e tripulação com uniforme em desacordo com as normas de segurança.
“Nós verificamos principalmente materiais de salvatagem, se as embarcações estão com colete salva-vidas, se os condutores são habilitados e com cadernetas de restrição de registro. Também é verificado se os condutores estão utilizando bebidas alcoólicas, sem esquecer a superlotação, que infelizmente é um fator que ocorre muito na nossa região”, finalizou o capitão.
Além dos cinco municípios do Amapá, as ações da capitania vão se estender às cidades de Porto de Moz e Vitória do Xingu, no Pará. Ambas abrangem a jurisdição da corporação.
Marques reforçou que o objetivo da 'Operação Verão' é evitar acidentes como o do dia 7 de dezembro, quando o menino Alexander de Souza, de 10 anos, foi atropelado e morto por uma lancha no bairro Cidade Nova, Zona Leste da capital amapaense.
"De certa forma, a gente vai trabalhar para evitar que episódios como esse se repitam. Uma das nossas estratégias, por exemplo, será o uso do etilômetro para constatar sinais de embriaguez na pessoa que está dirigindo determinada embarcação", disse.

Balneários particulares

O movimento nos balneários particular também chama atenção da Capitania dos Portos durante o mês de julho. É que nessa época aumenta o número de embarcações circulando nos rios e motos náuticas nas praias e rios no interior do Estado.

Marinha também pede a ajuda da população que pode fazer denúncias através do Disque Segurança da Navegação, no número 0800-280-720.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...