sexta-feira, 14 de julho de 2017

FISICULTURISMO





FISICULTURISMO
Um bodybuilder
 amapaense no EUA

Reinaldo Coelho

Assim como em qualquer outro esporte, no fisiculturismo não é fácil chegar no topo.
Treinos, alimentação, suplementação… e algo mais. Resiliência, foco, vontade, disciplina: os que chegaram lá tinham tudo isso, eram amparados pelos melhores profissionais e treinavam duro.
No Amapá, infelizmente mesmo com preparação física, técnica e com a certeza de consegue vencer, o fisiculturista amapaense Jean Amorim tem um novo desafio: arrecadar dinheiro para ter condições de viajar e disputar essa que é uma das principais competições da modalidade.
E está fazendo vaquinha virtual na internet para disputar o Mr. Olympia amador nos EUA, pois o custo da viagem para os Estados Unidos é de R$ 8 mil, o amapaense já arrecadou R$ 500.

Trajetória


Atual campeão do Arnold Classic South América Brasil, na categoria sênior até 70kg, o amapaense Jean de Amorim Machado, 33 anos, nascido em Macapá, é professor de Artes, filho de Angélica de Amorim e Ozelino Araújo, casado com Tatiane Santos. “Temos três filhos, em comum o Ian de 6 anos e meu filho mais velho Adam, 12 anos, e o filho da minha esposa, Edmundo de 12 anos que considero meu filho, sou morador do município de Santana”.


Jean Amorim conta que começou, como todo garoto brasileiro, a praticar futebol com 8 anos de idade, mas aos 14 anos começou a treinar capoeira na qual é monitor, e fazia musculação numa Academia "fundo de quintal", esporadicamente, quando as 16 anos sofreu uma lesão no joelho direito devido ao um salto acrobático, o médico ortopedistas indicou fisioterapia ou musculação pra fortalecer os tendões e músculos devido aos longos períodos de treino. E dói assim que o Amapá ganhou um bodybuilder.

“Foi assim que comecei a levar a sério a musculação, mas precisamente no ano de 2001, como nessa época não era tão famoso o hábito da prática de musculação e muitos poucos profissionais, resolvi investir em livros e revistas,  porém no ano de 2002 tive a oportunidade de ver de perto um fisiculturista na época que estava no auge e era referência no Estado, o atleta Mário Gomes,  lembro como fosse hoje ele indo entregar um cartaz de um evento numa academia que frequentava em Santana, de perto vi a grandiosidade do físico de Mário e quanto foi sofrido e dedicado chegar a este nível”, conta Jean.

Então Jean começou a estudar sobre o esporte, mas foi só
em 2012 que realmente fez uma preparação pra estrear num evento de fisiculturismo, já estava estabilizado empregado casado, então tinha condições de investir.
Na sua primeira competição conquistou o 4º lugar em um evento que aconteceu no Teatro das Bacabeiras, em março de 2013. Já participou de competições locais, regionais, nacionais e internacionais
“Tive oportunidade de ir na Espanha em 2015, ano que fui campeão brasileiro. Ali, vi de perto como é o alto nível do esporte. No ano seguinte consegui ficar no meu primeiro Arnold Classic em 3º lugar e em 2017 me consagrei campeão”.

A meta é os EUA

Com a conquista no Arnold e outros bons desempenhos em competições nacionais e internacionais, Jean Amorim foi convocado pela Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness para participar de um dos maiores torneios da modalidade.

“Até agora não caiu a ficha que vou participar de uma das maiores competições de fisiculturismo do mundo. Em 2015 eu fui para o Mundial na Espanha, mas ainda não estava pensando em voltar às terras "gringas". Agora é manter a dieta, o treino e o foco”, celebrou Jean Amorim.

Antes de disputar o Mr. Olympia, o amapaense vai subir ao palco no Campeonato Brasileiro de fisiculturismo que acontecerá no mês de julho, em São Paulo. A competição servirá como uma espécie de preparação para Jean Amorim, visando o torneio em Las Vegas.

Perguntado pela reportagem quais as perspectivas para o evento em solo americano, ele respondeu: “As perspectivas são as melhores, primeiramente de me consagrar campeão, pois nos EUA é onde acontece o esporte e tem grande tradição, oportunidade única de mostrar meu trabalho. Com relação a patrocínio ainda estou fechando com os apoiadores, a academia “Maria toda linda” foi uma das primeiras, loja Natuvida. No momento não tenho treinador, apenas parceria com fisioterapeuta Anderson Maia, e converso muito com minha esposa que é professora de educação física”, expõe Jean de Amorim.

A última competição que o fisiculturista participou foi o Campeonato Paraense realizado no dia 10 em Belém, onde Jean conquistou o bicampeonato na

Dificuldades

Jean de Amorim declarou ao Tribuna Amapaense que como a maioria dos atletas amapaenses ele sofre com as dificuldades em poder se preparar para participar de competições nacionais e imagine internacional. “Eu que tenho uma estrutura pessoal, pois arco com meus treinamentos, e tenho apoio da minha esposa, e como professor procuro deixar um legado para os jovens amapaenses, que no futuro queiram ser competitivo, trazendo as conquistas para o Amapá. Não temos tradição de ter atleta de renome no cenário nacional, e montar uma logística para representar o Estado e o Brasil em terras estrangeiras tem custo alto e para isso é necessário o comprometimento de setores locais em apoiar nossos atletas, não somente arcando com despesas, mas oferecendo locais estruturados para treinamentos de alto rendimento e com certeza a situação mudará para todos”, pontua.

Currículo de atleta


Campeão Arnold Classic – SP 2017
Campeão Sul brasileiro – SC 2016
Campeão brasileiro DF 2015
4 X Campeão Overal
Em Belém (Overal é o campeão absoluto do evento)
3º lugar no Arnold Brasil RJ  2016

15º lugar no Mundial – Espanha 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...