Foto: Erich Macias
Estudantes
estiveram reunidos durante dois dias na escola Augusto Antunes, em Santana
Da
Editoria
Estudantes que cursam o Ensino
Médio nas Escolas do Novo Saber, de tempo integral, em Macapá e Santana,
participaram de um encontro chamado “ICE Café”. A iniciativa é do governo do
Estado, por meio de sua Secretaria de Educação (Seed), em parceria com o
Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), parceiro do Estado na
implantação das escolas de tempo integral no Amapá.
Durante dois dias, 16
estudantes representando as oito escolas de tempo integral de Macapá e Santana,
estiveram reunidos na Escola Augusto Antunes, em Santana, para conversar sobre
o novo modelo de ensino. O momento também foi de apresentar práticas de sucesso
desenvolvidas pelos alunos durante as disciplinas eletivas, ao longo do
primeiro semestre de aulas.
“Viemos compartilhar nosso
protagonismo estudantil na Escola Raimundo Virgolino. Criamos um clube de
ciências, para incentivar os colegas a desenvolverem habilidades na área de
física, química, matemática e outras disciplinas. Percebemos que os colegas
ficaram mais interessados em aprender”, reforçou a estudante Ingrid Costa.
Com atividades diversificadas
e voltadas ao protagonismo do aluno, as instituições, na avaliação de
coordenadores, professores e dos próprios estudantes, tornaram-se mais
atrativas e humanas.
“As disciplinas eletivas são
as que mais nos atraem. Eu, por exemplo, participo do clube de música, onde
ensino violão para outros colegas. Participar desse clube também é uma forma de
aliviar a tensão do dia, relaxa a gente”, mencionou Antônio Neto, da escola
Tiradentes.
A proposta é trabalhar sobre a
perspectiva da formação do jovem autônomo. Para isso, a matriz das escolas
atende as disciplinas da Base Nacional Comum, que são as matérias como
português e matemática, e a parte diversificada, que inclui disciplinas
eletivas, projeto de vida, estudo orientado, práticas experimentais, entre
outros.
“Quando comecei a trabalhar o
meu projeto de vida na escola, com a orientação dos professores, muita coisa
mudou. Hoje me sinto mais focado nos estudos, afinal, quero alcançar os
objetivos que detalhei no meu projeto de vida”, comentou o aluno Igor Marques,
da Escola Raimunda Virgolino.
No Amapá, as escolas
Tiradentes, Colégio Amapaense, Raimunda Virgolino, José Firmino do Nascimento,
Maria do Carmo Viana dos Anjos, Augusto Antunes, Alberto Santos Dumont e
Elizabeth Picanço Esteves oferecem o programa de Ensino Médio em tempo
integral.
Encontro com gestores
As equipes gestoras das oito
escolas de tempo integral do Amapá também tiveram um momento de encontro.
Diretores, adjuntos e coordenadores estiveram reunidos com consultores
pedagógicos e de gestão do ICE. Durante dois dias puderam trocar experiências
pedagógicas, bem como apresentar atividades desenvolvidas no ano em curso, com
vistas à avaliação de ações para a reformulação da proposta pedagógica dessas
escolas.
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