sábado, 9 de setembro de 2017

MUDANÇAS NO PRIMEIRO ESCALÃO DO GEA

Novos gestores na Ciência e Tecnologia, Turismo e Setor Produtivo

 Foto: André Rodrigues



Da Redação

O governador Waldez Góes voltou a reposicionar e modificar peças no tabuleiro administrativo do Executivo amapaense e deu posse a novos nomes nas áreas da Ciência e Tecnologia, Turismo e Setor Produtivo. A reorganização do secretariado seguiu critérios, predominantemente, técnicos. A posse dos gestores ocorreu na tarde da última quarta-feira, 6, no Palácio do Setentrião, sede do governo amapaense.
O cientista da computação e professor-doutor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Rafael Pontes, é o novo secretário de Estado da Ciência e Tecnologia. Ele assume o lugar do meteorologista e pesquisador de carreira da Embrapa, Robério Aleixo Nobre, que agora passa a gerenciar o setor produtivo do Amapá, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Nobre entra no lugar do engenheiro agrônomo, mestre em irrigação e drenagem, Hélio Dantas, que assume a partir de agora o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap).
O advogado Vicente Cruz à frente da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), antes comandada por Syntia Lamarão.
Góes afirmou que apesar dos setores modificados, no âmbito do poder público, iniciarem um novo ciclo de gestão, as políticas já implementadas terão continuidade. “Assim como as outras que já promovi, essas mudanças de hoje são para recompor técnica e politicamente a equipe de governo. A administração pública requer sempre experiências renovadas, é um processo natural de qualquer gestão, afinal, somos responsáveis e devemos, por direito e dever, promover o processo de desenvolvimento do Estado”, explicou o governador.
O novo secretário da Ciência e Tecnologia afirmou que contribuirá com o governo no processo de construção de políticas públicas voltadas à ciência, tecnologia e inovação. “Vamos trabalhar alinhados com todos os setores da gestão, fortalecendo o governo e construindo um Amapá cada vez melhor”, disse Rafael Pontes.
Já Robério Aleixo pretende aplicar todo o conhecimento adquirido nos mais de 30 anos a serviço da Embrapa nas políticas de desenvolvimento rural. “Nasci na beira do Rio Amazonas, e quero trabalhar para criar oportunidades para o nosso povo, e desenhando um novo cenário para a produção de alimentos no Amapá”, disse o gestor da pasta de Desenvolvimento Rural.
O novo diretor-presidente do Rurap também dedicou mais de 30 anos da sua vida profissional a extensão rural. Conhecedor profundo de todo o cenário, pretende aprimorar ainda mais as políticas de gestão do setor. “Vamos dar continuidade ao trabalho que vinha sendo executado, agora, com ainda mais força e empenho, promovendo oportunidades [para as cidades, localidades, comunidades e pessoas] que vivem da extensão rural”, garantiu Hélio Dantas.
No Turismo, Vicente Cruz quer mostrar as capacidades e potenciais do Amapá para o mundo, mas, acima de tudo, promover o desenvolvimento do turismo local. “Tenho o desafio de construir uma nova prática de promoção do turismo, olhando e cuidando de cada amapaense e cada canto desse estado”, reiterou o novo secretário.
Perfis:
Robério Aleixo Nobre
Graduado em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará (1981) e Bacharelado em Direito pela Faculdade Estácio do Amapá (Famap). É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Climatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: clima e meio ambiente, tecnologia agrícola, produção de energia, desenvolvimento regional amazônico, desenvolvimento sustentável modelo e planejamento, climatologia agrícola e mudanças climáticas, Direito Ambiental, impacto e conservação ambiental.
Osvaldo Hélio Dantas Soares
Nascido em Santana, Osvaldo Hélio Dantas Soares é engenheiro agrônomo, mestre em irrigação e drenagem, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural e conselheiro do CREA-AP. Ingressou no serviço público no quadro do Ex-Território Federal Do Amapá, cedido para a Secretaria De Desenvolvimento Rural, e há 27 anos atua como extensionista rural no Serviço de Extensão Rural Do Amapá.
Rafael Pontes
Brasiliense radicado no Amapá. Professor efetivo da Unifap. Graduado em Ciência da Computação (PUCMINAS), mestre em Desenvolvimento Regional (Unifap), doutor em Educação e Ensino de Ciências e Matemática.

Vicente Cruz
Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amapá (Unifap), Vicente Cruz, já exerceu as funções de Procurador Geral da Unifap; Procurador Geral do Município de Macapá; Diretor da Emdesur; Procurador da antiga EMTU; Diretor do Procon, Secretário de Desporto e Lazer, entre outras funções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...