sábado, 30 de setembro de 2017

Pastor Otoniel Alves de Alencar – 100 anos

Pastor Otoniel Alves de Alencar – 100 anos



            Esta 3ª feira agora, 3 de outubro de 2017, torna-se uma das principais da história amapaense e do protestantismo brasileiro, pois, se vivo estivesse, o Pastor Otoniel Alves de Alencar, de saudosa memória, completaria 100 (cem) anos de idade.
            Considerado um dos principais líderes da Assembleia de Deus da região Norte do Brasil, tornou-se o “divisor de águas” da história também centenária do assembleanismo amapaense. Isso é tão verdade que ambos – ele e a Igreja, têm a mesma idade de existência, pois, ainda se faz fortemente presente na referida denominação por meio de seu sucessor, o filho Oton Miranda de Alencar.
            A história de vida do Pastor Otoniel Alencar, hoje considerado “O Apóstolo da Amazônia”, é uma verdadeira saga de cunho universal. Já está eternizada por meio de uma biografia, de autoria do filho Pastor Oton, a ser lançada no período de 19 a 21 deste mês, no conclave de encerramento do Ciclo de Celebrações do Centenário da AD no Amapá, que acontecerá no Complexo Marco Zero do Meio do Mundo no Zerão.

O Pastor Oton Miranda de Alencar
recebendo o abraço caloroso do pai Pastor Otoniel.

            De acordo com a referida biografia, denominada “Otoniel Alves de Alencar, o Apóstolo da Amazônia”, o mesmo, desde criança, teve uma vida recheada de sinais de que seria um grande homem de Deus. Ainda menino, indagava os pais sobre a origem da Terra e do Universo. Um de seus primeiros presentes foi uma ovelhinha, animal pelo qual teve muito afeto e sofreu. Aos quinze anos, ainda adolescente, converteu-se ao protestantismo e logo se tornou fervoroso evangelista a semear a palavra de salvação.
            Bem, vamos registrar aqui alguns outros detalhes de sua vida. De origem nordestina, o patriarca Pastor Otoniel Alves de Alencar nasceu em 3 de outubro de 1917 em Caxias-MA. Filho de Raimundo Alves de Alencar e de D. Maria José de Alencar.
            Em maio de 1936, aos dezenove anos, casou-se com Augusta Miranda de Alencar. Desta união resultaram seis frutos: Otoniel Filho, Olson, Oriza, Oton, Otni e Órley. Passados 40 anos dessa união, o Pastor Otoniel ficou viúvo. Em maio de 1976 contrai novas núpcias com a irmã Elizama Costa de Alencar. Com ela teve mais três filhos: Elielton, Edielson e Eliniel, somando nove no total.
            Quanto à carreira ministerial, como dissemos acima, ele aceitou a Jesus aos 15 anos de idade (1932) e já saiu pregando voluntariamente a palavra de Deus pelo interior do Maranhão: Mata do Nascimento, Colinas, Grajaú, Barra do Corda, Bacabal, Coroatá, Codó, Nova Esperança e São Domingos. Em agosto de 1941 é batizado no Espírito Santo. Em setembro do mesmo ano é consagrado a Evangelista, na cidade de Pedreira-MA, pelo Pr. Januário Soares. Em 1944, em São Luiz-MA é ordenado a Pastor, pelo Reverendo Francisco Pereira do Nascimento. Bem, agora, na condição de Pastor, Otoniel Alencar é enviado a diversos campos do Pará, Acre e Amazonas. Tornou-se o único pastor brasileiro a pastorear igrejas de três capitais de E stado, todas na região Norte: Boa Vista/RR, Manaus/AM e Macapá/AP. Por isso entrou para a história como “O Apóstolo da Amazônia”.
Pastor Otoniel Alencar ladeado pela família
no tempo da carreira consolidada.
            Mas, por óbvio, nem tudo foram flores. Sofreu muito com a família no início de sua carreira pastoral. Inicialmente enfrentou a pobreza extrema, depois a intolerância religiosa reinante no país daquela época, depois sofreu oposição ministerial e chegou a ser levado ao Judiciário, mas tudo suportou com muita oração e resignação e Deus deu-lhe vitória em todas as esferas até tornar-se um dos mais respeitados e admirados sacerdotes evangélicos da Nação. Nenhum livro idôneo da historiografia assembleana brasileira poderá preterir o legado deixado por Otoniel Alves de Alencar.
            O Estado do Amapá é uma unidade da Federação privilegiada por ter tido mais de três décadas de sua história atrelada à história deste grande homem de Deus. O Pastor Otoniel cooperou com o desenvolvimento deste Estado, foi conselheiro de muitas autoridades, orou por diversos governadores, senadores etc., foi condecorado com o titulo de “cidadão macapaense” e “cidadão amapaense”, possuía uma sólida relação de amizade com as diversas modalidades de autoridades componentes da estrutura de poder da sociedade.
            No âmbito da Igreja, foi incansável, dando a ela todo o perfil que possui até os dias atuais. Deixou um legado tão forte            que a sua presença parece persistir no seio da mesma até hoje. Saudades!


LIDERANÇAS


            O lançamento da edição especial da Bíblia do Centenário das Assembleias de Deus no Amapá acontece nesta 3ª feira, 3.10.2017. A data não poderia ser mais emblemática, pois é exatamente o dia em que, se vivo estivesse, o Pastor Otoniel Alves de Alencar, um dos principais líderes da história centenária da Igreja também faria Cem Anos de vida.
            A referida Bíblia foi confeccionada pela SBB – Sociedade Bíblica do Brasil. Traz um encarte especial contendo um resumo histórico fotográfico da Igreja, galeria dos ex-presidentes da denominação, imagens dos templos centrais antigos, fotos de diversos pioneiros e pioneiras que ajudaram a construir a história centenária da entidade.
            A edição é limitada. Procure logo reservar seu exemplar, pois, trata-se de uma produção para guardar para filhos e netos.

ESPECIAL
 

                News: 01- A 8ª AGO da Convenção UFIADAP está se aproximando;02- Data prevista da 8ª AGO: 16 a 19 de novembro de 2017; 03- Local: Templo Central da AD – A Pioneira e Teatro das Bacabeiras; 04Tema Geral: Cem Anos de evangelismo e discipulado no Amapá: reflexões e perspectivas; 05- Preletores: locais e convidados; 05- Comissões e equipes de organização: as mesmas que trabalharam nas últimas três AGOs; 06- Inscrições: Acontecerão em duas etapas. A primeira iniciou na 3ª feira passada, 26.09, a partir das 19h, no Culto de Doutrina da AD – A Pioneira, quando os Convencionais deverão exclusivamente regularizar suas anuidades atrasadas, pois, somente terá direito de participar da AGO quem estiver em dia com a Convenção07A segunda etapa inicia na primeira 3ª feira de novembro, quando os ministros convencionais poderão se inscrever no evento e receber o crachá e a pasta com todo o material específico do evento. Outras informações: Zap 99110-5167.


ESTUDOS BIBLICOS
Tema: Nova Revista da Escola Dominical. Tema Geral: Reforma Protestante: Quinhentos Anos.
            1ª Lição – Assunto: Quinhentos Anos da Reforma Protestante. Texto Áureo: Rm 1.17: “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé”. Verdade Prática: Conhecer a história da Reforma nos ajuda a compreender melhor a igreja no presente. Leitura bíblica: Rm 1.16-20: “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;” (sic).

             
FIQUE LIGADO
Perguntas e Respostas sobre o Centenário das Assembleias de Deus no Amapá.
4ª) Em que ano aconteceu a primeira visita evangélica às terras amapaenses?
R= Foi no ano de 1917. Porém, o ano de 1917 é considerada a data de fundação da Igreja, pois, no ano de 1916 houve apenas uma visita, uma sondagem feita pelo missionário Clímaco Bueno Aza.
5ª) Cite dois motivo para as perseguições aos evangélicos na época de 1917.
R= Motivo de intolerância religiosa vigente na época e por questões jurídico-culturais. O Brasil estava mudando de Constituição e de forma de Estado e de Governo.
6ª) Qual Constituição brasileira garantiu liberdade religiosa para todos os brasileiros?
R= A 1ª Constituição republicana brasileira, de 1891. A Constituição anterior (1824) previa em seu art. 5º que o Brasil era um Estado Católico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...