Semana de Ciência e Tecnologia
Programação deste ano trabalha o tema
'A matemática está em tudo'
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Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2017 - MAKSUEL MARTINS |
Reinaldo Coelho
A solenidade de abertura da 14ª
edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Amapá, aconteceu na
noite de segunda-feira, 23, com a palestra da professora pernambucana Carla
Alexandre Souza sobre o tema “Jogo em jogo: a contribuição dos games no
processo de aprendizagem dos estudantes”. O objetivo da SNCT é aproximar a
Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam as
instituições parceiras, a fim de realizarem atividades de divulgação científica
em todo o país.
O evento promovido pelo governo do
Estado e instituições de ensino e pesquisa conta com atividades nos municípios
de Macapá, Santana, Porto Grande, Laranjal do Jari, Pedra Branca do Amapari e
Oiapoque.
Durante a programação que deu início
à semana, o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Rafael Pontes, falou
da expectativa que é alcançar cerca de 5 mil pessoas nos seis municípios
envolvidos. “As instituições se organizaram em diversos modelos de atividades
para atendimento ao público que tenha interesse em participar”, afirmou o
gestor.
Ele destacou, ainda, que no Amapá um
relevante trabalho já vem sendo realizado em parceria com a Secretaria de
Estado da Educação (Seed) que está estimulando os jovens nas escolas, no que se
refere a desenvolvimento de projetos. “Continuamos apoiando as instituições de
ensino superior para fazer essa interação com ensino fundamental e básico,
queremos consolidar este serviço de qualidade à população amapaense”,
esclareceu Pontes.
Em sua palestra, Carla Alexandra
mostrou o resultado de seu projeto de mestrado na Universidade Federal de
Pernambuco (UFP) explicando a contribuição e auxílio do games para os
estudantes. Ela explanou que eles tendem a aprender de forma mais engajada com
a utilização dos jogos.
“Realizamos dentro de sala de aula a
Olimpíada de Jogos Digitais de Educação, que funciona como uma plataforma
digital, na qual o aluno e professor entram, e customizam seus personagens.
Eles têm vários objetos digitais para resolver durante o jogo, tudo isso,
imbuído de uma grande narrativa, desafios e diversão”, enfatizou a palestrante.
O aluno Alan Almeida, 17 anos, do 3º
ano da Escola Estadual Risalva Freitas do Amaral, disse que ficou interessado
em ciência e tecnologia, pois era uma área desconhecida por ele. “Estou
planejando junto com um amigo criar um game para auxiliar pessoas que tenham
dificuldade com a disciplina matemática. Vou acompanhar toda a programação da
SNCT”, afirmou o estudante.
Participaram do evento autoridades
públicas, estudantes, professores, pesquisadores, entre outros.
Exposição
Os estudantes das Escolas Estaduais
Coaracy Nunes e José do Patrocínio realizaram exposições de seus projetos
O projeto da Escola Coaracy Nunes,
que envolve alunos do 6º ao 9º ano, é intitulado “Jogos de Matemática feitos
com materiais reciclados”, no qual os alunos construíram dama, trilha, xadrez,
cubo magico, dominó geométrico e palitos de picolé transformados em figuras
planas (triângulo, quadrado, entre outros).
A professora de matemática Priscila
Paranhos percebeu que o rendimento dos alunos na disciplina não estava
desejável, por isso decidiu colocar em prática o projeto. “Percebemos que os
alunos passaram a ter mais interesse em estarem envolvidos nas atividades de
matemática”, destacou a educadora.
SNCT
A programação que acontece até o dia
29 de outubro envolve seminários, lançamento de editais, concurso de redação,
jogos, exposições, oficinas, palestras, workshop, minicursos e apresentações
culturais. Os participantes receberão certificados online.
Estão envolvidos diretamente na
programação órgãos do governo como a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia
(Setec), Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Instituto de Pesquisas
Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) e Fundação de Amparo à Pesquisa do
Amapá (Fapeap), além de instituições parceiras como Universidade Federal do
Amapá (Unifap), Instituto Federal do Amapá (Ifap) e Empresa Brasileira de
Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Resultados de pesquisas são expostos
na III Jornada Científica da Embrapa Amapá
Como parte da programação da Semana
Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), será realizada em Macapá a III Jornada
de Iniciação Científica da Embrapa Amapá (JICAP) nos dias 26 e 27 de outubro,
no Auditório Tucuju, com palestras de pesquisadores, exposição de pôsteres e
apresentações orais de resultados de estudos desenvolvidos por acadêmicos e
pesquisadores. Ainda como parte do evento, acontecerá o “II Café com Ciência”
na biblioteca da Embrapa Amapá, às 17 horas da sexta-feira, 27/10, com
apresentação de dois novos trabalhos técnico-científicos na área de
quelonicultura (ênfase em tracajás). O evento é gratuito, dirigido às
comunidades científica e acadêmica. Saiba mais no hotsite http://app.cpafap.embrapa.br/jornada
Jornada de Iniciação Científica
divulga e avalia resultados de pesquisas
A Jornada de Iniciação Científica da
Embrapa Amapá (JICAP) é um evento que objetiva divulgar e avaliar os resultados
dos trabalhos de iniciação científica de graduandos que participam do Programa
de Iniciação Científica desenvolvido na Embrapa Amapá, que conta com apoio do
CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), por meio
do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica). A III
Jornada de Iniciação Científica da Embrapa Amapá marca a finalização do ciclo
de 12 meses em que o bolsista se inseriu na pesquisa e foi orientado pelo
pesquisador ou analista da Embrapa.
O pesquisador Ricardo Adaime,
presidente da Comissão Científica do evento, ressaltou a Iniciação Científica
como “uma oportunidade ímpar de colocar os estudantes em contato com a ciência,
desde a concepção de um projeto de pesquisa, passando por sua execução, análise
dos dados e, por fim, a publicação dos resultados”. Também integram a Comissão
Científica os pesquisadores Valeria Saldanha Bezerra, Silas Mochiutti e Cesar
Santos, da Embrapa Amapá; Luís Maurício Abdon da Silva e Luciedi de Cássia
Leôncio Tostes, do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado
do Amapá (Iepa).
A SNCT é realizada pelo Ministério da
Ciência e Tecnologia com a colaboração de secretarias estaduais e municipais,
agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e
pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de
base tecnológica e entidades da sociedade civil. O objetivo é aproximar a
ciência e tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de
instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o
País. A ideia é criar uma linguagem acessível à população, por meios inovadores
que estimulem a curiosidade e motivem a população a discutir as implicações
sociais da Ciência, além de aprofundarem seus conhecimentos sobre o tema. O
período da 14ª SNCT vai de 23 a 29 de outubro de 2017 e tem como tema “A
matemática está em tudo”.
A abertura da III JICAP aconteceu na
quinta-feira, (26), com afixação dos pôsteres de 26 trabalhos científicos no
corredor do prédio administrativo, onde ficarão em exposição durante todo este
dia. Entres os trabalhos a serem expostos estão “Percepção do produto orgânico
para o consumidor: estudo de caso no Amapá”, da acadêmica Ana Karolina Lima
Pedrada, e pesquisador WardssonLutrino Borges; e “Crescimento de açaizeiros em
latossolo amarelo no Estado do Amapá”, dos acadêmicos Larissa Favacho, Danielle
Rodrigues e Rayane Rios, e pesquisador Silas Mochiutti. Veja a lista completa
dos trabalhos em pôsteres
A programação de palestras teve
continuidade com o pesquisador Ricardo Adaime, do Núcleo de Pesquisas em
Proteção de Plantas, abordando o tema “Princípios de Redação Científica”. Os
desafios e oportunidades de estudar no exterior é o tema da palestra seguinte,
a ser apresentada pela pesquisadora EleneideDoffSotta, do Núcleo de Pesquisas
em Recursos Florestais. O módulo de palestras será encerrado no período da
tarde, com a apresentação da professora da Universidade Federal Rural da
Amazônia (Ufra), Maria das Dores Correia Palha, abordando o tema “Academia e o
Pesquisador: refletindo sobre criador e criatura”.
Na sexta-feira (27), aconteceu as
apresentações orais pela manhã e à tarde. Um total de oito trabalhos de
bolsistas de Iniciação Científica CNPq/Embrapa serão apresentados a uma banca
composta por cinco avaliadores, pesquisadores ou analistas da Embrapa, e mais
um pesquisador convidado. O trabalho intitulado “Levedura e alga na alimentação
de pirarucu: efeitos sobre as variáveis hematológicas”, dos acadêmicos Ruan da
Silva Ramos, Maria Danielle Figueiredo Guimarães Hoshino, e pesquisadora Eliane
Tie Oba Yoshioka, será apresentado às 14h30. No final do dia, haverá entrega de
certificados para os três melhores trabalhados apresentados oralmente e para os
três melhores apresentados em forma de pôster. Veja a lista completa dos
trabalhos em apresentações orais: http://app.cpafap.embrapa.br/jornada/index.php/apresentacoes_orais
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