sábado, 25 de novembro de 2017

Equipe de atletismo Porta do Sol

Equipe de atletismo Porta do Sol tem os melhores corredores do Amapá


Reinaldo Coelho

A "Porta do Sol" é uma equipe consagrada no Norte do país, mas precisamente no Amapá, foi criado em 2 de fevereiro de 1985 pelo atleta "João Eli Santos" na época atleta, hoje um dos maiores técnicos de atletismo do Amapá, tem garimpado nestes 32 anos diamantes brutos e os tem lapidados e jogado nas ruas e pistas de atletismo, local, regional e nacional.
A porta do sol foi criado com intuito de viabilizar o atletismo no Amapá, esse foi o maior sonho do fundador e hoje se transforma em realidade, a Porta do Sol é uma excelente equipe tem vários atletas de grande talento e disciplina.


Mesmo com todos as dificuldades e percalços sofridos por uma modalidade reconhecida mundialmente como uma pratica mais antiga da história da humanidade. E no Amapá, mesmo não sendo valorizada vem crescendo e sendo organizada, um dos baluartes desses fatos é o próprio "João Eli" que sem local para treinar seus discípulos, migrou para onde se apresentasse um local adequado e um dos últimos foi ao lado do Estádio Milton Corrêa, O Zerão, e de segunda a sábado limpava o local e realizava os treinamentos.

Adicionar legenda

E assim começaram a surgir novos atletas e para somarem com esse agente esportivo são sempre bem vindos, hoje as pistas do Zerão, mas apropriadas para um treinamento organizado e seguro.

Base é tudo

A Equipe amapaense de Atletismo Porta do Sol, aposta muito em sua base, e são eles que trazem muitas conquista pra Equipe que vem mostrando porquê é a melhor do Amapá e uma das melhores do Norte do Brasil.


Desde sua fundação a equipe colheu histórias de muito sucesso, porém, em 2013, um ano profícuo para a equipe que faturou com seus atletas os Campeonatos (Caixa de atletismo Menores amapaense, foi primeira nas provas 100m & 200m rasos, foi campeã na prova dos 400m Rasos, Foi campeã na prova dos 800m, foi campeã na prova dos 1.500m & foi a grande campeã na prova dos 3.000m).


Na corrida de milha de rua amapaense foi Vice campeã com ARNALDO SANTOS e foi 3° com THAISON VIANA, (Geral).
Na corrida do trabalhador realizada em Macapá na praça Floriano Peixoto, foram os 3° colocado no Geral com ARNALDO SANTOS, Foram os Campeões e vice campeões na categoria de 15 a 19 anos sendo 1° com THAISON VIANA & ALDERLAN SOUSA. (2° & 4° Geral, com ARNALDO SANTOS em 2° & THAISON VIANA em 4°).

"A Nossa base é forte, nossa base este ano vai da show" Disse João Eli (Treinador da equipe) e acertou em cheio. Temos uma grande responsabilidade de representar o Amapá com 2 melhores atletas do amapá em suas respectivas categorias ELAINE GOMES (Melhor atleta do amapá com 17 anos) & THAISON VIANA (Melhor atleta do amapá em sua categoria 17 anos).

“Só nos resta treinar e esperar o dia do CAMPEONATO BRASILEIRO que será o primeiro campeonato nacional dos nossos atletas, a meta é chegar entre os 10 melhores de suas provas” disse na ocasião o atleta Thaison Viana.

Pois é, os leitores dessa matéria devem terem lido os destaques do nome de Thaison, não é para menos, esse aficionado pelo atletismo, que o descobriu na sua escola, e atendeu ao convite do João Santos, que estava percorrendo as escolas do Bairro Zerão e adjacências atrás de diamantes brutos para ele lapidar e participar dos Jogos Escolares do Amapá e ali começou a brilhar o fundista, maratonista e caixista, Thaison Viana, que hoje preside a Equipe Porta do Sol.

“Somos 14 pessoas gerenciado o Porta de Sol, estou na presidência. E meu orgulho é que oriundo das base da AAPS, estou no seu comando e neste primeiro ano, pela primeira vez o Porta do Sol conquistou medalhas nacionais. O Campeonato Norte/Nordeste, m Natal (RN), onde a Talita Gemaque ficou em primeiro lugar nos 800m e na segunda colocação nos 3 mil metros e o Jonielson Nascimento   que ficou em 4º lugar nos 800m e em 6º nos 1.500m”.

Thaison destaca que três atletas pertencentes aos quadros da AAPS, estão em Brasília, disputando os Jogos da Juventude. “Estamos confiantes que os resultados serão os melhores possíveis”.

O AAPS já revelou centenas de atletas para o atletismo nacional. Entre essas estrelas Thaison Viana foi um dos revelados pela equipe. E ele foi pioneiro em participar de um treinamento em 2014, o Amapá teve um atleta treinando na Associação Atlética Pé de Vento que é uma equipe de atletismo brasileira, sendo considerada uma das mais importantes do país, bancado pela Caixa Econômica Federal com parceria com o Ministério dos Esportes e de outras grandes empresas esportivas.
“Foi um período muito bom, para mim como atleta e hoje como dirigente. Tive um problema de lesão com 15 dias de treino em Itaipava – Petrópolis devido ao clima atípico, uma cidade montanhosa e voltei para Macapá, mas com a sensação de alegria por ter feito parte desse clube, pois tive oportunidade de conhecer grandes nomes do esporte brasileiro”.
Hoje o AAPS, em uma nova safra de atletas, Talita, Jonielson, Carla Vitória, Elisia, Tainara, Josiane Amorim, Mateus. Entre muitos. “Temos grandes nomes técnicos e treinadores, extremamente capacitados, como João Santos, figura carimbada do atletismo do Amapá, o Gama, o Salomão, o Amorim que é atleta. Esse cache tem José Augusto Pantoja que está se graduando em Educação Física”.
No início tudo era mais difícil, hoje a AAPS, hoje o clube em suas dificuldades que vem superando. Os recursos que mantém o clube, são das mensalidades dos sócios, que não é obrigatório. Temos alguns parceiros que são importantes como o Grupo AL, da empresa Qualimax, que mudou a AASP, ela mensalmente fornece os produtos de sua linha para o lanche dos atletas.
“Esses produtos ajudam a repor a energia dos jovens que estão entrando no esporte e precisam desse incentivo, pois muitos não tem condições de uma alimentação de acordo com a necessidade que um atleta precisa. Pois um atleta treinar com fome é impossível”.

Outras empresas também participam como o Bazar Pais & Filhos, da empresária Fátima Leite, que assinou um contrato com a AAPS e mantem recursos mensais para as atividades do Clube. “São três patrocinadores que ajudam Porta do Sol, sem eles tudo seria mais difícil”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...