sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

FESTAS DE NATAL E DE FIM DE ANO


FESTAS DE NATAL E DE FIM DE ANO
Policiamento é intensificado nos Centros Comerciais do Amapá

Policiamento nos Centros Comerciais de Macapá e Santana

 A cúpula da Segurança Pública do Estado, planejou todas ações e a  logística,  das forças policiais para o combate ao crime na Região Metropolitana de Macapá e nos demais municípios amapaenses.

Reinaldo Coelho

O mês de dezembro é um período de grande movimentação nos centros comerciais, por conta das festas de final de ano. Em Macapá a Polícia Militar iniciou a Operação “Papai Noel” – edição 2017 – na segunda-feira (04). Serão mais de 100 policiais, divididos em um trabalho preventivo no maior Centro Comercial da capital, a Cândido Mendes e nos maiores bairros da cidade, onde tem maior concentração de lojas e de agências bancárias. A presença ostensiva dos pelotões policiais deverá permanecer até o dia 6 de janeiro de 2018.

A segurança no período natalino amapaense será ostensiva e intensificada em todo o Estado do Amapá. De acordo com a cúpula da Segurança Pública do Estado, as forças policiais e a logística de combate ao crime, nesse período, serão realizadas na Região Metropolitana de Macapá e nos demais municípios amapaenses.


O Coronel Rodolfo Pereira, comandante geral da Policia Militar do Amapá, reportou que os policiais que estão atuando na atividade administrativa irão compor os pelotões de rua para atender as demandas no período natalino. “Teremos um aumento de 20% de policiais nas ruas. Para isso iremos usar os que hoje atuam na atividade meio da administração e utilizaremos eles aqui nas ruas de Macapá, Santana e interior do Estado”.
Policiamento nos Centros Comerciais de Macapá e Santana


Os 100 policiais que deverão cobrir o centro comercial de Macapá terão ações principalmente a pé. Além disso, o policiamento será respaldado pelo ônibus monitor, que irá cobrir vinte pontos do Norte ao Sul da Capital amapaense.


“Paralelo a isso, estaremos utilizando as novas motocicletas já incorporado no agrupamento militar que irão atender principalmente as áreas de periferia da cidade no sentido de que entendemos que esses meliantes deixarão de atuar nos grandes centros, onde o policiamento será reforçado, e tentarão agir nas periferias, nos pequenos comércios, farmácias, mas a polícia estará também agindo em proteção ao cidadão”.
Como acontece todos os anos, para intensificar o policiamento e prevenir os crimes contra o patrimônio e a vida as rondas serão realizadas de automóvel, motocicletas e a pé nas áreas com maior fluxo de pessoas e em frente às agências bancárias.
A PM/AP também conta com uma unidade móvel para monitoramento no centro comercial de Macapá. Câmeras de segurança captam imagens 24 horas e auxiliam os policiais nas ocorrências ou, até mesmo, na identificação de suspeitos.
A polícia está nas ruas 24 horas por dia, mas é necessário que a população tome alguns cuidados nessa época de fim de ano para não ser alvo de bandidos:
·       Não manusear dinheiro nas ruas e, se possível, pagar as contas com cartão;
·       Evitar locais de aglomerações de pessoas;
·       Evitar sair às ruas com joias e adereços que chamem a atenção;
·       Ficar atento aos esbarrões;
·       Ter cuidado com a forma de portar ou carregar bolsas e, principalmente, cuidados com a utilização do telefone celular, pois as redes sociais fazem com que as pessoas andem nas ruas de forma dispersa, fator que tem contribuído para o aumento de furtos de aparelhos.

Batalhão de Força Tática

Batalhão  de Força Tática


A Polícia Militar do Amapá (PM/AP) começou a operar a partir da segunda-feira (4), com uma nova tropa no policiamento especializado. Trata-se do Batalhão de Força Tática, que tem a missão de realizar o policiamento ostensivo de maior complexidade, além de atuar em ocorrências que fujam do cotidiano.
Entre as demandas da nova unidade, estão o controle de manifestações populares, sequestros e assaltos com reféns. Para se tornarem aptos a desenvolver suas funções na nova unidade, os 84 policiais passaram por um Curso de Força Tática, cujo encerramento foi na manhã desta sexta com a entrega de certificados.
O Batalhão de Força Tática, que substituiu o Batalhão de Rádio Patrulhamento Motorizando (BRPM), terá como comandante o major André Carvalho e ficará subordinado ao Batalhão de Operações Especiais (BOPE).
Com a implantação do batalhão, conforme o major, o policiamento diário será reforçado. A unidade tem como missão fortalecer, diariamente, o trabalho ostensivo. “Estamos ampliando a capacidade de policiamento tático da cidade. O investimento do governo do Estado na segurança pública é de extrema importância para a diminuição da criminalidade”, frisou o comandante.
Na ocasião o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), entregou à Polícia Militar 20 novas motocicletas. Os veículos foram adquiridos por meio de emenda parlamentar, com contrapartida do Estado, e serão usados no reforço do policiamento da capital.
“As novas motocicletas vão aumentar a eficiência do policiamento, em função da mobilidade proporcionada diante das dificuldades do trânsito, principalmente nas áreas de difícil acesso”, destacou o secretário de Segurança Pública, Ericláudio Alencar, complementando que “a criação do Batalhão de Força Tática, com policiais treinados, para atuar nos casos de grande complexidade, sem dúvida alguma, só reforça a segurança pública”.
Para o comandante-geral da PM/AP, coronel Rodolfo Pereira, a implantação da Força Tática é um avanço na corporação. “Nossas equipes de patrulhamento tático foram treinadas para uma ligeira resposta, de forma enérgica, combatendo a criminalidade em todo o Estado. Além dos benefícios para a sociedade em geral é um grande avanço para a polícia”, explicou o comandante.
  



Horário diferenciado no comércio de Macapá

 Em virtude da grande movimentação de consumidores, durante todo este mês de dezembro, o comércio do centro da cidade vai funcionar todos os sábados até às seis da tarde e aos domingos até às 14 horas.
Para atrair os consumidores para as lojas no mês de dezembro o comércio amapaense ficará aberto até mais tarde, oferecendo maior oportunidade para aquelas pessoas que irão às compras após o trabalho ou aos fins de semana.

Os horários diferenciados foram estabelecidos pela Fecomércio

As empresas dos ramos de materiais de escritório e papelaria, lojas, móveis e eletrodomésticos poderão funcionar de segunda a domingo no horário das 8h às 22h. Nos dias 24 e 31 de dezembro vão abrir das 8h às 21h. Lojas de calçados deverão funcionar das 8h às 22h em dois períodos preestabelecidos: de 18 a 24 de dezembro, e de 28 a 31 de dezembro.
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Amapá (CDL-AP), Marcos Cardoso, disse que os horários diferenciados são válidos apenas para estabelecimentos que fizeram acordo entre os funcionários.
"O horário especial de Natal segue os critérios estabelecidos em acordos coletivos que foram feitos no mês de abril nos estabelecimentos, e vai funcionar conforme estiver o movimento nas lojas. É um momento que o comércio permite que os lojistas possam atender uma maior demanda de clientes, que, culturalmente, surge na época do Natal", falou.

Vendas

O presidente disse que por causa da crise financeira, muitos empresários apostam em descontos e promoções para atrair o cliente. Segundo ele, apesar das dificuldades com lucros, 34% dos lojistas esperam aumentar as vendas para o Natal em 2017.
"Por isso muitos oferecem descontos e promoções para os clientes, como uma forma de incentivar o consumidor a comprar produtos no comércio amapaense. A expectativa é de que até a véspera de Natal tenham bons lucros", ressaltou Cardoso

Concurso de Vitrines e Fachadas 2017 vai dar R$ 10 mil em prêmios


Sempre com o objetivo de incentivar a criatividade nesse natal, o Sistema Fecomércio Amapá lançou mais uma edição do Concurso de Vitrines e Fachadas. A iniciativa já virou tradição no comércio macapaense e tem como objetivo estimular o clima natalino no centro comercial de Macapá e nos principais shoppings da cidade.
Realizado há mais de dez anos pela Federação, o concurso já premiou diversas empresas nos mais variados segmentos comerciais. Com duas categorias, vitrine e fachada, o concurso também oferece prêmios para os responsáveis pelas decorações vencedoras.
Este ano, o concurso está cheio de novidades. Além dos empreendimentos e dos profissionais, o público da internet também terá a possibilidade de concorrer a prêmios em dinheiro. “Nossa intenção é que todos fiquem envolvidos pelo clima natalino e aproveitem a data para incentivar o movimento do comércio local”, afirmou o Presidente do Sistema Fecomércio AP, Eliezir Viterbino.
As inscrições para empresas participarem do concurso são gratuitas e iniciaram no dia 01 de dezembro e vão até o dia 16 de dezembro. Para participar da disputa basta enviar uma (01) foto da vitrine/fachada decorada junto com os dados da empresa (nome fantasia, CNPJ, endereço e telefone para contato) para o e-mail: concursodevitrinesefachadas@gmail.com 

A divulgação dos ganhadores acontecerá no dia 08 de janeiro de 2018 por meio do site da Federação www.fecomercio-ap.sicomercio.org.br e nas redes sociais oficiais da Fecomércio AP. A entrega dos prêmios ocorrerá no dia 12 de janeiro de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...