Ciência e
Tecnologia
Projeto de Robótica
da Unifap vai levar curso de férias para crianças em Macapá
Reinaldo
Coelho
Estimular o
aprendizado em matemática é a proposta do curso de férias que será promovido
pelo projeto “Robótica Tucuju”, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). As
aulas serão no campus Marco Zero em Macapá e as inscrições podem ser feitas
pela internet no valor de R$ 50 até segunda-feira (8).
O intuito
também é levar noções básicas de robótica, aplicada através de problemas
matemáticos, para crianças a partir de 6 anos até a faixa etária de 17 anos.
Das 200 vagas ofertadas, quase 50% já foi preenchida, informou a Unifap.
Segundo os
organizadores, a taxa de inscrição será para investimentos dos materiais
didáticos que serão utilizados durante as aulas, manutenção do projeto, além da
compra de prêmios para sorteios no fim do curso.
As aulas
serão ministradas de segunda à sexta-feira nos turnos da manhã e tarde, na
Unifap, a partir do dia 8 até o dia 28 de janeiro. Cada aluno escolhe o dia e
horário para participar. Serão três aulas durante o curso, uma a cada semana.
Artur
Ferreira, de 22 anos, é estudante de engenharia elétrica da Unifap e bolsista
no projeto. Ele será um dos instrutores das turmas. O jovem explica que o curso
é aberto para todos que tiverem interesse.
“A ideia do
projeto é levar um pouco da iniciação da robótica para o público em geral.
Então, iniciamos o curso de férias em julho [de 2017] e, agora, estamos
retomando com a segunda edição. É aberto para estudantes de escolas públicas ou
privadas”, disse.
Executando
do projeto nas escolas
O projeto
Robótica Tucuju foi convidado para dar uma aula sobre robótica para os alunos
de ensino fundamental da Escola Ruth de Almeida Bezerra localizada no São
Lázaro. Levamos kits como o carro seguidor de linha e o semáforo e ensinamos os
princípios da automação e como eles podem aplicar isso tanto na escola quanto
em casa. Foram duas turmas, uma pela
manhã e outra tarde.
Curso de férias em Robótica para crianças
e adolescentes. Janeiro 2018
A empresa júnior Robótica Tucuju
Enterprise em parceria com o projeto de extensão Robótica Tucuju abre vagas
para o curso de férias para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos.
Esse curso é voltado para ensinar os princípios básicos da robótica e é
aberto a todas as crianças. As inscrições são realizadas exclusivamente por
esse site, nos links abaixo.
As aulas ocorrerão uma vez na
semana durante 04 horas seguidas, podendo ser pela manhã ou pela tarde. Serão
03 semanas de curso, iniciando dia 08 de Janeiro e tendo
seu termino no dia 26 de Janeiro de 2018. Abaixo no link da inscrição, pode-se
escolher o dia e turno do curso. Olhe com bastante atenção pois cada dia tem
uma faixa etária específica. Uma vez escolhido, a criança ou
adolescente fará 03 semanas de curso nesse mesmo dia e hora.
Ao termino haverá certificação. O
valor da inscrição é de R$50,00 (valor total do curso inteiro) e deve ser pago
no primeiro dia de aula. VAGAS LIMITADAS!
Para aqueles que já fizeram o
curso em Julho de 2017, haverá um dia especifico (quinta feira) para continuar
as aulas; podendo escolher pela manhã ou tarde. Para esses, novos assuntos
serão abordados.
Dúvidas? Quer trocar o dia? Se
inscreveu errado? Entre em contato no número (96) 98106-5774 (Whatssap também).
OBS: CASO NÃO FECHE O NÚMERO MÍNIMO (10 ALUNOS)
PARA UM DETERMINADO DIA, ENTRAREMOS EM CONTATO PARA REALOCAR O ALUNO(A).
O PROJETO
Robótica
Tucuju
O Curso de Licenciatura em Matemática da
universidade federal do Amapá – UNIFAP, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e
Ações Comunitárias, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – SEED
promovem o Projeto Robótica Tucuju, curso de iniciação à robótica para
professores e alunos da rede pública do Estado do Amapá. O Projeto em questão
recebe apoio direto de uma equipe de professores mestres e doutores na área de
matemática, física, pedagogia e acadêmicos dos demais cursos da UNIFAP.
O Projeto Robótica
Tucuju tem como objetivo primordial desenvolver a lógica e a criatividade
através da robótica educacional interagindo com disciplinas e conteúdos
escolares. Além disso, pretende-se incentivar a participação dos alunos e
professores nos torneios nacionais, estaduais e municipais de robótica e demais
eventos científicos.
O Projeto
irá durar 80h. A 1ª etapa, com duração de 40h, é destinada à formação exclusiva
dos professores das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do 1º
ano do ensino médio, porém, 24h serão dedicadas à formação presencial que
acontecerá uma vez por semana, durante três semanas de 08h00min as 12h00min e
das 14h00min as 18h00min, desse modo, as outras 16h serão destinadas a formação
on-line por meio da Plataforma Soare da Universidade Federal de São João
Del-Rei / UFSJ.
Posteriormente,
na 2ª etapa, como duração de 40h, ocorrerá a capacitação dos alunos das séries
finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e 1º ano do ensino médio, posto que
cada turma será composta por 20 alunos.
Ao final, os professores receberão certificados da UNIFAP e os alunos
receberão anotações em seus destaques.
Incentivo científico
O Robótica
Tucuju também tem como objetivo incentivar a participação dos alunos e
professores nos torneios nacionais, estaduais e municipais de robótica, assim
como outros eventos científicos.
O governador
do Amapá, Waldez Góes, destaca que a iniciativa é uma oportunidade de inovação
e de construção de novos conhecimentos. “Não queremos modelo de educação
repetitiva. Precisamos de novas práticas e o projeto Robótica Tucuju chega para
despertar essas novas perspectivas. Jovens com uma visão de futuro mais focada
na contribuição para o desenvolvimento do Estado”, destacou.
A
coordenadora do Projeto Robótica Tucuju da Unifap, a professora doutora Simone
de Almeida Deuphin Leal, acredita que a assinatura do termo de cooperação vai
fomentar e ampliar a iniciativa.
O projeto
Robótica Tucuju foi criado na perspectiva de que todo aluno deve ser estimulado
a construir o próprio conhecimento. Segundo Leal, a proposta é tentar fazer que
o aluno crie soluções a partir de lixos tecnológicos e brinquedos descartados.
“A projeto não seria possível, sem a formação também dos professores. A ideia é
que o aluno encontre um professor capacitado e motivado em sala de aula”,
destacou Simone Leal.
De acordo
com a reitora da Unifap, Eliane Superti, o desenvolvimento da ciência é
fundamental na superação dos desafios do Amapá. “A ciência não é apenas aquela
que acontece no doutorado, mas também a que a gente leva para dentro das
escolas, a ciência de base. Ela desenvolve nos alunos o interesse, a capacidade
e criatividade de encontrar o conhecimento de forma integrada. Esses jovens
precisam ser estimulados”, ressaltou.
O Robótica
Tucuju é promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Unifap, por meio
da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), em parceria com a
Seed. O projeto é apoiado por uma equipe de professores mestres e doutores nas
áreas de matemática, física, pedagogia e acadêmicos dos cursos de Engenharia
Elétrica, Matemática, Ciência da Computação e Física da Unifap, sob a
coordenação da professora Simone Delphi, do colegiado de Matemática.
Box
PROJETO
UNIVERSITÁRIO DO AP CRIA PRÓTESE DE MÃO EM 3D PARA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS
A impressão em 3D de uma prótese de mão pode mudar a realidade de
crianças que perderam algum membro por má formação ou amputação. O protótipo
foi criado no dia 22 de novembro, por meio do projeto “Robótica Tucuju”, da
Universidade Federal do Amapá (Unifap) e está em fase de estudos para implantação.
A prótese, que pode custar até R$ 3 mil em lojas, será doada após todo o
trabalho de elaboração do material, incluindo peças e o sistema robótico. A
criança que receber o acessório também contará com acompanhamento médico,
psicológico e fisioterapêutico. Simone Leal, coordenadora do projeto, diz que o
trabalho experimental busca melhorar o serviço ofertado a amputados no estado.
“Nesta primeira fase, queremos trabalhar com
crianças que tiveram membros amputados ou nasceram com deficiências. Pesquisas
indicam que a recuperação e incorporação nesse sentido é mais fácil”, explicou.
De acordo com a coordenadora, o desenvolvimento da prótese contou com a
ajuda de acadêmicos e professores dos cursos de saúde e exatas da Unifap. A
instituição agora busca parcerias com órgãos públicos e privados da área da
saúde que possam dar suporte na reabilitação.
“O projeto Robótica Tucuju sempre foi voltado
para os apelos sociais. Nessa linha agora, com todos os recursos e
conhecimentos que adquirimos na primeira fase do projeto, estamos partindo para
a saúde e bem-estar”, destacou.
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