domingo, 7 de janeiro de 2018

Projeto de Robótica da Unifap vai levar curso de férias para crianças em Macapá

Ciência e Tecnologia

Projeto de Robótica da Unifap vai levar curso de férias para crianças em Macapá

 

 

Reinaldo Coelho

Estimular o aprendizado em matemática é a proposta do curso de férias que será promovido pelo projeto “Robótica Tucuju”, da Universidade Federal do Amapá (Unifap). As aulas serão no campus Marco Zero em Macapá e as inscrições podem ser feitas pela internet no valor de R$ 50 até segunda-feira (8).

O intuito também é levar noções básicas de robótica, aplicada através de problemas matemáticos, para crianças a partir de 6 anos até a faixa etária de 17 anos. Das 200 vagas ofertadas, quase 50% já foi preenchida, informou a Unifap.

 

Segundo os organizadores, a taxa de inscrição será para investimentos dos materiais didáticos que serão utilizados durante as aulas, manutenção do projeto, além da compra de prêmios para sorteios no fim do curso.

As aulas serão ministradas de segunda à sexta-feira nos turnos da manhã e tarde, na Unifap, a partir do dia 8 até o dia 28 de janeiro. Cada aluno escolhe o dia e horário para participar. Serão três aulas durante o curso, uma a cada semana.

Artur Ferreira, de 22 anos, é estudante de engenharia elétrica da Unifap e bolsista no projeto. Ele será um dos instrutores das turmas. O jovem explica que o curso é aberto para todos que tiverem interesse.

“A ideia do projeto é levar um pouco da iniciação da robótica para o público em geral. Então, iniciamos o curso de férias em julho [de 2017] e, agora, estamos retomando com a segunda edição. É aberto para estudantes de escolas públicas ou privadas”, disse.

Executando do projeto nas escolas

O projeto Robótica Tucuju foi convidado para dar uma aula sobre robótica para os alunos de ensino fundamental da Escola Ruth de Almeida Bezerra localizada no São Lázaro. Levamos kits como o carro seguidor de linha e o semáforo e ensinamos os princípios da automação e como eles podem aplicar isso tanto na escola quanto em casa. Foram duas  turmas, uma pela manhã e outra tarde.

 

Curso de férias em Robótica para crianças e adolescentes. Janeiro 2018

   A empresa júnior Robótica Tucuju Enterprise em parceria com o projeto de extensão Robótica Tucuju abre vagas para o curso de férias para crianças e adolescentes de 06 a 17 anos. Esse curso é voltado para ensinar os princípios básicos da robótica e é aberto a todas as crianças. As inscrições são realizadas exclusivamente por esse site, nos links abaixo. 

   As aulas ocorrerão uma vez na semana durante 04 horas seguidas, podendo ser pela manhã ou pela tarde. Serão 03 semanas de curso, iniciando dia  08 de Janeiro e tendo seu termino no dia 26 de Janeiro de 2018. Abaixo no link da inscrição, pode-se escolher o dia e turno do curso. Olhe com bastante atenção pois cada dia tem uma faixa etária específica. Uma vez escolhido, a criança ou adolescente fará 03 semanas de curso nesse mesmo dia e hora.

   Ao termino haverá certificação. O valor da inscrição é de R$50,00 (valor total do curso inteiro) e deve ser pago no primeiro dia de aula. VAGAS LIMITADAS!

   Para aqueles que já fizeram o curso em Julho de 2017, haverá um dia especifico (quinta feira) para continuar as aulas; podendo escolher pela manhã ou tarde. Para esses, novos assuntos serão abordados.

   Dúvidas? Quer trocar o dia? Se inscreveu errado? Entre em contato no número (96) 98106-5774 (Whatssap também).

OBS: CASO NÃO FECHE O NÚMERO MÍNIMO (10 ALUNOS) PARA UM DETERMINADO DIA, ENTRAREMOS EM CONTATO PARA REALOCAR O ALUNO(A). 

 

 

O PROJETO                

Robótica Tucuju

    O Curso de Licenciatura em Matemática da universidade federal do Amapá – UNIFAP, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – SEED promovem o Projeto Robótica Tucuju, curso de iniciação à robótica para professores e alunos da rede pública do Estado do Amapá. O Projeto em questão recebe apoio direto de uma equipe de professores mestres e doutores na área de matemática, física, pedagogia e acadêmicos dos demais cursos da UNIFAP.

O Projeto Robótica Tucuju tem como objetivo primordial desenvolver a lógica e a criatividade através da robótica educacional interagindo com disciplinas e conteúdos escolares. Além disso, pretende-se incentivar a participação dos alunos e professores nos torneios nacionais, estaduais e municipais de robótica e demais eventos científicos.

O Projeto irá durar 80h. A 1ª etapa, com duração de 40h, é destinada à formação exclusiva dos professores das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do 1º ano do ensino médio, porém, 24h serão dedicadas à formação presencial que acontecerá uma vez por semana, durante três semanas de 08h00min as 12h00min e das 14h00min as 18h00min, desse modo, as outras 16h serão destinadas a formação on-line por meio da Plataforma Soare da Universidade Federal de São João Del-Rei / UFSJ.

Posteriormente, na 2ª etapa, como duração de 40h, ocorrerá a capacitação dos alunos das séries finais do ensino fundamental (6º ao 9º) e 1º ano do ensino médio, posto que cada turma será composta por 20 alunos.  Ao final, os professores receberão certificados da UNIFAP e os alunos receberão anotações em seus destaques.

Incentivo científico      

 

O Robótica Tucuju também tem como objetivo incentivar a participação dos alunos e professores nos torneios nacionais, estaduais e municipais de robótica, assim como outros eventos científicos.

 

O governador do Amapá, Waldez Góes, destaca que a iniciativa é uma oportunidade de inovação e de construção de novos conhecimentos. “Não queremos modelo de educação repetitiva. Precisamos de novas práticas e o projeto Robótica Tucuju chega para despertar essas novas perspectivas. Jovens com uma visão de futuro mais focada na contribuição para o desenvolvimento do Estado”, destacou.

A coordenadora do Projeto Robótica Tucuju da Unifap, a professora doutora Simone de Almeida Deuphin Leal, acredita que a assinatura do termo de cooperação vai fomentar e ampliar a iniciativa.

O projeto Robótica Tucuju foi criado na perspectiva de que todo aluno deve ser estimulado a construir o próprio conhecimento. Segundo Leal, a proposta é tentar fazer que o aluno crie soluções a partir de lixos tecnológicos e brinquedos descartados. “A projeto não seria possível, sem a formação também dos professores. A ideia é que o aluno encontre um professor capacitado e motivado em sala de aula”, destacou Simone Leal.

 

De acordo com a reitora da Unifap, Eliane Superti, o desenvolvimento da ciência é fundamental na superação dos desafios do Amapá. “A ciência não é apenas aquela que acontece no doutorado, mas também a que a gente leva para dentro das escolas, a ciência de base. Ela desenvolve nos alunos o interesse, a capacidade e criatividade de encontrar o conhecimento de forma integrada. Esses jovens precisam ser estimulados”, ressaltou.

O Robótica Tucuju é promovido pelo curso de Licenciatura em Matemática da Unifap, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias (Proeac), em parceria com a Seed. O projeto é apoiado por uma equipe de professores mestres e doutores nas áreas de matemática, física, pedagogia e acadêmicos dos cursos de Engenharia Elétrica, Matemática, Ciência da Computação e Física da Unifap, sob a coordenação da professora Simone Delphi, do colegiado de Matemática.

 

Box        

 

PROJETO UNIVERSITÁRIO DO AP CRIA PRÓTESE DE MÃO EM 3D PARA REABILITAÇÃO DE CRIANÇAS

A impressão em 3D de uma prótese de mão pode mudar a realidade de crianças que perderam algum membro por má formação ou amputação. O protótipo foi criado no dia 22 de novembro, por meio do projeto “Robótica Tucuju”, da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e está em fase de estudos para implantação.
A prótese, que pode custar até R$ 3 mil em lojas, será doada após todo o trabalho de elaboração do material, incluindo peças e o sistema robótico. A criança que receber o acessório também contará com acompanhamento médico, psicológico e fisioterapêutico. Simone Leal, coordenadora do projeto, diz que o trabalho experimental busca melhorar o serviço ofertado a amputados no estado.

“Nesta primeira fase, queremos trabalhar com crianças que tiveram membros amputados ou nasceram com deficiências. Pesquisas indicam que a recuperação e incorporação nesse sentido é mais fácil”explicou.
De acordo com a coordenadora, o desenvolvimento da prótese contou com a ajuda de acadêmicos e professores dos cursos de saúde e exatas da Unifap. A instituição agora busca parcerias com órgãos públicos e privados da área da saúde que possam dar suporte na reabilitação.
“O projeto Robótica Tucuju sempre foi voltado para os apelos sociais. Nessa linha agora, com todos os recursos e conhecimentos que adquirimos na primeira fase do projeto, estamos partindo para a saúde e bem-estar”, destacou.

Impressora 3D foi adquirida através de edital federal (Foto: Jorge Abreu/G1)

 

 

A impressora 3D foi adquirida através de um edital federal do Programa de Extensão Universitária (Proext). O recurso de cerca de R$ 9 mil foi investido na continuidade de trabalhos do projeto de robótica.

 

“Essa aquisição representa o compromisso que a Unifap tem com a extensão, no sentido de fazer trabalhos para comunidade acadêmica e também para a sociedade na qual está inserida”, disse.

 

  

 

O titular da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e professor de ciências da computação, Rafael Pontes Lima, diz que vai participar da fase de levantamento de recursos para que o projeto chegue para quem precisa, as crianças, e possa contar com investimentos além dos da universidade.

 

“O projeto vislumbra a possibilidade transversal da ciência e tecnologia, além da inovação que traz como políticas públicas. Foi agregado um novo valor ao projeto, que iniciou como formação acadêmica”, finalizou o secretário.

 


Fonte: Projeto universitário do AP cria prótese de mão em 3D para reabilitação de crianças | Amapá | G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...