- Psicologia e
o Idoso -
Maria Graciete Coelho
Moreira – Psicóloga - <graci.unicoelho@live.com>
SIGNIFICADOS DO
ENVELHECIMENTO ATIVO PARA IDOSOS: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA – Parte I
Maria Graciete Coelho Moreira¹
Nazir Rachid Filho²
RESUMO
O presente estudo
contextualiza a transformação social global do envelhecimento com base na
longevidade, onde a psicologia contribui ativamente nesse processo. Neste sentido, objetivou-se investigar os significados
atribuídos pelos idosos ao envelhecimento ativo. Através de estudo de campo,
quanti-qualitativo exploratório, a pesquisa abrangeu 20 alunos do curso de
extensão da Universidade
Federal do Amapá (UNIFAP) identificado por Universidade da Maturidade do Amapá (UMAP)
oportunizado para pessoas da terceira idade. Foi aplicado um questionário
semiestruturado, uma Escala de Medida de Satisfação com a Vida (SWLS) e uma
Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS). A partir da análise dos
resultados, observa-se que, os entrevistados acreditam que o idoso é visto de
maneira negativa pela sociedade. Nota-se uma diferença significativa na
classificação da qualidade de vida, sendo a educação um fator contribuinte para
o mesmo. A Escala de Medida de Satisfação da Vida evidenciou que 85% estão
Satisfeitos (as) com suas vidas. Quanto à Escala de Afetos Positivos e
Negativos, no aspecto geral, a média total do Afeto Positivo foi de 2,8, valor
superior encontrado na média do Afeto Negativo que foi de 1,4. Este estudo
apresenta relevância social, científica e acadêmica da temática, tendo em vista
que a constante evolução e transformação no processo de envelhecimento têm
aumentado a expectativa de vida dos indivíduos, tornando-os mais ativos e
participativos na sociedade, logo, a necessidade de mais estudos na área da Psicologia acerca da temática.
Palavras-chave: Envelhecimento ativo; Idoso;
Psicologia do envelhecimento.
ABSTRACT
The present study contextualizes the global social
transformation of aging based on longevity, where psychology actively
contributes to this process. In this sense, the objective was to investigate
the meanings attributed by the elderly to active aging. Through a field study,
quantitative-qualitative exploratory, the research covered 20 students of the
University of Maturity (UMAP) extension course that makes up the group of
senior academics of the Federal University of Amapá (UNIFAP). A semi-structured
questionnaire was applied, the Life Satisfaction Measurement Scale (SWLS) and
the Positive and Negative Factors Scale (PANAS). From the analysis of the
results, it is observed that, the interviewees believe that the elderly are
seen in a negative way by society. There is a significant difference in the
classification of the quality of life, and education is a contributing factor
to it. The Life Satisfaction Measurement Scale has shown that 85% are satisfied
with their lives. Regarding the Positive and Negative Affect Scale, the overall
mean Positive Affect was 2.8, the highest value found in the Affective Negative
average was 1.4. This study presents the social, scientific and academic
relevance of the theme, considering that the constant evolution and transformation
in the aging process has increased the individuals' life expectancy, making
them more active and participatory in society, thus, the need for more studies
in the area of Psychology on the subject.
Key
words: Active aging; Old man;
Psychology of aging.
INTRODUÇÃO
Embora, muitas pesquisas apontem para um Brasil como sendo um futuro país
de população envelhecida, percebe-se que à passos curtos recursos sociais são disponibilizado
para que esse grupo populacional venham tornar-se mais ativos e participativos
no contexto atual, com o propósito de tornar mais favorável a qualidade de vida
desses idosos. Somado a isso, ao estudar desenvolvimento humano e com as
leituras sobre o envelhecimento, surge um grande interesse sobre o processo de
envelhecimento na atualidade. Ao contrário das antigas civilizações, onde os
idosos na época eram percebidos de pouca expressão social e tinham a missão de
perpetuar-se com suas experiências mantendo uma constante expectativa na
finitude, temos atualmente, influenciado pelo advento da globalização, o crescente
aumento da expectativa de vida aonde esse fenômeno vem precisar que tal
processo se traduza com mais expressão social.
Nesse sentido, este trabalho vem problematizar a percepção dos idosos atribuída
ao envelhecimento ativo tendo a educação como proposta. Logo, foi-se buscar
através de um levantamento de satisfatoriedade a partir de uma educação
oportunizada a esse grupo populacional e consequentemente, através desse
levantamento perceber também a relevância das contribuições da psicologia. Com
base neste questionamento, este trabalho busca subsídios junto aos idosos no
contexto educacional, mais especificamente na UMAP, se o significado de
envelhecimento ativo tem ocorrido de modo satisfatório tendo a educação como proposta
a esse movimento, vindo assim evidenciar uma percepção do quão a psicologia
pode contribuir no processo do envelhecimento.
Portanto, como objetivo do trabalho é necessário investigar os
significados atribuídos pelos idosos ao envelhecimento ativo, dentro de um
ambiente acadêmico de formação continuada para idosos, buscando-se discutir
sobre o processo de envelhecimento e sua relação com a qualidade de vida dos
indivíduos a partir de uma educação oportunizada para essa nova construção
social.
Considerando, o crescente aumento da expectativa de vida na atualidade e
com base nos resultados da pesquisa torna-se necessário que o processo de envelhecimento
seja fortalecido, conscientizado a toda população por estratégia de saúde ao
reconhecimento pontuais das condições prevalentes à um envelhecimento ativo. A
pesquisa vem propiciar um real reconhecimento da importância deste processo no
desenvolvimento humano, proporcionará a toda comunidade acadêmica,
profissionais multidisciplinares e a toda sociedade a relevante necessidade de
reconhecimento sócio político desse novo ator social.
METODOLOGIA
Utilizou-se estudo de campo, quanti-qualitativo exploratório.
Participaram do estudo 20 alunos, de gêneros masculino e feminino, do curso de
extensão Universidade da Maturidade do Amapá (UMAP) que compõe o grupo de
acadêmicos da terceira idade da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).
Aplicou-se um questionário semiestruturado encontra-se
anexado ao trabalho como apêndice B que, segundo Gil (2010) o questionário é
uma técnica de investigação que traduz os objetivos da pesquisa em questões
específicas. O questionário foi composto por questões fechadas, contendo dados
sócios demográficos e perguntas investigativas voltadas aos significados
atribuídos pelos idosos ao envelhecimento ativo antes e após a inclusão do
curso acadêmico.
Em seguida, a Escala de Medida de
Satisfação com a Vida – SWLS que se encontra em anexo A, planejada e
estruturada por Diener e colaboradores (1985), que tem como objetivo avaliar o
juízo subjetivo que cada indivíduo faz sobre a qualidade da própria vida, de
acordo com critérios estabelecidos por si e não em função de padrões impostos
externamente, pelo investigador ou por outrem. A interpretação dos escores
obtidos seguiu a proposta adaptada por Neto, Barros e Barros (1990), em que a
soma dos pontos pode chegar a 25, sendo que o escore 15 representa o ponto
neutro na escala e os outros escores assim representados: de 5 a 14 – Insatisfeito;
e, de 16 a 15 – Satisfeito.
Por fim, a Escala de Afetos Positivos e
Negativos – PANAS que está em anexo B, desenvolvida por Watson, Clark e Tellegen (1988) para
medir o Afeto Positivo (AP) e o Afeto Negativo (AN), definidos como dimensões
gerais que descrevem a experiência afetiva dos indivíduos.
A pesquisa obedeceu às seguintes etapas: revisão bibliográfica da
respectiva temática; submissão do projeto à Plataforma Brasil; contato com a instituição onde
ocorreram os encontros para o esclarecimento dos objetivos do trabalho e
obtenção das autorizações institucionais necessárias para aplicação da
pesquisa; encontro com os participantes da pesquisa, onde foram apresentados o
tema, os objetivos do estudo e o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
(TCLE); aplicação
do questionário semiestruturado, da Escala de Medida de Satisfação com a
Vida e da Escala de Afetos Positivos e Negativos; análise dos dados por meio do pacote
estatístico software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) 22.0
para obter os
resultados dos dados colhidos e a compilação do questionário, ainda nesta
etapa, foram construídas as discussões, conclusões e considerações finais sobre
o estudo; por fim, foi realizada a construção de um artigo científico e a sua
submissão para publicação em revista científica.
Como critério de inclusão foi determinado: indivíduos
de ambos os sexos; com idade igual e/ou acima de 60 anos; ser aluno (a) da
Universidade da Maturidade (UMAP) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP);
aceitar a participação assinando o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido;
e, ser residente de Macapá. A amostra será selecionada de forma aleatória, que
segundo Gil (2010), corresponde à amostragem de forma a ser conveniente à
pesquisa, onde cada elemento da população recebe um número único para,
posteriormente, ser selecionado alguns destes elementos de forma casual. Como
critério de exclusão a população que não contemplou os critérios anteriormente
citados.
De acordo com a resolução 466/12 do Conselho Nacional
de Saúde (CNS), todas as pesquisas realizadas com seres humanos envolvem
riscos. Neste sentido, utilizou-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido
(TCLE) que se encontra anexado ao trabalho como apêndice A, para que os
participantes manifestassem a sua anuência à participação na pesquisa, assim
como a submissão à Plataforma Brasil, que representa o sistema oficial de
lançamento de pesquisas para análise e monitoramento do sistema CEP/CONEP,
autorizado conforme o parecer nº 79282917.7.00005021.
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