sábado, 14 de abril de 2018

TERMINAL RODOVIÁRIO DE MACAPÁ



 TERMINAL RODOVIÁRIO DE MACAPÁ
Empresa vai investir mais de R$ 2 milhões





SINART foi a vencedora da licitação para concessão do espaço, e vai administrar o local por 25 anos. Empresa administra 47 terminais rodoviários, em dez Estados.


Da Editoria

A Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda. – (SINART) foi a vencedora da licitação realizada pelo governo do Estado para administrar o Terminal Rodoviário de Macapá. A empresa, que vai administrar o espaço por 25 anos, anunciou investimentos de R$ 2 milhões na reforma do terminal.
A abertura da única proposta apresentada para a para concessão do Terminal aconteceu nesta segunda-feira, 9, na sala de reuniões Comissão Permanente de Licitação (CPL), da Secretaria de Estado de Transporte (SETRAP).

O edital de licitação chegou a consultado por 13 empresas, a maioria de fora do Estado, mas apenas a SINART apresentou proposta através de seu representante para acompanhar a sessão pública para recebimento de documentação e propostas.
A partir desta segunda-feira (9), começa a contar o prazo de cinco dias para recurso. A expectativa do governo é que a assinatura do contrato ocorra em, no máximo, 20 dias. De acordo com o diretor de Transportes da SETRAP, Andrey Rego, a privatização de terminais de ônibus já é uma realidade em vários Estados brasileiros. Ele explicou que a licitação seguiu as referências de processos realizados em outros lugares do país. “Foi um processo que já vinha sendo discutido há muito tempo e, hoje, concluímos com esta empresa vencedora que já atua há bastante tempo no mercado e administra vários terminais pelo país”, destacou Rego.
O diretor ressaltou que em breve será possível notar a organização e restruturação do Terminal Rodoviário de Macapá. “A expectativa é que em dois anos, a população possa começar a sentir as mudanças, o que vai significar um ganho muito grande pra sociedade e principalmente para o Estado, que vai passar a receber pela concessão”, adiantou Andrey Rego.
A concessão deve iniciar nos próximos meses. O governo passa a receber pelo serviço após o quinto ano de vigência. Encerrado o prazo de 25 anos, a empresa devolve o espaço para o Estado.
O presidente da SINART, Eduardo Pedreira, revelou que serão investidos mais de R$ 2 milhões na infraestrutura e modernização do terminal, garantindo aos usuários do transporte coletivo intermunicipal, um ambiente com mais comodidade e conforto. “Com a modernização, o terminal será todo informatizado, o espaço ganhará som ambiente, entre outras melhorias. Nosso objetivo é fazer com que ele se torne um modelo, trazendo para cá a padronização adotada nos demais terminais rodoviários administrados por nós”, frisou Pereira.

Sobre a empresa

A Sociedade Nacional de Apoio Rodoviário e Turístico Ltda. (SINART) tem sede administrativa em Salvador (BA) e administra 47 terminais rodoviários em dez Estados, destes, 9 em capitais.
Há 15 anos é responsável pela administração de terminais rodoviários no Pará, com destaque para o terminal rodoviário de Belém e outros 17 municípios como Marabá, Castanhal, Parauapebas e Santarém.
Na região Nordeste, administra terminais rodoviários na Bahia, Alagoas e Piauí. Atua, também, na região Centro-oeste, em Goiás e Mato Grosso. Em São Paulo, é responsável pela administração do terminal rodoviário de São Bernardo do Campo.

O Terminal

Este ano o terminal completa 19 anos de criação, e em todos esses anos o espaço não tem gerado receita para o Estado, segundo Andrei Rêgo, diretor de Transportes.
No início das atividades, no final da década de 1990, foram cedidas licenças para exploração comercial nos boxes, sem nenhum custo aos empresários.
“Hoje, nós temos catalogados mais de 62 invasores na área de circulação. É para essa correção que a gente está trabalhando”, disse Rêgo.
A SETRAP busca com a iniciativa, além de revitalizar o local, combater a exploração ilegal de transporte de passageiros, os ‘pirateiros’.
Diversas denúncias feitas e constadas pela Policia Militar e pela Secretaria de Estado do Transporte (SETRAP), responsável pelo espaço que o único Terminal Rodoviário de Macapá estava sendo utilizado como ponto de venda e consumo de drogas. De acordo com Andrey Rêgo, o governo aguarda aprovação do processo licitatório da terceirização do terminal, que deve ser emitido pela Procuradoria Geral do Estado (PGE), mas ainda não há data definida. Ele destaca que a mudança na administração pode combater o problema.
“A terceirização vai levar o Terminal Rodoviário a uma nova estrutura, com mais investimentos e ocupação de toda aquela área. Haverá também o fechamento e a instalação de uma guarita, assim será combatido o crime que está ocorrendo no local”, destacou.
A PM ressalta que não conta com um posto fixo no terminal, mas atende a constantes denúncias de trabalhadores e passageiros envolvendo a venda e o consumo de drogas. O 2º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela Zona Norte, reforçou que já encontrou crack com usuários instalados nos arredores do espaço.
Para um trabalhador do terminal, que preferiu não se identificar, a situação tem gerado medo nas pessoas que frequentam o espaço. Ele destaca que atua há 10 anos no local e o número de usuários de entorpecentes e traficantes tem aumentado com o decorrer do tempo.
“Esse problema vem se arrastando há uns 4 anos. É 24 horas essa situação de venda e consumo de drogas. Já virou uma Cracolândia. Quando os passageiros chegam à noite e se descuidam das malas, acabam sendo roubados”, disse.
Em fevereiro de 2017 um homem de 44 anos foi preso pela Polícia Civil no loteamento Ipê, Zona Norte da capital. Com ele, a corporação encontrou 1,5 quilo de crack. De acordo com a investigação, ele vendia crack em uma lanchonete do Terminal Rodoviário.
Atualmente, 92 comunidades são atendidas pelos ônibus que partem do terminal para os 16 municípios do Estado.

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