sábado, 30 de junho de 2018

TRE amapaense empossa e reconduz juiz Léo Furtado para a Corte Eleitoral

  
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), desembargador Manoel Brito, empossou, durante sessão ordinária nesta sexta-feira (29), no plenário da Corte, o advogado Léo Alexandro de Lima Furtado, que foi reconduzido como juiz titular na vaga de jurista.

O decreto que o reconduz ao cargo, foi assinado pelo presidente da República, Michel Temer, no dia 13.06.2018 e publicado no dia seguinte, no Diário Oficial da União. O mandato do juiz titular na classe dos juristas tem duração de dois anos.

Durante a solenidade de posse, o presidente do TRE, desembargador Manoel Brito, deu boas-vindas ao empossado, e destacou a sua importante participação na Justiça Eleitoral. “A recondução que hoje ocorre, espelha a boa condução e qualidade dos julgamentos proferidos pelo eminente juiz. Temos absoluta certeza que, como no primeiro mandato exercido, a jurisprudência deste Regional será ainda mais fortalecida em razão do profundo conhecimento jurídico demonstrado”, enfatizou.

O juiz Léo Furtado agradeceu as manifestações de apreço e o reconhecimento de seu trabalho na JE. Aproveitou para destacar o apoio que teve do Tribunal de Justiça do Amapá, citando os desembargadores Carlos Tork, Gilberto Pinheiro, Carmo Antônio e a vice-presidente do TRE-AP, desembargadora Sueli Pini. “Agradeço em especial a Deus, minha família, e a confiança de todos por essa oportunidade, que são poucos que tiveram. Sou o primeiro advogado a ser reconduzido por dois presidentes da República. A minha família faz parte desse momento”, declarou emocionado o recém empossado.

Juiz Léo Furtado
Léo Alexandro de Lima Furtado é amapaense, casado e tem três filhos. Formou-se no ano de 2004 como bacharel em Direito pela Universidade Potiguar (UNP), no Rio Grande do Norte. Há 12 anos pertence a OAB/AP. É pós-graduado Lato Sensu em Direito Ambiental, especialização em Direito Eleitoral e doutorado em Direito Eleitoral pela Universidade de Buenos Aires (UBA). Também é professor universitário, em duas instituições particulares.

Juízes classistas no TRE
A seleção de juízes classistas para o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, é feita após o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), que escolhe três nomes na lista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com nomes de dez ou mais profissionais aptos a exercer a função.

A listagem é enviada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e por fim, o magistrado é escolhido pela presidência da República. Os juízes dos TREs e TSE são temporários, com mandatos de dois anos.

Fim de mandato
Ainda na sessão desta sexta-feira (29), a juíza Eleusa Muniz concluiu seu mandado de dois anos, como membro da Corte, na vaga da magistratura estadual.
O presidente do Regional, desembargador Manoel Brito, agradeceu à magistrada pela sua dedicação e empenho durante o período em que fez parte da Corte do TRE do Amapá. “Desejamos muito sucesso em sua nova missão e agradecemos pela sua memorável presença em nossa Corte”, concluiu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...