sábado, 29 de setembro de 2018

DIREITO ELEITORAL


 Direito Eleitoral
A importância de votar num candidato capacitado e preparado
De acordo com os registros de candidaturas a deputado estadual junto ao TRE/AP, o candidato com melhor currículo e expertise constitucional é Besaliel Rodrigues – nº 36*2*36, Partido PTC, pois o mesmo possui 2 (dois) cursos superiores (Direito e História), 1 (uma) pós-graduação/especialização em Gestão Pública, 1 (um) mestrado em Direito e 2 (dois) doutorados (Direito e Teologia), além de ser autor de 10 (dez) livros, ser articulista com mais de 500 (quinhentos) artigos publicados no Amapá e no Brasil, ser membro da Academia de Letras - ALEA e da Associação de Escritores - APES, ser o professor mais antigo de Direito Constitucional do Estado etc. Se a escolha fosse por currículo, com certeza absoluta Besaliel Rodrigues tiraria em 1º lugar. Em caso de dúvida é só comparar com o currículo dos demais candidatos/as.
  Falta uma semana para as eleições de 7 de outubro. O povo do Amapá anda muito insatisfeito com seus representantes atuais. Há um comentário geral de que, neste ano, na Assembleia Legislativa, p. ex., haverá uma renovação acima da média histórica, pois, ninguém aguenta mais os políticos profissionais, os empreendedores da democracia, aqueles que passam o mandato inteiro juntando dinheiro da corrupção para comprar votos no pleito seguinte.
  Fizemos algumas perguntas ao Dr. Besaliel Rodrigues, o candidato a deputado estadual com o melhor currículo acadêmico dentre todos os registrados junto à Justiça Eleitoral:
Pergunta 01: Como o senhor conseguiu conquistar este super currículo com tantas graduações e pós?
Dr. Besaliel Rodrigues: Com muita luta. Sou de origem muito pobre, mas não deixei a pobreza me vencer. Saí à luta, fui estudar e lutar até vencer. Não foi fácil. Na verdade, nada para os pobres é fácil.
Pergunta 02: O senhor tem uma deficiência. Isso lhe atrapalhou muito nos seus estudos?
Dr. Besaliel Rodrigues: Perdi um braço aos três anos num acidente de trânsito. Minha mãe me ajudou muito no processo de recuperação, mas, nunca isso me atrapalhou em nada. Na verdade, na vida, temos que ter foco e determinação. Foquei nos estudo e botei quente até chegar no topo da vitória.
Pergunta 03: Esse seu currículo enorme vai lhe ajudar a se eleger candidato?
Dr. Besaliel Rodrigues: Não. Na verdade vai me ajudar a ser, se eleito, um excelente deputado. A eleição, no Brasil, atualmente, está toda deturpada pela compra de votos. Você vai ver no dia 7 de outubro, domingo, às 20h, os sujeitos que irão se eleger deputados. A maioria dos eleitos serão os campeões de compra de votos. O povo está viciado; a maioria vende o voto. Eles não querem nem saber de candidato preparado. Isso soa aos ouvidos como balela. É por isso que o nosso país se encontra na condição que está. 
Pergunta 04: Mas o Ministério Público não fiscaliza e não combate a compra de votos?
Dr. Besaliel Rodrigues: Todos precisamos apoiar o Ministério Público! Seus membros são verdadeiros guerreiros. Trabalham como loucos, sem estrutura adequada, com quadros de pessoal reduzido, quase sem recursos etc. Saiba que somente Macapá tem 30 (trinta) mil pontes e vielas. Como o MP vai fiscalizar a mega distribuição de dinheiro na boca de urna nesses milhares de lugares na véspera e no dia da eleição com a estrutura que tem? É humanamente impossível. Aí, os políticos profissionais fazem a festa.
Pergunta 05: Em sua opinião, como se resolveria este problema da democracia brasileira?
Dr. Besaliel Rodrigues: Trata-se de um “câncer” de nossa democracia. Isso não se resolve do dia para noite. Mas, o processo de tratamento desta chaga pode iniciar com a eleição de pessoas novas, comprometidas com a modificação desta realidade. O ideal seria que as pessoas de bem, que não vendem os seus votos e estão insatisfeitas, votassem com mais critério, analisando o currículo, a expertise e as propostas/promessas dos candidatos. Ninguém aguenta mais tanta incompetência política.
Pergunta 06: Diz o ditado que “uma andorinha só não faz verão”. A Assembleia Legislativa Estadual possui 24 (vinte e quatro) deputados. Caso o senhor seja eleito, se a maioria deles não quiserem apoiar seus projetos, como vai ficar?
Dr. Besaliel Rodrigues: Seremos estratégicos. Existem vários mecanismos de pressão (jurídicos, sociais e parlamentares). Teremos cartas na manga. Essa é nossa área. Aguardem e verão!
Pergunta 07: O senhor tem chances de se eleger deputado estadual?
Dr. Besaliel Rodrigues: As chances existem, mas são mínimas. Entretanto a democracia exige apoio popular. Caso eu consiga convencer as pessoas a votarem em mim, juntamente com suas famílias e amigos, eleito, quero fazer um mandato histórico exclusivamente voltado aos interesses do povo do Amapá. Muito Obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...