sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Fenômeno do Equinócio de Primavera poderá ser visualizado durante todo o dia



Este ano, o alinhamento do Sol com a Linha do Equador está previsto para acontecer às 22h53min deste sábado, 22.

Acontece neste sábado, 22, o fenômeno do Equinócio de Primavera, momento que marca o início da estação, em que a Terra se inclina fazendo com que a Linha do Equador fique mais próxima da direção do sol. Em Macapá, o Monumento Marco Zero do Equador facilita a visualização do fenômeno, quando o Sol se posiciona exatamente no obelisco e podemos observar o fenômeno na projeção da sombra.
Apesar do alinhamento do Sol com a Linha do Equador acontecer este ano exatamente às 22h53min, o fenômeno poderá ser visualizado durante todo o dia. São aproximadamente 12 horas de período claro e outras 12 horas para a escuridão. Assim, a partir deste momento, a estação do ano muda.
A visualização do fenômeno será mais nítida vista do lado de fora do Marco Zero, bem em frente ao Estádio Olímpico Zerão, onde a linha imaginária ganha vida. O uso de binóculos e lunetas que não possuam lentes especiais não é recomendado, pois podem provocar danos à visão. Uma alternativa seria o uso de películas de sol utilizadas em veículos.
Para celebrar a ocasião, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) vai realizar durante todo o dia um MixTur no Meio do Mundo para recepcionar estudantes, visitantes e turistas. A partir das 19h, haverá apresentação de cantores regionais e bandas de rock do Amapá que promoverão o show Rock no Meio do Mundo. Às 22h53min, será a celebração do fenômeno com show pirotécnico, apresentação de grupos de marabaixo e show cultural.
EducaTur
Dentro da programação do Equinócio de Primavera, a Setur atendeu estudantes de escolas públicas e privadas através do projeto EducaTur, que promove ações de boas práticas de educação para o turismo, com o objetivo de despertar nos alunos o sentimento de pertencimento e preservação dos atrativos turístico do Estado.
O EducaTur visa qualificar capital humano para o setor turístico, além de melhorar a qualidade dos serviços ofertados, dotando o trade turístico, de profissionais capacitados, dando sustentabilidade para o desenvolvimento do setor turístico, com apelo para a economia local, e ainda, trabalhar fundamentos básicos do turismo nas escolas públicas e privadas de Macapá, como ferramenta de integração e inclusão social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...