sábado, 29 de setembro de 2018

PIONEIRISMO







"Mudar é sair da zona de conforto e exigi determinação de quem viu nas receitas caseiras uma oportunidade de negócio. “Eu pensei: Porque não tornar isso uma profissão?”


Ana Maria Ferreira Magalhães –empresária confeiteira, cake designer (designer de bolo) e professora

Jamille Nascimento
                 
Como uma mulher que passou parte de sua vida no magistério  vira uma empresária de sucesso comercializando o que mais ama fazer? É fácil responder: É amor! Utilizando as ferramentas oferecidas pela sua dedicação em ensinar, Ana Maria Ferreira Magalhães percebeu que é possível descobrir novas áreas de atuação profissional, preparar-se para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e onde novas vocações podem ser despertadas. É quase poesia essa historia. Seria. Mas o fato é que Ana venceu seus medos e teve coragem para investir toda sua experiência em seu próprio negócio. É inspiração. Leia essa história de superações e coragem, pois essas duas palavras definem essa mulher como a dona de uma empresa denominada ‘Bolos da Ana’. 
O segredo do sucesso – “Eu me realizo porque eu só trabalho para motivos de alegria”, diz a boleira Ana Maria Ferreira Magalhães, de 40 anos, ao falar sobre o sucesso do negócio que começou como um hobby e acabou virando profissão.
"Acredito que a confeitaria é arte e química ao mesmo tempo, pois temos que ter experiência e um sexto sentido na hora de combinar os sabores e finalizar um doce lindo aos olhos e saboroso na boca". 

Ana Magalhães tem seu aprendizado e o amor pela cozinha nas expertises de sua mãe e de suas irmãs e a decisão de caminhar no empreendedorismo de doceira ao filho Leonardo Magalhães que apóia a mãe e participa com ações tecnológicas e de marketing na internet.
"Me inspiro muito na confeitaria de raiz, onde com poucos e bons ingredientes combinados com boas técnicas resultarão em sobremesas de alta qualidade.  Sempre fui uma pessoa que gostava de rotina, porém não me imaginava fazendo a mesma coisa todos os dias. Foi nesse instante que decidi pela doceteria, porque sabia que ali eu teria muitas vertentes para analisar e não seria o mesmo todo o dia, sabia que não teria monotonia”.
Para confirmar essas raízes, Ana Maria Ferreira Magalhães nasceu em 20/02/1978, em Santa Luzia do Pacuí, nona irmã de 10 filhos, sendo 9 mulheres e 1 homem. Filha de Francisco e Maria Magalhães, vindos de família pobre, que tinham como o plantio a sua fonte de sobrevivência. Após migrarem para a cidade, Ana e suas irmãs estudaram em escola pública e sempre trabalharam desde muito jovens. 
Ela completou o magistério no antigo IETA (atual UEAP) aos 18 anos, mesmo período onde teve seu primeiro filho, Leonardo Magalhães Santos. Por conta das dificuldades, Ana agarrou uma oportunidade de ser professora na Vila Progresso – Bailique e teve que deixar seu filho aos cuidados da sua irmã caçula, Flávia Magalhães. 
A cozinha sempre esteve presente na vida das irmãs, aprender a cozinhar foi passando de irmã para irmã. Tornando todas as Magalhães cozinheiras de mão cheia. Porém, Ana seguiu sendo professora, mas sentindo que sua real vocação era para a confeitaria.
Sempre fazendo muito sucesso com seus bolos nos fins de semana que a família se reunia, ela tinha um sonho, que era quando chegasse aos 40 anos largaria tudo para viver o sonho de ser confeiteira. 
Bolo estrelado do aniversário do Filho Leonardo Magalhães Santos

O que pra muitas mulheres seria assustador, pra Ana era inspirador. Corajosa, Ana deu o pontapé inicial, com apoio do seu filho Leonardo, que também deixou a carreira de radiologista para apoiar sua maior inspiradora, sua mãe, criaram uma página na internet para divulgação de seus serviços sim! Hoje ela vende mais do que bolos, ela vende amor. E tudo que se faz com esse ingrediente não tem como dar errado. Ana vem crescendo no mercado de cake designer. Seus doces e bolos vem fazendo sucesso em muitos eventos na capital. 

Em comemoração ao dia do cliente, Leonardo teve uma ideia de marketing para juntar a gratidão a divulgação, tiveram a ideia de montar o sorteio de um dos bolos queridinhos das clientes. A página da rede social foi compartilhada mais de 300 vezes e teve mais de 800 comentários. Carimbando com toda a certeza o sucesso que é a "Ana bolos".
Mas a fórmula do sucesso não chegou com as receitas de bolo, que vem com doses certas e os ingredientes corretos. Exigiu determinação da mulher que viu nas receitas caseiras da família uma oportunidade de negócio. “Eu pensei: Porque não tornar isso uma profissão?”, relembra.

Hoje a maior inspiração de Ana Magalhães sem dúvida são os clientes, promover o prazer por meio do paladar e as outras mulheres que se inspiram no trabalho de Ana Magalhães e querem dar o pontapé inicial para serem empreendedoras e donas do próprio negócio. Para a empreendedora o amor a confeitaria derrubou todas as dificuldades encontradas pelo caminho e possibilitou que ela se tornasse a confeiteira que é hoje.

"Hoje tem hora que fico olhando pra cozinha quando acordo e fico admirando-a. Nem parece verdade que conquistei tudo isso.Com meu negócio eu tenho a ideia de crescer mais. Contratar funcionários e poder ajudar mais pessoas e famílias. Conquistei mais coisas do que antes, faço amizade com todo mundo, gosto de ajudar as outras pessoas".
Encerrando, Ana Maria Magalhães aproveita para agradecer aos que vem fechando parceria com ela nessa empreitada tão doce. O agradecimento vai para o empresário William Lourenço, da Casa do Sorveteiro. Que abre as portas do Espaço Culinário oferecendo cursos maravilhosos de cozinha. A toda a equipe da loja Casa do Sorveteiro, que sempre nos recebe com muito carinho.

"Agradeço a Rádio Difusora de Macapá e a nossa queridíssima jornalista Jamille Gato que é responsável pela nossa divulgação nos meios de comunicação mais importantes de Macapá. E a todo o marketing de Leonardo Magalhães Santos que é brilhante no que faz”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...