domingo, 14 de outubro de 2018

PAPO RETO








Escolha um lado ou seja irrelevante.


Roberto Coelho Junior


A política, na essência etimológica da palavra, é um conceito trabalhado por muitos filósofos durante a história. Surgiu na cultura clássica grega, com a obra clássica de Aristóteles que revolucionou a era do conhecimento ocidental. Com o passar dos séculos, a política conceituada por Aristóteles aos poucos foi deixando de ser uma simples organização das sociedades das polis gregas, e começou a criar raízes em diferentes linhas ideológicas.
 A revolução francesa foi sem dúvida um divisor de aguas pra humanidade, esse evento marcou o início da história contemporânea, com a Ascenção dos burgueses, novas linhas econômicas, novos conceitos de mercado e claro, abrindo espaço para novas ideias. Assim tivemos o início da polarização política, em uma reunião no salão da assembleia nacional da França, na esquerda sentaram os jacobinos (grupo liderado por extremistas, que acreditavam em revoluções radicais), e na direita os liberais girondinos que faziam parte da burguesia francesa. Desde então a direita e a esquerda se revezam em um status quo de poder constante. Com muito tempo se passando a esquerda foi se avermelhando com os ideias marxistas, das revoluções estatizantes comunistas. Já a direita seguiu caminhos opostos, com o crescimento do capitalismo alguns se pautaram muito mais pela economia em conceitos liberais, e outros se focaram mais em manter os valores sociais conservadores (família, cristianismo e calvinismo).
Fiz questão de desenhar esse quadro histórico para que o leitor não se sinta descontextualizado e entenda as razões pelas quais passamos por essa conturbação na política nacional. É só observar o que já está ai, em pleno 2018 somos tomados mais uma vez por essa disputa de poder entre duas linhas ideológicas antagônicas, e o brasil terá que escolher entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro. Enquanto os líderes petistas tem uma proposta totalmente estatizante, com maior intervencionismo do estado na imprensa, na economia e na própria justiça, visto que visam fazer uma reforma em todos os poderes da união e no próprio ministério público. Jair traz uma proposta que representa toda a direita Brasileira, com valores sociais conservadores (família tradicional, combate as drogas, proibição do aborto), e ao mesmo tempo uma economia de característica liberal, com a diminuição da intervenção do estado, facilitação ao setor privado e do agronegócio.
Felizmente, o brasileiro tem se mostrado politicamente mais incisivo em sua opinião. As eleições de 2018 nos mostraram que aqueles que nem chegaram perto do segundo turno e se apresentando como “isentos”, fracassaram de forma deplorável. O que acontece na verdade é que o povo brasileiro cansou de demagogia, de politicagem e de enrolação. Queremos posicionamentos claros, concretos e verdadeiros. Isso dá origem ao título deste artigo, escolha um lado ou simplesmente não exista. Esse cenário deu força pra candidatos de posicionamento firme, como Jair Bolsonaro, que não teme as críticas, que enfrenta o imprensa, e que mostra a todos suas opiniões. Mesmo que muita gente discorde, ele continua e segue líder nas pesquisas. 
A polarização política não deve ser confundida com paixão ideológica. Veja, política de forma resumida é um conjunto de valores econômicos, administrativos e sociais para melhor condução de um povo. Para essa definição, basta o campo ideológico. Porém muita gente vê isso e leva para o lado pessoal, fazendo uma simples discordância virar violência e ódio, isso é um erro grave que deve ser combatido. 
Pelo menos enquanto existir dois lados, a igualdade respira viva, pois ainda há caminhos para discordar. Mas se um dia isso acabar, e vivermos em um pais onde só um lado fala, o oxigênio da democracia acaba, e vira ditadura.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...