sábado, 24 de novembro de 2018

O esporte como ferramenta de transformação social





Projeto Social de Taekwondo da Academia Bruno Igreja dando um rumo a jovens carentes da periferia.

Reinaldo Coelho

O projeto social Campeões do Futuro, Taekwondo Amapá foi criado em 2011 e hoje se denomina "Nascidos Para Vencer, Desistir Jamais", onde são atendidas cerca de 160 crianças.Kiosanin Bruno Igreja é o fundador desse projeto social e sempre teve essa preocupação desde quando percebeu que o esporte era um dom em sua vida e que a inclusão e a participação de jovens moradores das áreas periféricas dos bairros Nova Esperança, Cuba de Asfalto e Zerão através do esporte, poderia afastá-los da convivência com as drogas e o crime.
Apesar das dificuldades os frequentadores do projeto social tem muita força de vontade em se tornar campeã da modalidade. O projeto oferece aulas de taekwondo gratuitamente para crianças carentes de bairros periféricos da Zona Sul de Macapá. Atletas como Venilton Teixeira, que já foi titular da seleção brasileira da modalidade, e Vitor Sandin, foram revelados no projeto e até hoje frequentam as aulas.
É a história de um dos jovens mestres do Taekwondo amapaense, o Bruno Igreja, batizado pelos seus pais como Wallex Bruno Lobato da Igreja mostra uma vida dedicada ao tae-kwon-do, em prol da divulgação e do desenvolvimento desta arte-esporte que ele utiliza acima de tudo como forma e filosofia de vida.
Com ampla formação nos seus 27anos de idade, Bruno (3º Dan), criou a Academia Bruno Igreja e a transformou em referência de sucesso no Estado do Amapá e nos eventos nacionais e internacionais.Mas Bruno Igreja vem investindo com recursos próprios nos seus projetos sociais que trabalham os jovens e tem conseguido frutificar com destaques de amapaenses a nível nacional.

"O meu projeto já revelou diversos talentos em âmbito nacional e internacional, os mais importantes, sem dúvida,são o Gabriel Nascimento e o Venilton Teixeira, ambos que compõem a seleção brasileira e possuem títulos internacionais. Com as recentes conquistas atraímos algumas parcerias com empresas privadas e com o governo do Amapá, onde os mesmos contribuem com nossas ações e com algumas despesas de viagens, mais esse apoio ainda é muito incerto, pois para algumas competições tem e para outras não".
Todos os anos sempre surgem os problemas para que possam participar das competições. Por isso é necessário que exista uma segurança financeira para que a preocupação dos alunos estejam focadas somente nos treinos e na evolução técnica, pois a ansiedade de que poderá ou não conseguir recursos para participar dos eventos tira o foco e promove a desconexão do tatame.

E essa preocupação ainda não foi superada, em 2014 o Projeto Social vendeu camisetas para levar atletas a competição nacional e o valor arrecadado foi destinado a compra de passagens e custear despesas de 12 atletas do taekwondo. Grupo iriam disputar o Campeonato Brasileiro da modalidade.

Problemas

Esse ano de novo se repete a necessidade de angariar recursos, mais para que o projeto continue existindo, pois existe um imbróglio judicial que pode levar ao fechamento da sede do Projeto Social comandado pro Bruno Igreja.
Conforme o espaço foi aumentando, foi crescendo também o número de participantes e, com eles, o barulho. Além disso, o vizinho ainda reclama que a academia cresceu sem planejamento, tendo seu telhado construído em cima do muro.
“Ele alega que o entra e sai dos meninos incomoda. Além disso tem a questão de o telhado da academia ser construída em cima do muro. A gente cresceu sem esses tipo de planejamento, até porque nós não tínhamos recursos porque não cobramos pelas aulas”, justificou Bruno Igreja.
Na última audiência, que aconteceu no dia 17 de outubro, o atleta ofereceu um acordo para o vizinho, que consiste em revestir a academia com material acústico, o que segundo ele, pode impedir a passagem do som emitido pelos atletas.
Para essa adaptação, Igreja calculou um custo de R$ 30 mil. Ele também já avalia que o revestimento irá obrigá-lo a climatizar o local, o que vai onerar ainda mais a academia com o custo da energia elétrica. A reforma está programada para iniciar em 1º de janeiro. Hoje, a academia sobrevive por meio de doações.
"Com muita luta mantemos o Projeto aberto ao longo desses 7 anos, por infelicidade do destino um denossos vizinhos, entrou com uma ação na 7ª Vara do Juizado Especial, para que seja feito uma acústica e alterações estruturais na academia, caso contrário, o mesmo solicitou o fechamento da academia até que sua solicitação seja atendida, alegando perturbação do sossego por conta dos barulhos gerados nos horários de treino. No dia 17 de outubro acordou-se judicialmente o prazo para iniciar as obras, para o dia 1° de janeiro".
Bruno destaca que o Projeto é de cunho social, totalmente gratuito, a manutenção do espaço e o pagamento de monitor é feito através de uma parceria com a empresa Macapá Pilots. "Essa parceria com a Macapá Pilots, a qual agradecemos muito pelo apoio,porém as demais despesas e ações são custeadas através de doações".
Desta formaBruno Igreja vem publicando através das redes sociais e da imprensa apoio na compra de ima RIFA ou através de DOAÇÕES EM UMA VAQUINHA VIRTUAL, todo valor arrecadado será direcionado para o início das alterações estruturais no mês de janeiro, como acordado judicialmente.

FORMAS DE CONTRIBUIÇÃO

1- RIFA R$ 5,00

2- LINK DA VAQUINHA:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajudem-o-projeto-social-nascidos-para-vencer-desistir-jamais

3- TRANSFERÊNCIAS BANCÁRIAS

Banco do Brasil 
Ag 3851-2
CC 36.129-1
Clube de Taekwondo Bruno Igreja
CNPJ: 14.026.451/0001-02
Desde já agradeço pela atenção e para mais informações – BRUNO IGREJA 98127-1257.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...