Jovens amapaenses estão
revelando talento tecnológico no Brasil e no Exterior
Estamos
crescendo na era digital, significa que antigos paradigmas desaparecem e se
criam novos. Então, temos de ter os melhores para mostrar o ‘caminho das
pedras’ e compartilhar conhecimentos. E o Amapá tem nesses jovens gênios que
estão sendo revelados nas escolas amapaenses, públicas e privadas, o seu melhor
e que precisam de incentivos e o poder público estadual estar investindo nessa
área com a fomentação de projetos científicos.
Reinaldo Coelho
Projetos
desenvolvidos por alunos de faculdades, cursos técnicos e escolas públicas e
privadas do Amapá tem
alcançado sucesso a nível regional, nacional e internacional, com premiações e
reconhecimentos de alto nível. O Amapá precisa de avanços tecnológicos através
de incentivo e políticas públicas voltadas para a tecnologia, inovação e
empreendedorismo. E o governo estadual
tem montado programas e projetos que alavancam o potencial dos jovens
amapaenses, principalmente no Ensino Médio, através da Secretaria Estadual de
Ciência e Tecnologia (SETEC) em parcerias com a secretaria de Educação e demais
órgãos estaduais.
O
importante é fazer eclodir o potencial da garotada amapaense para a produção e
para a troca de experiência tecnológica e inventiva. Estamos saindo da era
industrial e entrando na era digital. Isso significa que antigos paradigmas
desaparecem e se criam novos. Então, temos de ter os melhores para mostrar o
‘caminho das pedras’ e compartilhar conhecimentos. E o Amapá tem nesses jovens
gênios, que precisam de incentivos e o poder público estadual estar investindo
nessa área.
E
mostrando para a sociedade amapaense, poder público e aos futuros apoiadores,
que o Amapá tem excelentes projetos de tecnologia que precisam de incentivo e
investimento mostrando a capacidade técnica que tem o Estado.
O titular da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), Rafael
Pontes, explicou a reportagem que o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e
Inovação já inicia no Ensino Fundamental estimulando professores que iniciem desenvolvimentos
de atividades e promovam iniciação cientifica e o contato dos alunos com a
ciência de tal modo que sejam preparado para uma educação com viés cientifico e
possam alcançar as Universidades após os seus Ensino Médio.
Secretário Rafael Pontes da Setec |
“O
governo do Estado do Amapá vem integrando políticas públicas que possam
integrar a educação, a ciência e tecnologia, preparando desde o Ensino
Fundamental, Médio e Superior para possam fortalecer essa integração entre as
escolas, as Universidades, o mercado e a sociedade. Onde o governo é o ator que
promove essas ações”.
O
gestor ressaltou que nesse ano vem sendo planejado juntamente com a secretaria
de Educação (SEED), a SETEC, as Universidades, as instituições de pesquisas e
ouvindo as demandas de mercado e montagem de editais para que possa fomentar
direto na educação recursos para desenvolvimento de iniciação científicas e
programas de possam gerar projetos, para que os alunos tenham sua iniciação no
mundo da Ciência.
“Esse
é um projeto que vem gerando brilhantes resultados, não somente para o Amapá,
mas tem alavancado todo o talento amapaense em feiras nacionais e
internacionais”.
Em
2017 aconteceu o primeiro formato de fomento de editais para professores da
rede básica do ensino público, onde foram contemplados professores nos 16
municípios. Rafael Pontes destacou que com isso aconteceram a aprovação de
projetos merecedores de premiação no Amapá e que foram representar Brasil a
fora em feiras e ações no exterior.
“É
uma ação importante que o governo estadual irá manter nesse ano de 2019”,
finalizou o secretário.
O papel do professor no
desenvolvimento científico
O
professor em sala de aula tem a meta de orientar a formação educacional do seus
alunos, assim como descobrir e incentivar suas tendências profissionais,
através da pesquisa e criatividade científica. O poder público consciente da
potencialidade dos jovens que em pleno Século XXI já nascem convivendo com a
tecnologia e tem no seu dia a dia conectado com as descobertas cientificas,
possuem a capacidade de criar, inventar e adaptar as necessidades de vida com
os avanços cientificas, muitas vezes por eles criados.
Professor Aldeni Melo de Oliveira |
Um
desses mestres reconhecidos no cenário amapaense é o professor Aldeni Melo de
Oliveira, 42 anos, há 22 anos atuando no magistério, é Biólogo, Mestre em Ciências
e Doutor em Ensino. Procurado pela reportagem do Tribuna Amapaense, ele
mostrou-se um entusiasta da pesquisa cientifica que está acontecendo no Amapá.
“Eu
já tenho vários projetos premidos e que participaram de Feiras na Argentina, Colômbia,
Peru, Azerbaijão. No México foram quatro projetos. Estivemos na maior feira do mundo
nos Estados Unidos, onde representamos não só o Estado do Amapá, mais a Região
Norte do Brasil e trouxemos o primeiro lugar na Categoria Especial”.
Aldenir Melo e Caio Venicius |
Em outubro de 2018, Aldenir Melo e Caio Venicius,
uma parceria de sucesso estiveram na Mostra Internacional de Ciência e
Tecnologia (MOSTRATEC) 2018, em Novo Hamburgo (RS) com três projetos de
estudantes da rede pública de ensino do Amapá foram premiados. Além de medalhas
e certificados as iniciativas receberam credenciais para feiras internacionais
na Tunísia, Estados Unidos e México.
Caio Vinicius um estudante
amapaense nos EUA
Em 2018 foi um ano de grandes sucessos de
amapaenses nas feiras e eventos nacionais e internacionais conquistando
premiações inéditas e trazendo para o Estado projetos científicos laureados
pela inovação tecnológica. Em maio de 2018 o Brasil foi representado na Feira
Intel-Isef por 25 alunos de diferentes estados e seus 18 projetos, entre eles,
o Energia Solar Fotovoltaica, de Caio Vinícius Lima de Souza. A proposta
ambiental sustentável dessaliniza água usando energia solar. O projeto,
orientado pelo professor Aldeni Melo, da Escola Estadual Santina Rioli, surgiu
a partir da realidade vivida pelas famílias da Vila do Sucuriju, no município
de Amapá.
O estudante e o professor orientador integraram a
delegação brasileira, após conquistar o 6º lugar na Mostra Brasileira de
Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do
Sul, em outubro de 2017. O professor tem outros 15 projetos em desenvolvimento
com alunos da rede estadual de ensino do Amapá. A conquista internacional deu
um "plus" ao educando.
“Retorno ao Amapá com o sentimento de ter honrado
meu Estado e meu país. Sentimento do peito, cheio de orgulho e lágrimas, por
saber que a vitória veio apesar das barreiras encontradas pelo caminho, o que
deu mais sabor ao prêmio”, destacou Aldeni Melo.
Para o Professor Aldeni Melo o orgulho de ter Caio
Venicius como seu orientado é enorme. “O Caio Vinicius Lima é orientado por mim
desde quando foi meu aluno no Santina Rioli no 7º ano. Hoje ele estuda o 2º ano
do ensino médio no CCA (onde eu não trabalho) continuou na Escola Santina
Rioli, porém continuo orientando ele”.
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