sábado, 19 de janeiro de 2019

DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO


Jovens amapaenses estão revelando talento tecnológico no Brasil e no Exterior   

Estamos crescendo na era digital, significa que antigos paradigmas desaparecem e se criam novos. Então, temos de ter os melhores para mostrar o ‘caminho das pedras’ e compartilhar conhecimentos. E o Amapá tem nesses jovens gênios que estão sendo revelados nas escolas amapaenses, públicas e privadas, o seu melhor e que precisam de incentivos e o poder público estadual estar investindo nessa área com a fomentação de projetos científicos.

Reinaldo Coelho

Projetos desenvolvidos por alunos de faculdades, cursos técnicos e escolas públicas e privadas do Amapá tem alcançado sucesso a nível regional, nacional e internacional, com premiações e reconhecimentos de alto nível. O Amapá precisa de avanços tecnológicos através de incentivo e políticas públicas voltadas para a tecnologia, inovação e empreendedorismo.  E o governo estadual tem montado programas e projetos que alavancam o potencial dos jovens amapaenses, principalmente no Ensino Médio, através da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (SETEC) em parcerias com a secretaria de Educação e demais órgãos estaduais.
O importante é fazer eclodir o potencial da garotada amapaense para a produção e para a troca de experiência tecnológica e inventiva. Estamos saindo da era industrial e entrando na era digital. Isso significa que antigos paradigmas desaparecem e se criam novos. Então, temos de ter os melhores para mostrar o ‘caminho das pedras’ e compartilhar conhecimentos. E o Amapá tem nesses jovens gênios, que precisam de incentivos e o poder público estadual estar investindo nessa área.

E mostrando para a sociedade amapaense, poder público e aos futuros apoiadores, que o Amapá tem excelentes projetos de tecnologia que precisam de incentivo e investimento mostrando a capacidade técnica que tem o Estado.
Secretário Rafael Pontes da Setec
O titular da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SETEC), Rafael Pontes, explicou a reportagem que o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e Inovação já inicia no Ensino Fundamental estimulando professores que iniciem desenvolvimentos de atividades e promovam iniciação cientifica e o contato dos alunos com a ciência de tal modo que sejam preparado para uma educação com viés cientifico e possam alcançar as Universidades após os seus Ensino Médio.
“O governo do Estado do Amapá vem integrando políticas públicas que possam integrar a educação, a ciência e tecnologia, preparando desde o Ensino Fundamental, Médio e Superior para possam fortalecer essa integração entre as escolas, as Universidades, o mercado e a sociedade. Onde o governo é o ator que promove essas ações”.
O gestor ressaltou que nesse ano vem sendo planejado juntamente com a secretaria de Educação (SEED), a SETEC, as Universidades, as instituições de pesquisas e ouvindo as demandas de mercado e montagem de editais para que possa fomentar direto na educação recursos para desenvolvimento de iniciação científicas e programas de possam gerar projetos, para que os alunos tenham sua iniciação no mundo da Ciência.

“Esse é um projeto que vem gerando brilhantes resultados, não somente para o Amapá, mas tem alavancado todo o talento amapaense em feiras nacionais e internacionais”.
Em 2017 aconteceu o primeiro formato de fomento de editais para professores da rede básica do ensino público, onde foram contemplados professores nos 16 municípios. Rafael Pontes destacou que com isso aconteceram a aprovação de projetos merecedores de premiação no Amapá e que foram representar Brasil a fora em feiras e ações no exterior.
“É uma ação importante que o governo estadual irá manter nesse ano de 2019”, finalizou o secretário.

O papel do professor no desenvolvimento científico

O professor em sala de aula tem a meta de orientar a formação educacional do seus alunos, assim como descobrir e incentivar suas tendências profissionais, através da pesquisa e criatividade científica. O poder público consciente da potencialidade dos jovens que em pleno Século XXI já nascem convivendo com a tecnologia e tem no seu dia a dia conectado com as descobertas cientificas, possuem a capacidade de criar, inventar e adaptar as necessidades de vida com os avanços cientificas, muitas vezes por eles criados.
Professor Aldeni Melo de Oliveira
Um desses mestres reconhecidos no cenário amapaense é o professor Aldeni Melo de Oliveira, 42 anos, há 22 anos atuando no magistério, é Biólogo, Mestre em Ciências e Doutor em Ensino. Procurado pela reportagem do Tribuna Amapaense, ele mostrou-se um entusiasta da pesquisa cientifica que está acontecendo no Amapá.
“Eu já tenho vários projetos premidos e que participaram de Feiras na Argentina, Colômbia, Peru, Azerbaijão. No México foram quatro projetos. Estivemos na maior feira do mundo nos Estados Unidos, onde representamos não só o Estado do Amapá, mais a Região Norte do Brasil e trouxemos o primeiro lugar na Categoria Especial”.

Aldenir Melo e Caio Venicius
Em outubro de 2018, Aldenir Melo e Caio Venicius, uma parceria de sucesso estiveram na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC) 2018, em Novo Hamburgo (RS) com três projetos de estudantes da rede pública de ensino do Amapá foram premiados. Além de medalhas e certificados as iniciativas receberam credenciais para feiras internacionais na Tunísia, Estados Unidos e México.
 
Caio Vinicius um estudante amapaense nos EUA

Em 2018 foi um ano de grandes sucessos de amapaenses nas feiras e eventos nacionais e internacionais conquistando premiações inéditas e trazendo para o Estado projetos científicos laureados pela inovação tecnológica. Em maio de 2018 o Brasil foi representado na Feira Intel-Isef por 25 alunos de diferentes estados e seus 18 projetos, entre eles, o Energia Solar Fotovoltaica, de Caio Vinícius Lima de Souza. A proposta ambiental sustentável dessaliniza água usando energia solar. O projeto, orientado pelo professor Aldeni Melo, da Escola Estadual Santina Rioli, surgiu a partir da realidade vivida pelas famílias da Vila do Sucuriju, no município de Amapá.
O estudante e o professor orientador integraram a delegação brasileira, após conquistar o 6º lugar na Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), realizada em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, em outubro de 2017. O professor tem outros 15 projetos em desenvolvimento com alunos da rede estadual de ensino do Amapá. A conquista internacional deu um "plus" ao educando.
“Retorno ao Amapá com o sentimento de ter honrado meu Estado e meu país. Sentimento do peito, cheio de orgulho e lágrimas, por saber que a vitória veio apesar das barreiras encontradas pelo caminho, o que deu mais sabor ao prêmio”, destacou Aldeni Melo.
Para o Professor Aldeni Melo o orgulho de ter Caio Venicius como seu orientado é enorme. “O Caio Vinicius Lima é orientado por mim desde quando foi meu aluno no Santina Rioli no 7º ano. Hoje ele estuda o 2º ano do ensino médio no CCA (onde eu não trabalho) continuou na Escola Santina Rioli, porém continuo orientando ele”.

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