domingo, 3 de fevereiro de 2019

SAÚDE EM FOCO



PREVENÇÃO E TRATAMENTO NATURAL DAS DOENÇAS DAS ARTICULAÇÕES.  


       Quando a espécie humana passou a assumir a postura ereta e bípede passou também a ter maior risco de desenvolver alterações na coluna vertebral e nas demais articulações. 
        O diagnóstico de desvio de coluna ocorre em adultos e crianças e com  diversas queixas: dores de cabeça, dores abdominais, dores nos membros superiores, lombalgias, dores agudas no peito e até falta de ar e sensação de desmaio. Temos a escoliose, lordose, cifose ou cifo-escoliose.
        Com o avançar da idade, as articulações passam por mudanças significativas e seus movimentos se tornam doloridos. Acometem a coluna, membros e quadril (coxofemoral),que sofrem processo de desgaste, influenciado pelo atrito e carga excessiva.
     NA COLUNA OCORREM 90% DAS DOENÇAS E DORES ARTICULARES
            As alterações dos discos intervertebrais, as hérnias de disco, as subluxações, o enfraquecimento nutricional, desidratação dos discos, osteoporose vertebral, causam desalinhamento, alterando o movimento individual desta articulação.  A artrose decorre dessas mudanças e alterações motoras e funcionais, resultando em neoformação de calos ósseos. Esses calos denominam-se osteófitos ou “bico-de-papagaio”.
SINAIS DE ALERTA E AS ATITUDES PARA PREVENEIR DOENÇAS ARTICULAÇÕES.
         Os sinais de alerta que indicam o envelhecimento: ter 40 anos ou mais; artrite na família; excesso do peso; fazer pouco exercício; trabalho com movimentos repetitivos; sentir a necessidade de esticar as costas; as juntas estão “rangendo” (estalando) e ficando menos flexíveis, inchandas, mudando de forma ou doendo.  
       As discopatias e hérnia de disco, que acometem o disco intervertebral, decorrem dos do desalinhamento da coluna. O  prolapso discal e a hérnia de disco, que comprime nervos raquidianos ou a medula espinhal, causando dores agudas ou crônicas.
       O disco intervertebral é uma das poucas estruturas do corpo que não é vascularizada (nele não chega sangue). Sua nutrição e hidratação são feitas pelas estruturas adjacentes. Se estes não estiverem nutridos e hidratados os discos enfraquecem progressivamente.
                   
        Temos terapias complementares que podem auxiliar como a Medicina Tradicional Chinesa (Shiatsu, Do-In, Tui-na) e da Medicina Indiana (Shantala), Massoterapia e o Pilates, técnicas e exercícios específicos para determinados casos de distúrbios da coluna e articulações. A Quiropraxia, que é o ajuste das articulações do corpo com uso exclusivo das mãos. Difere da Quiropatia, que além das técnicas manuais enfoca uma filosofia de vida e de saúde.
                PREVENÇÃO DAS DOENÇAS  ARTICULARES 
        Mas para cuidar melhor das articulações ou retardar os efeitos maléficos do processo de envelhecimento, podemos tomar algumas medidas preventivas:
        Manter uma dieta saudável: com frutas frescas, vegetais, sementes, grãos integrais e óleo de peixe; a bromelina, que é analgésica; alimentos ricos em Vitamina C: atua na síntese de colágeno e com efeito antioxidante; manutenção do peso ideal: o excesso de gordura aumenta a carga nas articulações;
         Fazer exercícios e alongamentos regularmente: ajuda a lubrificar as articulações, preservar a força muscular; consumo adequado de água: para  hidratação das juntas; ingerir suplementos contendo glucosamina e colágeno: antinflamatórios e estimulam a formação de cartilagem.
        Tratamento auxiliar com plantas medicinais: como gengibre, garra-do-diabo, unha-de –gato, marapuama, cavalinha e urtiga; Quiropatia:  possui a filosofia de que a saúde é uma manifestação natural e deve ser restabelecida por vias naturais, não agressivas. 28.01.2019.

             
                                                        



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...