domingo, 10 de março de 2019

CRÔNICA DA SEMANA - CÍCERO BORDALO JR


E LÁ SE FOI O COQUEIRO DA  FRENTE DA OAB


....Depois de reinar por cerca de 80 anos como o ponto mais alto da orla de Macapá, eis que nesse melancólico sábado de carnaval teve seu ocaso. Provavelmente plantado pela equipe do coronel JANARY NUNES quando aqui aportou no início dos anos 40.... Já aparece nas fotos da frente da cidade feitas em1943.
Nessa sua longa jornada, testemunhou trechos importantes da história do TERRITÓRIO e posterior ESTADO DO AMAPÁ. Estrategicamente situado em frente do FÓRUM DE MACAPA, certamente por centenas de vezes sua frondosa copa ecoou as eloquentes defesas protagonizadas pelos saudosos advogados CÍCERO BORDALO, PEDRO PETICOV, e muitos outros….
Dali acompanhou do início ao fim o grande conflito,que foi a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, a passagem diária do caminhão do FLIP GUARANÁ, comandado pelo ALCIDES RAMOS, popular SOLDADO, do CAMARÃO FRITO (aquele do carrinho de pipoca), do ISNARD LIMA, do KAMBETA, do SADRAQUE, enfim, pessoas daquelas redondezas.
 Pelo lado do caudaloso Amazonas, assistiu a passagem das montanhas de MANGANÊS de SERRA DO NAVIO, rumando para as terras de “TIO SAM”, afinal era o auge da GUERRA FRIA, e nosso minério se tornara o fiel da balança na disputa entre as grandes potências. Em janeiro de 1958, viu chegar o barco ITAGUARI, trazendo os corpos de COARACY NUNES, HILDEMAR MAIA é HAMILTON SILVA, mortos em trágico acidente no Macacoarí….
Nos anos 70 foi a passagem do complexo industrial da JARY CELULOSE, depois de percorrer três oceanos, do milionário americano DANIEL LUDWIG.

Mas aí surgiram as TORRES GÊMEAS da Praça Barão, que usurparam seu reinado...a longa estiagem do ano passado lhe aplicou o golpe de misericórdia.... Era muito, muita coisa para o velho e combalido OCTOGENÁRIO....
   No último mês de fevereiro começou a inclinar, ameaçando espatifar-se sobre o leito da Rua Azarias Neto…. Então os “HOMI” da prefeitura vieram, e, de motosserra em punho, fizeram o “serviço”, executaram a  sentença......
(Autor: José M. Botelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...