Novo Aeroporto de
Macapá
Inauguração
prevista para abril
Após uma saga histórica,
o Aeroporto Internacional de Macapá Salomão Alcolumbre, terá as luzes de suas
pistas acesas e decolará com a sua inauguração prevista para a primeira semana de Abril.
E de acordo com o senador Randolfe Rodrigues (REDE) declarou em entrevista que “A
obra está pronta e o embarque o desembarque já estarão sendo feitos no novo
terminal. Foi uma saga até aqui; a pedra fundamental foi lançada em 2006, em
2007 a obra foi paralisada decorrência de uma Operação da Polícia Federal (PF)
determinada pelo TCU (Tribunal de Contas da União), e em 2013 aprovamos a
primeira emenda de bancada; no ano seguinte houve nova licitação e uma nova
empresa contratada; em novembro de 2017 destinamos duas emendas de banca, cada
uma no valor de R$ 80 milhões, aprovada pela maioria da bancada e tivemos a
retomada da obra; e a conclusão finalmente acontece agora em abril de 2019”,
relatou.
Consolidação
Para o governador
Waldez Góes é prioridade para o Governo do Amapá garantir a conclusão novo
Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, o chefe do Executivo destacou que,
entre outras estratégias, o novo aeroporto é fundamental na integração do
projeto de infraestrutura do polo industrial da Zona Franca Verde (ZFV) de
Macapá e Santana.
Segundo Góes, um
leque de oportunidades de mercado vai se formar com a conclusão do aeroporto,
cujo funcionamento faz parte de um planejamento elaborado para interligar e
desenvolver a economia do Estado.
Aeroporto faz
parte do eixo de desenvolvimento
O Plano de
Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) do governo do Estado visa desenvolver
a economia de várias regiões, que compõem polos produtivos distribuídos pelo
Estado. O planejamento prevê um conjunto de obras, do qual destacam-se o novo
aeroporto e a Ponte da Integração Washington dos Santos, que vão agregar a
infraestrutura e logística necessária para dinamizar a economia.
O PDRI contempla,
ainda, a integração pelo Plano Rodoviário Estadual: Pavimentação da BR 156 –
Sul e Norte, retomada do asfaltamento da AP-070, asfaltamento da AP-010,
construção da Ponte do Vila Nova (já entregue), alargamento da Rodovia Duca
Serra e obras da Ponte da Integração (entregue).
Com todos estes
equipamentos logísticos em funcionamento, outros quatro Distritos Industriais,
além de Macapá e Santana, deverão ser criados em: Mazagão, Laranjal do Jari, e
dois específicos para Macapá e o Porto do Céu.
Além do aspecto
econômico, o chefe do Executivo Estadual também enfatizou o planejamento do
Estado para a urbanização no entorno das áreas da Infraero, como a construção
da Linha Azul, via que vai interligar as Zonas Norte e Zona Sul da capital, com
acesso pelo aeroporto. Além de melhorar a mobilidade urbana da capital, o
empreendimento vai garantir maior segurança à área da Infraero, que já foi alvo
de invasões.
Novo aeroporto
O complexo contará
com 27 mil metros quadrados, quatro vezes maior do que o atual terminal de
passageiros, com um sistema viário de acesso, novo pátio e terminal, além de
algumas edificações complementares. O número de cabines de check in ampliará de
10 para 25.
Também serão
construídos, no local, três pontes de embarques, através de conectores,
elevadores, dois níveis de escada rolante e, mais de 700 vagas para
estacionamento de veículos, mais que o dobro da capacidade atual, que é de 150.
E a capacidade de passageiros será de 5 milhões, anualmente. As obras estão
previstas para serem concluídas em dezembro deste ano.
O pátio do
aeroporto será capaz de abrigar até dez aviões, simultaneamente e, haverá três
estruturas que protegerão os passageiros ao sair da aeronave. “Trata-se de uma
instalação nova, com características semelhantes a dos aeroportos mais modernos
do mundo, o que vai melhorar muito a infraestrutura aeroportuária do Estado”,
frisou o ministro Valter Casimiro
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