quarta-feira, 27 de março de 2019

Novo Aeroporto de Macapá


Novo Aeroporto de Macapá
Inauguração prevista para abril


Após uma saga histórica, o Aeroporto Internacional de Macapá Salomão Alcolumbre, terá as luzes de suas pistas acesas e decolará com a sua inauguração prevista para a primeira semana de Abril. 
E de acordo com o senador Randolfe Rodrigues (REDE) declarou em entrevista que “A obra está pronta e o embarque o desembarque já estarão sendo feitos no novo terminal. Foi uma saga até aqui; a pedra fundamental foi lançada em 2006, em 2007 a obra foi paralisada decorrência de uma Operação da Polícia Federal (PF) determinada pelo TCU (Tribunal de Contas da União), e em 2013 aprovamos a primeira emenda de bancada; no ano seguinte houve nova licitação e uma nova empresa contratada; em novembro de 2017 destinamos duas emendas de banca, cada uma no valor de R$ 80 milhões, aprovada pela maioria da bancada e tivemos a retomada da obra; e a conclusão finalmente acontece agora em abril de 2019”, relatou.
Consolidação
Para o governador Waldez Góes é prioridade para o Governo do Amapá garantir a conclusão novo Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre, o chefe do Executivo destacou que, entre outras estratégias, o novo aeroporto é fundamental na integração do projeto de infraestrutura do polo industrial da Zona Franca Verde (ZFV) de Macapá e Santana.

Segundo Góes, um leque de oportunidades de mercado vai se formar com a conclusão do aeroporto, cujo funcionamento faz parte de um planejamento elaborado para interligar e desenvolver a economia do Estado.

Aeroporto faz parte do eixo de desenvolvimento

O Plano de Desenvolvimento Regional Integrado (PDRI) do governo do Estado visa desenvolver a economia de várias regiões, que compõem polos produtivos distribuídos pelo Estado. O planejamento prevê um conjunto de obras, do qual destacam-se o novo aeroporto e a Ponte da Integração Washington dos Santos, que vão agregar a infraestrutura e logística necessária para dinamizar a economia.

O PDRI contempla, ainda, a integração pelo Plano Rodoviário Estadual: Pavimentação da BR 156 – Sul e Norte, retomada do asfaltamento da AP-070, asfaltamento da AP-010, construção da Ponte do Vila Nova (já entregue), alargamento da Rodovia Duca Serra e obras da Ponte da Integração (entregue).

Com todos estes equipamentos logísticos em funcionamento, outros quatro Distritos Industriais, além de Macapá e Santana, deverão ser criados em: Mazagão, Laranjal do Jari, e dois específicos para Macapá e o Porto do Céu.



Além do aspecto econômico, o chefe do Executivo Estadual também enfatizou o planejamento do Estado para a urbanização no entorno das áreas da Infraero, como a construção da Linha Azul, via que vai interligar as Zonas Norte e Zona Sul da capital, com acesso pelo aeroporto. Além de melhorar a mobilidade urbana da capital, o empreendimento vai garantir maior segurança à área da Infraero, que já foi alvo de invasões.

Novo aeroporto

O complexo contará com 27 mil metros quadrados, quatro vezes maior do que o atual terminal de passageiros, com um sistema viário de acesso, novo pátio e terminal, além de algumas edificações complementares. O número de cabines de check in ampliará de 10 para 25.

Também serão construídos, no local, três pontes de embarques, através de conectores, elevadores, dois níveis de escada rolante e, mais de 700 vagas para estacionamento de veículos, mais que o dobro da capacidade atual, que é de 150. E a capacidade de passageiros será de 5 milhões, anualmente. As obras estão previstas para serem concluídas em dezembro deste ano.

O pátio do aeroporto será capaz de abrigar até dez aviões, simultaneamente e, haverá três estruturas que protegerão os passageiros ao sair da aeronave. “Trata-se de uma instalação nova, com características semelhantes a dos aeroportos mais modernos do mundo, o que vai melhorar muito a infraestrutura aeroportuária do Estado”, frisou o ministro Valter Casimiro


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