sábado, 16 de março de 2019

SAÚDE EM FOCO - JARBAS ATAÍDE


PLANTAS ANTOXIDANTES NAS DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS


        Em agosto de 2017 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, tirei fotos de alguns pôsteres de estudantes de Medicina falando de pesquisas do efeito neuroprotetor e antioxidante dos flavonoides. Escrevi um  artigo do “Efeito Curativo e Antioxidante dos Bioflavonóides”, publicado no TA em 13.10.2015.
        A ação farmacológica dos flavonoides, presente nas plantas, possuem três propriedades: a) ação sobre os capilares venosos; b) ação em distúrbios cardíacos e circulatórios; c) ação antiespasmódica. Possuem papel vasoprotetor e reduzindo a permeabilidade capilar, atuando na hemorragia, fragilidade capilar e insuficiência venosa.
       A maioria dessas plantas é antioxidante, cujos compostos fenólicos constituem o principal grupo e entre estes os flavonoides. Eles possuem propriedades medicinais e farmacológicas já estudadas, tais como anti-inflamatórios, antibacterianos, antivirais, antialérgicos e antitumorais, além das propriedades antioxidantes. 
       As plantas que possuem os flavonóides além da ação protetora dos vasos possuem outras utilidades, tais como diuréticas, antiespasmódicas, estrogênicas, hipoglicemiantes, hemostáticas, adstringente, vasoconstritora e anti-inflamatórias.
      Nos estudos contidos nos pôsteres, encontrei um que me chamou a atenção: “ Potencial de Prevenção dos Flavonoides em Doenças Neurovegetativas: revisão baseada em nível de evidencias”. Os resultados mostraram a propriedade antioxidante (contra radicais livres, ativação de enzimas), peroxidação lipídica, redução da neuro-inflamação e controle de morte celular, atuando inclusive nas demências, Alzheimer e Doença de Parkinson.
     O estudo conclui que “os flavonoides apresentam grande potencial neuroprotetor , com  atuação em diversas vias ...neuronais por meio de mecanismos  antioxidantes e antinflamatórios,...importante alternativa terapêutica nas doenças neurodegenerativas...como Alzheimer e Parkinson”. (Santana MG et al, 2017).
     Relembrando o artigo de minha autoria de 2015, digo que os bioflavonóides são potentes antioxidantes, capazes de reduzir ou inibir a oxidação celular, impedindo a lesão das membranas e a parede dos vasos sanguíneos (endotélio). Com atuação na Diabetes II, Hipertensão, Distúrbios Circulatórios Periféricos, Tromboflebites, Varizes, etc.

        Uma das variedades de bioflavonóides, as antocianidinas são encontradas na uva (Vitis vinifera), hamamélis(H. vigininiana) e Ginkgo (G. biloba), possuindo  papel vasoprotetor na fragilidade capilar e insuficiência venosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...