segunda-feira, 13 de maio de 2019

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - 62 ANOS DA CAPELINHA AO SANTUÁRIO


13 de maio
Dia de Nossa Senhora de Fátima
Em 1957 a primeira capelinha e o Santuário de Fátima em Macapá

62 ANOS DE CAPELINHA A SANTUÁRIO
     
 Reinaldo Coelho


Hoje 13 de maio comemoramos o dia de Nossa Senhora de Fátima, uma das mais recentes aparições de Maria diante da humanidade, com grandes revelações para os cristãos.

Nossa Senhora de Fátima fez sua aparição escolhendo três humildes pastorinhos, de famílias pobres, porém muito católicas e fiéis a Deus como seus mensageiros.


Resultado de imagem para nossa senhora de fátima em portugalEsta aparição de Nossa Senhora ocorreu na cidade de Fátima em Portugal, no ano de 1917 quando o mundo passava pela Primeira Guerra Mundial, convocando o povo cristão à vivência do Evangelho com profundidade e fé.

Nossa Senhora de Fátima nos convida a viver na graça e na misericórdia com suas mensagens que devem atingir a todos. Além de sua mensagem Nossa Senhora de Fátima revelou três segredos que hoje são mundialmente conhecidos aos 3 pastorinhos, sendo confirmados pela Igreja.


O local da Aparição de Nossa Senhora de Fátima foi transformado em um santuário, onde ocorrem hoje inúmeras peregrinações.


E Nossa Senhora de Fátima, há cinco anos ganhou na capital amapaense, seu Santuário, localizado no Bairro Santa Rita. Porém, sua primeira sede, foi uma capelinha em madeira, construída onde hoje funciona o Hospital de Emergência, no então Bairro da Favela.

Em 26.12.1957 Dom Aristides Piróvano celebrava a 1ª Missa na Capela dedicada a N. S. de Fátima, no bairro da “Favela” (agora Santa Rita) e Macapá, à Rua Hamilton Silva, canto a Av. Pe. Julio Maria Lombaerd. A construção de madeira, com piso de cimento e coberta com telhas de barro, tinha sido iniciada a 28.07.1957, e foi construída pelos Congregados.

Em19.12.1965 Pe. Angelo Bubani benze e inaugura a nova Matriz construída pelo Pe. Salvador Zona e localizada à Av. Cora de Carvalho, entre as ruas Prof. Tostes e Hildemar Maia. A 1ª Pedra tinha sido benta e lançada pelo Bispo Dom Aristides Piróvano a 23.06.1963 e a planta foi de autoria do Pe. Fúlvio Giuliano.
              
Igreja Nossa Senhora de Fátima transformada em Santuário

No ano que completou 50 anos como Paroquia, em 25 DE MARÇO 2014 – O Bispo Dom Pedro Condi, promoveu a Igreja Nossa Senhora de Fátima em Santuário e o seu Reitor é o Padre RAILSON ARAUJO CARNEIRO – que possui 18 anos de ministério.
De acordo com o Reitor Railson Araújo, a elevação a Santuário se deve a grande procura dos fieis para as confissões e missas, além da contemplação a Nossa Senhora.
“O Santuário de Nossa Senhora de Fátima é o primeiro da Mitra Diocesana, mesmo tendo o Santuário popular de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro. Para que alçasse a esse patamar fizemos o pedido junto ao Conselho Presbiteral e ao Bispo e foi concedido. Fatores importantes ajudaram a essa elevação, como celebrarmos diariamente a eucarística, a devoção dos fiéis, a procura das confissões. O que caracteriza o Santuário é essas procuras, o acolhimentos aos peregrinos, as pessoas que vem pagar promessas e agradecer, o que nos leva a uma vida mais contemplativa, uma vida de Oração”.
Projeto da Praça Santuário Nossa Senhora de Fátima

O reitor do Santuário de Fátima em Macapá, detalha que por ser dedicado a Maria e importância que lhe traz como administrador de um local santificado a Nossa Senhora. “Por ser um santuário Mariano.  É uma experiência muito rica estar afrente do santuário mariano. A devoção cada vez vez mais a Nossa Senhora mãe de Jesus Cristo, filho de Deus. Ela que intercede pelos milagres, que são realizados pelo seu filho. Pedimos a Nossa Senhora e ela intercede junto ao filho”, finaliza o reitor Railson Araujo 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...