quarta-feira, 26 de junho de 2019

Começou a 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão 2019


CIRCUITO TECNOAGRO -2019
Começou a 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão 2019






Animais chegando e a estrutura nos últimos preparativos para iniciar o Circuito TecnoAgro - 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão 2019 é assim que começou um dos maiores eventos agropecuários do Estado do Amapá nessa quarta-feira (26) no Parque de Exposições da Fazendinha, na zona sul de Macapá.
Os visitantes poderão participar de oficinas, palestras, leilão e do tradicional rodeio. Uma programação preparada para atender, principalmente, produtores e envolvidos no setor produtivo. A abertura oficial aconteceu às 19h.

Potencial do rebanho amapaense

Dados da Agência de Inspeção Agropecuária (Diagro) apontam que o Amapá possui um rebanho aproximado de 350 mil animais, dos quais 85% são búfalos. De acordo com Daniel Montagner, titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), a quantidade e o potencial do búfalo no estado fizeram com que o órgão incluísse no circuito uma feira com foco na bubalinocultura.

“Temos o segundo maior rebanho bubalino do país, e, com o certificado de livre da aftosa, podemos expandir a comercialização”, disse Montagner.

Segundo ele, um dos desafios é quebrar o preconceito do consumidor e mostrar que, além da carne, também é possível incluir no mercado local os derivados do búfalo, como leite, manteiga, queijos, linguiça e hambúrguer. Para isso, serão ofertadas oficinas e palestras sobre os produtos.

Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amapá, Iraçu Colares, o Circuito TecnoAgro é uma oportunidade para o produtor amapaense.

“Podemos fazer melhorias com a introdução de matrizes reprodutoras, além da troca de conhecimentos e divulgação para aumentar a qualidade do rebanho”, opinou.

Essas matrizes utilizadas para melhoria do rebanho local estarão disponíveis no leilão, que, pela primeira vez, será realizado somente com animais amapaenses que foram melhorados geneticamente.

“Queremos criar oportunidades de negócios e incentivar o desenvolvimento da agricultura e pecuária, principalmente, a bubalinocultura no Amapá, com o auxílio de tecnologias disponíveis”, falou Montagner.

  

Foto: Philippe Gomes Palestra com a médica veterinária Caroline Pessoa, do Ifap





Palestras e debates sobre a atividade da pecuária bubalina amapaense e o uso de novas tecnologias de produção abriram na tarde desta quarta-feira, 26, o Circuito TecnoAgro 2019: 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão, no Parque de Exposição da Fazendinha. Participaram na ocasião, produtores, estudantes e técnicos locais. 
A primeira palestra, “Carne de búfalo: quais seus benefícios? Inserir no mercado interno e externo”, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), foi proferida pela médica veterinária Caroline Pessoa, que apontou, principalmente, as qualidades nutricionais dos bubalinos, boas práticas de higiene e um manejo qualificado direcionado aos pecuaristas.
De acordo com a veterinária, a intenção é difundir o conhecimento sobre as diferenças entre as carnes e conscientizar os consumidores finais sobre os benefícios em relação a carne bovina.
“A carne de búfalo é muito superior à carne bovina, possui alto teor de ômega 3, 12 vezes menos gordura, 55% menos calorias e 11% a mais de proteínas”, informou.
Apesar disso, segundo a palestrante, o mercado nacional quase não possui a identificação correta, e, muitas vezes, a carne de búfalo é vendida como carne bovina. Nesse sentido, a palestra também evidenciou a questão da inserção do produto nos mercados interno e externo.
“Na Europa, já existe um alto consumo de carne e derivados do leite de búfalo. Por conta disso, o primeiro passo é a conscientização do consumidor final, para que o mercado funcione tanto internamente quanto externamente”, ressaltou.
Considerando a importância da bubalinocultura para a economia e o desenvolvimento da pecuária no Amapá, o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Montagner, lembrou que a feira é voltada para os negócios e transferência de conhecimento e tecnologias.
“Estamos aguardando cerca de 10 mil pessoas durante os dias do evento. São mais de 40 produtores interessados nos animais e também nas oportunidades de crédito que estão sendo disponibilizadas aqui. A transferência de conhecimento e tecnologia de ponta é a chave para o desenvolvimento do setor no Amapá”, disse o secretário.
Na programação do primeiro dia, ainda houve outras palestras sobre “Pastagem, nutrição e mineralização”, do Ifap, proferida pelo zootecnista Bruno Lacerda; “Formação e uso de capineiras”, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), com o médico veterinário Sidnan Oliveira e; “Couro brasileiro: panorama setorial”, pelo Centro das Indústrias Curtumes do Brasil (Cicb), com o palestrante Ricardo Michaelsen, coordenador de mercado do Cicb. A oficina “Produção de linguiça e fraldinha”, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amapá (Abrasel), foi adiada para às 8h de quinta-feira, 27.
Circuito TecnoAgro

O Circuito TecnoAgro é um conjunto de feiras de negócios realizadas em todos os espaços disponíveis para a exposição do potencial agropecuário do Amapá. É voltado para pequenos, médios e grandes produtores, além de instituições financeiras e de insumos que atuam no setor agrícola e da pecuária, como forma de incentivar e contribuir para a expansão do setor produtivo por meio de ciência e tecnologia. Esta edição encerra o circuito de feiras e agrega a 2ª ExpoBúfalo e 1ª ExpoLeilão, atividades com foco comercial e de geração de renda. O Circuito TecnoAgro acontece até o dia 29 de julho, com oficinas, palestras, leilão e o tradicional rodeio




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...