quarta-feira, 26 de junho de 2019

Creche Tia Chiquinha EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Creche Tia Chiquinha é uma das três escolas brasileiras a participar do programa modelo desenvolvido pelo Instituto Perkins Internacional

Fotos: Max Renê

A educação inclusiva é desafio para qualquer gestão. Mas, a cada dia que passa, o Município de Macapá vem avançando nesse processo. E como reconhecimento dessa evolução, a Creche Tia Chiquinha foi uma das três escolas brasileiras selecionadas para participar do Projeto Redimensionando a Educação de Estudantes com Deficiência Visual e Deficiência Múltipla na América Latina do Instituto Perkins Internacional.

Embora três escolas no Brasil tenham sido escolhidas, a Tia Chiquinha será a única da América Latina a implementar o processo com crianças de 0 a 5 anos. A seleção aconteceu em abril deste ano e a creche foi escolhida entre três escolas da capital. Patrícia Lee, representante do Instituto Perkis, explicou que para escolher a instituição, a mesma se enquadrou em critérios pré-estabelecido.

“Eu já tinha feito um trabalho anterior no Brasil e tinha uma ideia de que poderíamos firmar parcerias em Macapá. Por isso, viemos até aqui para convidá-los a participar do nosso projeto. A Tia Chiquinha foi selecionada por cumprir critérios já estabelecidos, entre eles, é a creche ter crianças com deficiência em inclusão, e que o trabalho fosse consistente, mas, principalmente, que tivesse o interesse do governo em fazer a parceria”, explicou Patrícia.

A intenção é implementar nas escolas que serão entregues futuramente ambientes de estudo e não apenas salas de aula. O projeto tem a finalidade de incentivar essas instituições de ensino a ser um modelo para estudantes com deficiência múltipla, que possa servir como um centro de recursos e capacitação em que se modelem as melhores práticas educacionais para essa população.

O prefeito Clécio Luís destacou que essa escolha é o reconhecimento do modelo de educação inclusiva que foi implementado a partir da Creche Tia Chiquinha. “Esse projeto do Instituto visa melhorar a autoestima e a confiança dos nossos alunos. Eles farão uma capacitação aos nossos técnicos e estes serão responsáveis por multiplicar, e a ideia é que esse modelo não fique apenas aqui. As demais creches que iremos inaugurar já vêm com essa nova metodologia, de fazer as crianças se desenvolverem a partir de estímulos, sejam eles com algum tipo de deficiência ou não”, destacou.


Nesta quarta-feira, 26, foram iniciadas as atividades do projeto, que seguem até 28 de junho, com a realização de reuniões com os profissionais da instituição de ensino, observação e acompanhamento da rotina escolar, principalmente das crianças com deficiências múltiplas, dentre outras. Paralelo a isso, os profissionais da creche receberão bolsas de estudo (duas para professores e uma para administrador) para participarem dos cursos da Academia Perkins Internacional; consultoria presencial e online de especialistas no campo por quatro anos; e acompanhamento dos avanços e progressos obtidos com base nos indicadores de qualidade da Perkins Internacional e ser um Centro Modelo para outras escolas e creches.

Também estavam presentes no início das atividades a secretária de Educação, Sandra Casimiro e técnicos da pasta, a consultora do Instituto Perkins Internacional no Brasil, Ana Lúcia Pascali Rago e o deputado estadual Paulo Lemos.


Desenvolver a melhoria da qualidade educacional de estudantes com deficiência visual e múltiplas. Este é um dos objetivos do projeto Redimensionando a Educação de Estudantes com Deficiência Visual e Deficiência Múltipla na América Latina, que será desenvolvido pela primeira vez em Macapá pelo Instituto Perkins Internacional para os profissionais da Creche Tia Chiquinha, que este ano foi uma das três escolas brasileiras mais bem avaliadas e selecionadas para participar do programa modelo.


Nesta quarta-feira, 26, representantes do instituto voltara a Macapá para dar início às atividades de implantação do projeto na instituição de ensino, com o assessoramento dos profissionais, acompanhamento da rotina escolar dos alunos e orientação aos professores. O prefeito Clécio Luís e a secretária de Educação, Sandra Casimiro, também participaram do início dos trabalhos.

O projeto Redimensionando a Educação de Estudantes com Deficiência Visual e Deficiência Múltipla na América Latina tem a finalidade de incentivar essas instituições de ensino a ser um modelo no atendimento a estudantes com deficiência múltipla, que possa servir como um centro de recursos e capacitação em que se modelem as melhores práticas educacionais para essa população.

Para que isso ocorra, a creche receberá três bolsas de estudo para educadores da instituição (duas para professores e uma para administrador) para serem capacitados nos cursos da Academia Perkins Internacional; consultoria presencial e online de especialistas no campo por quatro anos; e acompanhamento dos avanços e progressos obtidos com base nos indicadores de qualidade da Perkins Internacional e ser um Centro Modelo para outras escolas e creches na região Norte.

“A seleção da creche representa para a educação municipal o reconhecimento do trabalho realizado, bem como o cumprimento de várias metas do Plano Municipal de Educação, projeção para atendimento, em médio e longo prazo, da agenda 2030 da ONU e, consequente, fortalecimento do Selo Unicef”, ressalta a secretária Sandra Casimiro.

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