Creche Tia Chiquinha é uma das três escolas brasileiras a participar do programa modelo desenvolvido pelo Instituto Perkins Internacional
Fotos: Max Renê
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A educação inclusiva é desafio para qualquer gestão. Mas, a cada dia que passa, o Município de Macapá vem avançando nesse processo. E como reconhecimento dessa evolução, a Creche Tia Chiquinha foi uma das três escolas brasileiras selecionadas para participar do Projeto Redimensionando a Educação de Estudantes com Deficiência Visual e Deficiência Múltipla na América Latina do Instituto Perkins Internacional.
Embora três escolas no Brasil tenham sido escolhidas, a Tia Chiquinha será a única da América Latina a implementar o processo com crianças de 0 a 5 anos. A seleção aconteceu em abril deste ano e a creche foi escolhida entre três escolas da capital. Patrícia Lee, representante do Instituto Perkis, explicou que para escolher a instituição, a mesma se enquadrou em critérios pré-estabelecido.
“Eu já tinha feito um trabalho anterior no Brasil e tinha uma ideia de que poderíamos firmar parcerias em Macapá. Por isso, viemos até aqui para convidá-los a participar do nosso projeto. A Tia Chiquinha foi selecionada por cumprir critérios já estabelecidos, entre eles, é a creche ter crianças com deficiência em inclusão, e que o trabalho fosse consistente, mas, principalmente, que tivesse o interesse do governo em fazer a parceria”, explicou Patrícia.
A intenção é implementar nas escolas que serão entregues futuramente ambientes de estudo e não apenas salas de aula. O projeto tem a finalidade de incentivar essas instituições de ensino a ser um modelo para estudantes com deficiência múltipla, que possa servir como um centro de recursos e capacitação em que se modelem as melhores práticas educacionais para essa população.
O prefeito Clécio Luís destacou que essa escolha é o reconhecimento do modelo de educação inclusiva que foi implementado a partir da Creche Tia Chiquinha. “Esse projeto do Instituto visa melhorar a autoestima e a confiança dos nossos alunos. Eles farão uma capacitação aos nossos técnicos e estes serão responsáveis por multiplicar, e a ideia é que esse modelo não fique apenas aqui. As demais creches que iremos inaugurar já vêm com essa nova metodologia, de fazer as crianças se desenvolverem a partir de estímulos, sejam eles com algum tipo de deficiência ou não”, destacou.
Nesta quarta-feira, 26, foram iniciadas as atividades do projeto, que seguem até 28 de junho, com a realização de reuniões com os profissionais da instituição de ensino, observação e acompanhamento da rotina escolar, principalmente das crianças com deficiências múltiplas, dentre outras. Paralelo a isso, os profissionais da creche receberão bolsas de estudo (duas para professores e uma para administrador) para participarem dos cursos da Academia Perkins Internacional; consultoria presencial e online de especialistas no campo por quatro anos; e acompanhamento dos avanços e progressos obtidos com base nos indicadores de qualidade da Perkins Internacional e ser um Centro Modelo para outras escolas e creches.
Também estavam presentes no início das atividades a secretária de Educação, Sandra Casimiro e técnicos da pasta, a consultora do Instituto Perkins Internacional no Brasil, Ana Lúcia Pascali Rago e o deputado estadual Paulo Lemos.
Nesta quarta-feira, 26, representantes do instituto voltara a Macapá para dar início às atividades de implantação do projeto na instituição de ensino, com o assessoramento dos profissionais, acompanhamento da rotina escolar dos alunos e orientação aos professores. O prefeito Clécio Luís e a secretária de Educação, Sandra Casimiro, também participaram do início dos trabalhos.
O projeto Redimensionando a Educação de Estudantes com Deficiência Visual e Deficiência Múltipla na América Latina tem a finalidade de incentivar essas instituições de ensino a ser um modelo no atendimento a estudantes com deficiência múltipla, que possa servir como um centro de recursos e capacitação em que se modelem as melhores práticas educacionais para essa população.
Para que isso ocorra, a creche receberá três bolsas de estudo para educadores da instituição (duas para professores e uma para administrador) para serem capacitados nos cursos da Academia Perkins Internacional; consultoria presencial e online de especialistas no campo por quatro anos; e acompanhamento dos avanços e progressos obtidos com base nos indicadores de qualidade da Perkins Internacional e ser um Centro Modelo para outras escolas e creches na região Norte.
“A seleção da creche representa para a educação municipal o reconhecimento do trabalho realizado, bem como o cumprimento de várias metas do Plano Municipal de Educação, projeção para atendimento, em médio e longo prazo, da agenda 2030 da ONU e, consequente, fortalecimento do Selo Unicef”, ressalta a secretária Sandra Casimiro.
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