segunda-feira, 24 de junho de 2019

Funarte realiza a oficina gratuita ‘Elaboração e Gestão de Projetos Culturais’ em Macapá (Ap)


Teatro & Artes
 
Funarte realiza a oficina gratuita ‘Elaboração e Gestão de Projetos Culturais’ em Macapá (Ap)


Produtores culturais, artistas amapaenses e demais interessados em ampliar conhecimentos na área estão convidados a participar da oficina Elaboração e Gestão de Projetos Culturais, que está acontecendo entre os dias 24 a 28 de junho, no Sesc/Araxá/Amapá em Macapá e o  Movimento Cultural Desclassificáveis está fazendo a Produção local. O curso é gratuito e faz parte do Programa de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019, realizado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte através de seu Centro de Artes Cênicas.

Oficina de Elaboração de Projetos Culturais – Artes Cênicas

O curso traz o seguinte conteúdo programático: Noções básicas – departamentos da produção; Organograma e cronograma; Idealização e formatação de projetos culturais – organização de conteúdos; Noções básicas sobre patrocínios, apoios, editais e leis de incentivo à Cultura;  Direitos autorais, pautas e espaços culturais; Divulgação; Contrapartidas; Orçamento – prática de elaboração de planilha orçamentária de projeto cultural na área das artes cênicas. A oficina é direcionada a artistas, produtores culturais e estudantes de artes cênicas. Realizado pela da atriz, cantora, professora, dramaturga e produtora Ana Veloso, o trabalho consiste em atividades teóricas e práticas. São disponibilizadas 35 vagas.

Conteúdo


Aula teórica – programa: Como elaborar as diversas etapas de um projeto e participar de editais de entidades públicas e privadas; objetivos do patrocinador; como buscar e manter parcerias na área cultural; e temas afins; apresentação pela ministrante de diversos modelos de projetos, em formulários propostos para adequação a diversas leis e editais; apresentação pela ministrante de modelos e exemplos de projetos sem formatos previamente definidos por patrocinadores ou leis de incentivo – “Que indicadores de avaliação são importantes serem apresentados aos patrocinadores”; noções sobre produção – elemento fundamental para a melhor elaboração do projeto, que promove sua viabilidade.

Prática (individual e em grupo): Confecção de planilhas de orçamento, cronograma, etc...

Sobre a ministrante

Ana Velloso é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atriz formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), onde também é professora de Produção Cultural no curso de Formação de Atores, desde 2003. Como sócia fundadora da Lúdico Produções Artísticas (1995), realizou mais de 120 projetos em diversas vertentes culturais, como teatro, música, balé, ópera, literatura e patrimônio.

Em sua atuação como dramaturga, destacam-se espetáculos como: Você Não Passa de Uma Mulher, com direção de Fábio Pillar; É a Mãe, comédia contemporânea que dirigiu em parceria com Duda Maia; Estatuto de Gafieira, com direção de Aderbal Freire-Filho; Clara Nunes – Brasil Mestiço, com direção de Gustavo Gasparani; Atlântida – O Reino da Chanchada, com direção de De Bonis; A Revista do Ano – Politicamente Incorretos, com direção de Sergio Módena.

O objetivo da oficina é levar o aluno a trabalhar sobre os princípios fundamentais, técnicas e processos de elaboração de projetos culturais; fornecer informações sobre: princípios básicos e atualizações das leis de incentivo à cultura; definição de conteúdo básicos para elaboração de projetos – formatação de planilhas (cronogramas, planos de trabalho, planos de distribuição de produtos culturais, planilhas orçamentárias etc) – noções e apresentação de projetos – lay outs e conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...