“Não me perturbe”
Da Editoria
Consumidores que quiserem
evitar receber ligações de telemarketing agora podem bloquear estes tipos de
chamadas indesejadas. Isto porque terminou nesta terça-feira (16), o prazo dado
pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para que as empresas de
telefonia, TV por assinatura e internet criem uma lista nacional de bloqueio de
telemarketing.
A agência determinou, em
junho passado, o prazo de 30 dias para que as empresas destes segmentos
implementassem o mecanismo de controle, já que elas são as responsáveis por um
terço de todas as ligações indesejadas, segundo o estudo que baseou a decisão.
Até maio deste ano, a Anatel
registrou quase 14 mil reclamações de consumidores insatisfeitos com a
quantidade de ligações destas prestadoras de serviço, uma média mensal de 2,8
mil queixas. No ano de 2018 a média foi de 2,2 mil reclamações por mês.
Deste modo, a partir de
hoje, o consumidor que não quiser mais receber ligações de ofertas de empresas
como Claro/Net, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Sky poderá se cadastrar no portal
naomeperturbe.com.br.
O cadastro é simples e exige
apenas alguns dados básicos para ser realizado. A pessoa pode escolher de qual
empresa não quer receber ligações e, se quiser, pode cancelar o desbloqueio
posteriormente. Entretanto, o prazo para efetivação do bloqueio é de até 30
dias a partir da data de solicitação.
É importante lembrar que a
lista é restrita apenas para chamadas indesejadas com o propósito de vender
serviços de telefonia, TV por assinatura ou internet e não se estende a
ligações das empresas de telecomunicação com fins de pesquisa ou de companhias
de outros setores que queiram vender seus produtos ou serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário