quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Audiência pública debate implantação de energia solar fotovoltaica em cidades diretamente afetadas por hidrelétricas

Audiência pública debate implantação de energia solar fotovoltaica em cidades diretamente afetadas por hidrelétricas
O Ministério Público do Amapá (MP-AP) realizará, em parceria com o Gabinete do deputado estadual Dr. Furlan, audiência pública para debater a possibilidade de implantação de energia solar fotovoltaica nos municípios diretamente afetados pela instalação de hidrelétricas no Estado. O evento será no dia no dia 30 de agosto, no plenário provisório da Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), instalado no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço (Avenida Fab).
O evento contará com a presença do titular da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caop/AMB), promotor de Justiça Marcelo Moreira. E da ex-superintendente de Energia, Telecomunicações e Infraestrutura, da Secretaria de Cidades e Meio Ambiente (Secima) do de Goiás (GO), Danúsia Arantes. Ela é sócia proprietária do Grupo Capacitar Ltda e Doutora em Educação e Políticas Públicas, uma especialista em energia solar fotovoltaica e responsável pela concepção, implantação do “Programa Goiás Solar” naquele estado.
A partir desse debate busca-se beneficiar as cidades de Ferreira Gomes, Porto Grande e Laranjal do Jari, buscando uma compensação real pelos danos ambientais causados pela instalação das hidrelétricas em seus respectivos territórios. Com isso, pretende-se diminuir os impactos provocados por grandes empreendimentos nos rios do Amapá e, ao mesmo tempo, direcionar para um melhor aproveitamento do potencial da energia solar no Estado. 
A audiência pública será realizada em Macapá por conta de o tema abranger três municípios do Estado, mas posteriormente, outras escutas serão realizadas em cada uma dessas cidades.
Para o MP-AP, é necessário recuperar a discussão iniciada na audiência pública “Energia Solar no Amapá – Uma questão econômica, social e ambiental”, realizada pelo deputado estadual Dr. Furlan, em 2018, quando representantes do Poder Público e de diversas organizações governamentais, não governamentais e privadas debateram o tema, apontando inúmeras vantagens, com destaque para a possibilidade de barateamento das tarifas de energia.
“Naquela audiência estávamos buscando alternativas para resolver esse problema das altas tarifas de energia elétrica impostas à nossa comunidade. Enquanto isso, o Amapá está localizado na Linha do Equador, onde há alto índice de luminosidade, o que nos dá total condição de sermos um potencial produtor de energia solar”, manifestou o deputado, que é o presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Minas e Energia (CIC) da Alap.
No próximo dia 30, o objetivo é retomar as discussões, ouvir técnicos e especialistas da área e tratar, diretamente com os dirigentes das empresas hidrelétricas instaladas no Amapá e comunidade em geral, dos mecanismos necessários e real possibilidade de implementação de sistemas de energia fotovoltaica nas três cidades já citadas.
Serviço:
Audiência Pública para discutir compensação ambiental em Ferreira Gomes, Porto Grande e Laranjal do Jari
Data: 30 de agosto de 2019
Hora: 15h
Local: Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço - Avenida FAB, entre Leopoldo e Jovino, nº 86.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...