terça-feira, 10 de setembro de 2019

Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO) lançam protocolo de consulta


Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO) lançam protocolo de consulta


Os povos indígenas do Oiapoque lançaram nesta terça-feira (10) seu protocolo próprio de consulta. O documento viabiliza o diálogo entre o Estado e outros interessados nos processos de tomada de decisões que podem afetar as suas vidas, direitos ou seus territórios tradicionais, conforme os termos da Convenção 169 da OIT.
O evento, organizado pelo Conselho de Caciques dos Povos Indígenas do Oiapoque (CCPIO), foi realizado no auditório do Ministério Público Federal (MPF), a partir das 9h. Às 10h30, as autoridades  concederam entrevista coletiva à imprensa. Pelo MPF, falou o procurador da República Alexandre Guimarães.

Se fizeram presente ao evento os indígenas do Oiapoque, representantes do Ministério Público do Estado do Amapá, Justiça Federal, Polícia Federal, Advocacia-Geral da União, Governo do Estado do Amapá, Defensoria Pública do Estado e Exército. O protocolo de consulta dos povos indígenas de Oiapoque é o segundo da região; os primeiros a lançar o documento foram os Wajãpi, em 2016.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...