sábado, 28 de setembro de 2019

FALECEU O PROFESSOR E DESPORTISTA AMAPAENSE ERNESTO SEBASTIÃO DIAS NETO, O FILÉ.


DESPORTO AMAPAENSE DE LUTO
FALECEU O PROFESSOR E DESPORTISTA AMAPAENSE ERNESTO SEBASTIÃO DIAS NETO, O FILÉ.








Reinaldo Coelho

A noite de sexta-feira (27) terminou com a notícia do falecimento do professor de Educação Física, Ernesto Sebastião Dias Neto, o desportista Filé, na UTI do Hospital São Camilo. Filé deixou os filhos Andréa, Mônica, Jane e Alessandro, frutos de seu primeiro casamento, e mais dois filhos do segundo matrimônio, além de sete netos.

Ernesto se destacou no atletismo como um dos maiores corredores do Amapá.  Além de jogador, atuou também como treinador em vários clubes e da seleção amapaense de basquete.

Ernesto era apaixonado pelo basquete e foi um grande incentivador da modalidade, fundando escolinhas de basquetes para comunidades carentes de Macapá e formou várias gerações de atletas e amantes do basquete no Amapá.

Filé partiu aos 74 anos, e de acordo com o seu ghenro e prefeito de Macapá, Clécio Luiz “Deixou ensinamentos incríveis, como seu companheirismo e amor pela família. Convivi de perto com ele, pude observar a sua maneira de simplificar as coisas. Era um homem do bem, não acumulava sentimentos negativos e deixava que o tempo cuidasse rapidamente de sarar qualquer machucado que a vida, inevitavelmente, nos traz. Fazia de cada experiência um rico processo de aprendizagem”.
Ernesto Dias Neto foi personalidade principal de vários eventos desportivos do Amapá, sendo pioneiros em quase todos eles. Sua trajetória esportiva teve início na modalidade de corrida, onde era o destaque pois p Amapá produziu grandes corredores e se dava ao luxo de ter rivalidade como a que existiu entre Ernesto Dias Neto e Aécio Flávio de Oliveira Mota, que defenderam o Macapá, São José, Cea Clube, e sucederam Juvenal, outro grande nome do pedestrianismo do Amapá.

Filé atuou nas quadras e foi técnico de Basquete em grandes clubes que defendeu como atleta e como professor. Um grande defensor do profissional de Educação Física, onde também compôs o quadro do antigo território do Amapá, como membro do quadro de professores da atividade e do Departamento de Esporte da antiga Divisão de Educação e Esportes do Amapá, coordenado pelo primeiro professor de educação física no Amapá, José Figueiredo de Souza, mas conhecido como (Savino), que era formado em educação física pela escola Nacional de educação física do Rio de Janeiro.
Ernesto Dias Neto, atuou no Colégio Amapaense e grande defensor dos Jogos Escolares, onde quando estudante, conquistou muitos títulos para o Amapá e como técnico trouxe títulos importantes para o Basquete Amapaense e se seu sonho era ter um clube amapaense nas disputas nacionais do Novo Basquete Brasil (NBB).
Outro pioneirismo de Ernesto Dias Neto no basquete amapaense foi a participação na composição de uma equipe feminina do segmento com destaque nas quadras locais e nacionais.
Ernesto além de compor e treinar a Basquete Master Feminino do Amapá, levou as meninas do basquete amapaense para disputar o campeonato Norte/Nordeste Master de Basquete Feminino em Natal-RN em 2013

Em despedida a um dos pioneiros na popularização do basquete em nossa cidade, ex-alunos, atletas e cadeirantes farão uma partida em homenagem ao Ernesto-filé, a partir das 10h, no Ginásio Avertino Ramos, neste sábado, 28 de setembro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...