RECURSOS HÍDRICOS É PROPRIEDADE DA UNIÃO
AS COMPENSAÇÕES FINANCEIRAS SÃO
DIVIDIDAS ENTRE A UNIÃO, ESTADO E MUNICÍPIOS
A
Constituição determina que a gestão das águas é responsabilidade da União e dos
estados. Aos municípios, cabe definir os Planos Diretores Municipais, as regras
de uso e ocupação do solo e são eles os titulares dos serviços de Saneamento. A
Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH) é um
encargo pago por todas as hidrelétricas do país. No Amapá o município de
Ferreira Gomes é o primeiro no ranking com R$ 5.551.767,54 no primeiro semestre
de 2019. Os três municípios produtores receberam R$ 8.491.916,13
Reinaldo
Coelho
Muitas
vezes, a imprensa e o usuário de energia elétrica amapaense, ao protestar
contra os altos valores da conta de luz, pergunta “somos produtores de energia
hidroelétrica com três usinas, e pagamos caro pela energia consumida”.
Mas, a verdade é que não somos os ‘donos’ da produção e distribuição, a
propriedade é constitucionalmente da União que faz a concessão para as empresas
através de leilão, que constroem as barragens e vendem a energia produzida.
A
Constituição determina que a gestão das águas é responsabilidade da União e dos
estados. Aos municípios, cabe definir os Planos Diretores Municipais, as regras
de uso e ocupação do solo e são eles os titulares dos serviços de Saneamento.
A
Compensação Financeira, instituída pela Constituição Federal de 1988, em seu
artigo 20, § 1o, e regulamentada pela Lei nº 7.990/1989, corresponde à
indenização aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, bem como a
órgãos da administração direta da União, pelo resultado da exploração de
recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica.
O
recurso arrecadado é divido entre União, estados e municípios. No ano passado,
a legislação sobre a distribuição do dinheiro arrecado foi alterada. A
legislação anterior (Lei 8.001/90) definia como percentuais de distribuição da
CFURH 45% para os estados; 45% para os municípios; e 10% para a União (3% para
o Ministério de Meio Ambiente, 3% para o Ministério de Minas e Energia, e 4%
para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).
A
nova lei reduz o percentual de repasse para os estados de 45% para 25%,
transferindo essa diferença para os municípios, que passam da faixa de 45% para
65%. Essa compensação na área hídrica é repassada hoje, mensalmente, a 21
estados, ao Distrito Federal e a mais de 711 municípios.
Em
2018, 117 empresas foram pagadoras desse encargo, correspondente a 190 UHEs e
200 reservatórios atingidos. Foram gerados 301.870.700,80 MWh, contra
304.122.041,67 MWh em 2017. Apesar da geração a menor na comparação anual, a
tarifa de referência (utilizada para calcular o encargo) foi maior no ano
passado (R$ 74,03 contra R$ 72,20/MWh).
Outorga e fiscalização
As
atividades humanas que provocam alterações nas condições naturais das águas são
consideradas "usos", como, por exemplo, irrigação, abastecimento,
geração de energia hidroelétrica, entre outros.
A
outorga de direito de uso tem como objetivo assegurar o controle quantitativo e
qualitativo desses usos da água, bem como o efetivo exercício dos direitos de
acesso aos recursos hídricos.
Segundo
a lei nº 9.433/1997, a Agência Nacional de Águas (ANA) é a instituição
responsável pela análise técnica para a emissão da outorga de direito de uso da
água em corpos hídricos de domínio da União.
De acordo com a Constituição Federal, corpos de água de domínio da União
são aqueles lagos, rios e quaisquer correntes d’água que passam por mais de um
estado, ou que sirvam de limite com outros países ou unidades da Federação. Em
corpos hídricos de domínio dos Estados e do Distrito Federal, a solicitação de
outorga deve ser feita junto ao órgão gestor estadual de recursos hídricos.
A
ANA também tem como atribuição fiscalizar os usos de recursos hídricos nos
corpos de água de domínio da União, assim como supervisionar as ações voltadas
ao cumprimento da legislação federal sobre o uso da água, apoiar o
estabelecimento de regras especiais (marcos regulatórios e alocações
negociadas), subsidiar as ações necessárias ao atendimento dos padrões de
segurança hídrica e realizar campanhas de cadastro e de regularização de usos
de recursos hídricos.
A
ANA também realiza a análise técnica das solicitações do Certificado de
Sustentabilidade de Obras Hídricas (CERTOH) e a implementação e o gerenciamento
do Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH).
COMPENSAÇÃO FINANCEIRA PARA OS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO AMAPÁ
![]() |
Hidrelétrica Coaracy Nunes |
No exercício do primeiro semestre de 2019, os municípios amapaenses geradores de energia hidroelétrica, receberam compensação financeira das empresas produtoras instaladas nos Municípios de Ferreira Gomes (Hidroelétrica Dr. Coaracy Nunes, Ferreira Gomes e Cachoeira Caldeirão) um total de R$ 5.551.767,54 (Janeiro/Agosto-2019) Porto Grande (Cachoeira Caldeirão) R$ 806.310,41 e Laranjal do Jarí (Santa Antônio do Jarí) R$ 2.133.838,18. Totalizando no Amapá R$ 8.491.916,13
COMPENSAÇÃO FINANCEIRA
PELA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DISTRIBUIÇÃO AOS MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS PAGAMENTOS REALIZADOS 01/2019 |
|
* Usinas sublinhadas possuem
reservatório no município.
|
MUNICÍPIO
|
USINA PAGADORA
|
COEFICIENTE
|
VALOR RECEBIDO
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AMAPÁ
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(AP) Ferreira Gomes
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
36,34323000687398000000
|
R$ 29.876,74
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COARACY NUNES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 75.947,55
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FERREIRA GOMES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 63.230,23
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL RECEBIDO (AP) Ferreira Gomes
|
R$ 169.054,51
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(AP) Laranjal do Jari
|
SANTO ANTÔNIO DO JARI
|
35,12846458312575000000
|
R$ 63.699,00
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL RECEBIDO (AP) Laranjal do Jari
|
R$ 63.699,00
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(AP) Porto Grande
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
28,65676999312602300000
|
R$ 23.557,92
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL RECEBIDO (AP) Porto Grande
|
R$ 23.557,92
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO MUNICÍPIOS
|
R$ 256.311,43
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ
|
R$ 256.311,43
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ + MUNICÍPIOS
|
R$ 512.622,87
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COMPENSAÇÃO FINANCEIRA
PELA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DISTRIBUIÇÃO AOS MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS PAGAMENTOS REALIZADOS 03/2019 |
|
* Usinas sublinhadas possuem
reservatório no município.
|
MUNICÍPIO
|
USINA PAGADORA
|
COEFICIENTE
|
VALOR RECEBIDO
|
||
AMAPÁ
|
|||||
(AP) Ferreira Gomes
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
36,34323000687398000000
|
R$ 158.609,86
|
||
COARACY NUNES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 168.111,78
|
|||
FERREIRA GOMES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 466.332,66
|
|||
TOTAL RECEBIDO (AP) Ferreira Gomes
|
R$ 793.054,29
|
||||
(AP) Laranjal do Jari
|
SANTO ANTÔNIO DO JARI
|
35,12846458312575000000
|
R$ 302.437,65
|
||
TOTAL RECEBIDO (AP) Laranjal do Jari
|
R$ 302.437,65
|
||||
(AP) Porto Grande
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
28,65676999312602300000
|
R$ 125.064,45
|
||
TOTAL RECEBIDO (AP) Porto Grande
|
R$ 125.064,45
|
||||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO MUNICÍPIOS
|
R$ 1.220.556,40
|
||||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ
|
R$ 1.220.556,40
|
||||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ + MUNICÍPIOS
|
R$ 2.441.112,80
|
||||
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
COMPENSAÇÃO FINANCEIRA
PELA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DISTRIBUIÇÃO AOS MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS PAGAMENTOS REALIZADOS 04/2019 |
|||||
* Usinas sublinhadas possuem
reservatório no município.
|
|||||
MUNICÍPIO
|
USINA PAGADORA
|
COEFICIENTE
|
VALOR RECEBIDO
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AMAPÁ
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(AP) Ferreira Gomes
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
36,34323000687398000000
|
R$ 150.258,38
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
COARACY NUNES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 124.441,88
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
FERREIRA GOMES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 434.855,60
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL RECEBIDO (AP) Ferreira Gomes
|
R$ 709.555,87
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(AP) Laranjal do Jari
|
SANTO ANTÔNIO DO JARI
|
35,12846458312575000000
|
R$ 300.307,92
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL RECEBIDO (AP) Laranjal do Jari
|
R$ 300.307,92
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
(AP) Porto Grande
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
28,65676999312602300000
|
R$ 118.479,29
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL RECEBIDO (AP) Porto Grande
|
R$ 118.479,29
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO MUNICÍPIOS
|
R$ 1.128.343,07
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ
|
R$ 1.128.343,07
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ + MUNICÍPIOS
|
R$ 2.256.686,14
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
------------------------------------------------------------------------------------
|
----------------------------
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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COMPENSAÇÃO FINANCEIRA
PELA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DISTRIBUIÇÃO AOS MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS PAGAMENTOS REALIZADOS 06/2019 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
* Usinas sublinhadas possuem
reservatório no município.
|
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
MUNICÍPIO
|
USINA PAGADORA
|
COEFICIENTE
|
VALOR RECEBIDO
|
AMAPÁ
|
|||
(AP) Ferreira Gomes
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
36,34323000687398000000
|
R$ 150.603,30
|
COARACY NUNES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 165.430,88
|
|
FERREIRA GOMES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 461.031,17
|
|
TOTAL RECEBIDO (AP) Ferreira Gomes
|
R$ 777.065,35
|
||
(AP) Laranjal do Jari
|
SANTO ANTÔNIO DO JARI
|
35,12846458312575000000
|
R$ 332.576,53
|
TOTAL RECEBIDO (AP) Laranjal do Jari
|
R$ 332.576,53
|
||
(AP) Porto Grande
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
28,65676999312602300000
|
R$ 118.751,26
|
TOTAL RECEBIDO (AP) Porto Grande
|
R$ 118.751,26
|
||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO MUNICÍPIOS
|
R$ 1.228.393,14
|
||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ
|
R$ 1.228.393,14
|
COMPENSAÇÃO FINANCEIRA
PELA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DISTRIBUIÇÃO AOS MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS PAGAMENTOS REALIZADOS 07/2019 |
|
* Usinas sublinhadas possuem reservatório no município.
|
MUNICÍPIO
|
USINA PAGADORA
|
COEFICIENTE
|
VALOR RECEBIDO
|
AMAPÁ
|
|||
(AP) Ferreira Gomes
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
36,34323000687398000000
|
R$ 165.237,35
|
COARACY NUNES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 168.017,93
|
|
FERREIRA GOMES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 491.295,44
|
|
TOTAL RECEBIDO (AP) Ferreira Gomes
|
R$ 824.550,72
|
||
(AP) Laranjal do Jari
|
SANTO ANTÔNIO DO JARI
|
35,12846458312575000000
|
R$ 370.529,82
|
TOTAL RECEBIDO (AP) Laranjal do Jari
|
R$ 370.529,82
|
||
(AP) Porto Grande
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
28,65676999312602300000
|
R$ 130.290,26
|
TOTAL RECEBIDO (AP) Porto Grande
|
R$ 130.290,26
|
||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO MUNICÍPIOS
|
R$ 1.325.370,79
|
||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ
|
R$ 1.325.370,79
|
||
TOTAL DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ + MUNICÍPIOS
|
R$ 2.650.741,58
|
||
COMPENSAÇÃO
FINANCEIRA
PELA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS DISTRIBUIÇÃO AOS MUNICÍPIOS BENEFICIÁRIOS PAGAMENTOS REALIZADOS 08/2019 |
|
* Usinas sublinhadas possuem reservatório no município.
|
MUNICÍPIO
|
USINA
PAGADORA
|
COEFICIENTE
|
VALOR
RECEBIDO
|
AMAPÁ
|
|||
(AP) Ferreira Gomes
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
36,34323000687398000000
|
R$ 153.124,36
|
COARACY NUNES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 162.484,70
|
|
FERREIRA GOMES
|
65,00000000000000000000
|
R$ 478.858,44
|
|
TOTAL
RECEBIDO (AP) Ferreira Gomes
|
R$
794.467,50
|
||
(AP) Laranjal do Jari
|
SANTO ANTÔNIO DO JARI
|
35,12846458312575000000
|
R$ 338.384,17
|
TOTAL
RECEBIDO (AP) Laranjal do Jari
|
R$
338.384,17
|
||
(AP) Porto Grande
|
CACHOEIRA CALDEIRÃO
|
28,65676999312602300000
|
R$ 120.739,12
|
TOTAL
RECEBIDO (AP) Porto Grande
|
R$
120.739,12
|
||
TOTAL
DISTRIBUIÇÃO MUNICÍPIOS
|
R$
1.253.590,80
|
||
TOTAL
DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ
|
R$
1.253.590,80
|
||
TOTAL
DISTRIBUIÇÃO AMAPÁ + MUNICÍPIOS
|
R$
2.507.181,59
|
||
Geração de Energia no Amapá
Publicado
em 21 de novembro de 2010 por Alcilene
Cavalcante.
Por Marco Chagas – Geólogo, Doutor em
Desenvolvimento Sustentável
A Eletronorte, em parceria com o
Governo do Amapá e tendo como contratada a empresa Hydros, realizou na década
de 90 os estudos de inventário do potencial hidrelétrico da bacia do rio
Araguari e das sub-bacias do norte do Amapá. Os estudos indicaram a viabilidade
de seis aproveitamentos hidrelétricos: 1) Ferreira Gomes; 2) Coaracy Nunes II:
3) Cachoeira Caldeirão; 4) Bambu; 5) Água Branca e; 6) Porto da Serra,
totalizando 602 MW de energia (Tabela 1). Nos demais rios foram inventariadas
13 pequenas hidrelétricas, num total de cerca de 63 MW de energia.
Tabela 1. Hidrelétricas inventariadas
no rio Araguari, Estado do Amapá
Hidrelétrica
Ferreira Gomes
|
153 MW
|
Hidrelétrica
Coaracy Nunes II
|
104 MW
|
Hidrelétrica
Cachoeira Caldeirão
|
134 MW
|
Hidrelétrica
Bambu
|
84 MW
|
Hidrelétrica
Porto da Serra
|
54 MW
|
Hidrelétrica
Água Branca
|
73 MW
|
Total
|
602 MW
|
Fonte: Eletronorte (1999)
As hidrelétricas estudadas foram
identificadas e ordenadas levando-se em consideração a viabilidade energética e
ambiental dos projetos, como por exemplo a distância das Unidades de
Conservação. O Amapá apresenta um grande número de Unidades de Conservação em
seus domínios, o que implica num cenário de relativo conflito entre as
restrições legais impostas por essas áreas e projetos de desenvolvimento, como
mineração, hidrelétrica, etc.
Sob essa condição, a hidrelétrica
Ferreira Gomes foi a que apresentou menor impacto sobre as Unidades de
Conservação, seguido das hidrelétricas Cachoeira Caldeirão e Coaracy Nunes II,
esta última trata-se da repotenciliazação da usina homônima operada pela
Eletronorte desde 1976.
A integração do Estado do Amapá ao
Sistema Interligado Nacional (SIN) pelo Linhão de Tucuruí, previsto para 2013,
motivou o setor empresarial a reavaliar a viabilidade dos inventários
hidrelétricos identificados com vistas a criar condições legais para a
realização de leilão de geração de energia pela ANEEL, como aconteceu com a
hidrelétrica Ferreira Gomes vencida pelo Grupo Alupar.
Segundo a lógica de operação em longo
prazo, a integração do Amapá ao SIN favorecerá o intercâmbio da energia gerada
pelas hidrelétricas a serem construídas com hidrelétricas localizadas em outras
regiões, permitindo assim, que no período de baixa geração o Amapá seja suprido
por outras unidades do sistema, favorecendo políticas de redução do uso da
geração termoelétrica a óleo diesel, o que é positivo para o meio ambiente.
Matriz Energética do Amapá
A matriz energética do Amapá é
caracteristicamente hidrotérmica, constituída pela hidrelétrica Coaracy Nunes,
a primeira barragem construída na Amazônia, inaugurada em 1976, e um Parque
Térmico formado por um conjunto de geradores a diesel instalados na cidade de
Santana. A geração térmica a diesel é responsável por 70% da energia gerada no
Amapá (Tabela 2).
Tabela 2. Matriz Energética do Amapá
Usina
|
Localização
|
Geradores
|
Tipo
|
Combustível
|
Potência
Gerada MW)
|
Termoelétrica
Santana
|
Santana
|
3
LM2500
4
WARTSILA
SoEnergy*
|
TG
GD
GD
|
Óleo
diesel
Óleo
diesel
Óleo
diesel
|
3 x 18
= 54,0
4 x 15
= 60,0
45,0
|
Total
|
159,0
|
||||
UHE
Coaracy Nunes
|
Ferreira
Gomes (Rio Araguari)
|
3
|
Kaplan
|
2 x
24,0
1 x
30,0
|
|
Total
|
78,0
|
||||
Total
Geração
|
237,0
|
No processo de geração de energia
termoelétrica no Amapá a principal matéria-prima utilizada como combustível é o
óleo diesel, cuja queima gera uma série de problemas ao meio ambiente. A
quantidade e o tipo de efluentes gerados no processo variam conforme a
tecnologia utilizada, mas em geral predominam gases e material particulado.
O consumo de óleo diesel pelo Parque
Térmico de Santana é bastante elevado e dispendioso. Estima-se que esse consumo
seja da ordem de 600.000 a 1.000.000 litros/dia. Não existe uma análise das
emissões de CO2 do Parque Térmico de Santana segundo procedimentos
metodológicos definidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças
Climáticas (IPCC). A Abordagem de referência do IPCC fornece uma estimativa
rápida do total de emissões de CO2 a partir do suprimento de
combustíveis para o país, mas não detalha as emissões por setor. O Ministério
da Ciência e Tecnologia disponibiliza no site relatórios de inventários de
emissões antrópicas de gases de efeito estufa provenientes de diferentes fontes
energéticas.
Existe ainda muita controvérsia
quanto à quantidade de gases-estufa que é trocada entre o sistema
Atmosfera-Terra, devido, em suma, às incertezas de natureza metodológica e do
conhecimento incompleto sobre o acoplamento entre diferentes componentes dos
sistemas.
Entretanto, a opção de tecnologia de
geração hídrica em detrimento de fonte térmica a diesel é uma medida importante
para reduzir as emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelo
aquecimento global (principalmente dióxido de carbono).
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