segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Agricultores, assentados e setor agrícola debatem desafios no campo em Audiência Pública na Aleap


 “A agricultura familiar como viabilidade econômica para os produtores do Amapá”
  
Da Editoria/TA


Representantes de diversos segmentos rurais participaram na última sexta-feira (11) da audiência pública na Assembleia Legislativa no Amapá para debaterem sobre os desafios enfrentados pelo homem do campo e possíveis meios de solução. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) foi convidada para contribuir com o tema, com base em sua experiência em atuar com as políticas públicas de apoio ao setor rural.
O evento foi promovido pela Frente Parlamentar pelo Fortalecimento da Agricultura Familiar, e uma iniciativa do O deputado estadual Diogo Senior (PMB. O objetivo foi o de reunir diversos atores que fazem parte do processo de produção de alimentos no campo para promover uma troca de experiências e aprendizados. Participam, entre outros públicos, representantes de entidades compradoras e órgãos governamentais. O diálogo girou em torno das dificuldades enfrentadas e formas de superá-las.
O público-alvo envolveu agricultores familiares, assentados, sindicatos rurais, associações e cooperativas de produtores rurais, técnicos de assistência e extensão rural, gestores escolares e dirigentes dos setores públicos e privados do setor. Entretanto, qualquer pessoa interessada poderá participar.
A agricultura familiar se refere a toda forma de cultivo e produção rural, cuja gestão e mão de obra sejam majoritariamente provenientes do núcleo familiar. Uma de suas principais características é a produção a partir de lotes menores de terra, com uma maior diversidade produtiva, onde, a família é ao mesmo tempo proprietária, gestora e a responsável por toda produção e comercialização.

No Amapá, ela se apresenta como uma categoria em discussão devido a sua importância social, produtiva, econômica e ambiental. Contudo, apesar de ter ganhado expressividade nos últimos anos, a agricultura familiar ainda vem apresentando desafios que precisam ser superados. Por isso, o deputado Diogo Senior, através da Assembleia Legislativa abre o espaço para o amplo debate, na tratativa de incentivar e tornar a mesma rentável para o Estado.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
 A audiência contou com palestras de representantes da própria Assembleia Legislativa, do Banco da Amazônia, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), da Agência de Defesa e Inspeção agropecuária do Estado (Diagro) e da Conab.
Entre os assuntos apresentados pela Conab estavam os Programas e Políticas da Companhia voltadas à agricultura familiar, os critérios de participação, o público atendido de 2009 a 2019 e os aportes realizados. Em mais de uma década de atuação da Conab no estado, o Amapá já recebeu cerca de R$ 36 milhões em investimentos, no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), resultado de uma parceria com o Ministério da Cidadania. Em relação à Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), foram mais de R$ 900 mil reais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...