quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Agroextrativistas do Rio Araguari recebem curso de Manejo de Açaizais Nativos

Agroextrativistas do Rio Araguari recebem curso de Manejo de Açaizais Nativos


Membros da Associação dos Agroextrativistas Ribeirinhos do Rio Araguari – Bom Sucesso participaram, nos dias 13 e 14 de novembro, do curso de Manejo de Açaizais Nativos, promovido pela Embrapa (AP) no auditório do Sebrae, no município de Porto Grande. O objetivo é orientar os associados da Bom Sucesso sobre a exploração do potencial econômico do açaí, além de preservar a diversidade da floresta.
O curso foi ministrado pelo pesquisador da Embrapa, Silas Mochiutti, que orientou os associados, através de recomendações técnicas, a adoção de boas práticas de manejo de açaizais nativos.
Açaizal manejado de maneira correta garante mais renda para o produtor e preserva a diversidade da floresta. “Nós temos um produto que é fabuloso. Quem produzir açaí nos próximos 10 anos, não vai ter dificuldade no mercado. Por isso a comunidade precisa se organizar para atingir o mercado e ter o retorno econômico”, afirmou Mochiutti.  
O presidente da Associação, Raimundo Marques ressaltou os benefícios do curso. “Pela primeira vez nós estamos fazendo esse trabalho e queremos aproveitar de corpo e alma. É muita gente que está dedicada a essa atividade, principalmente as mulheres”.  
Vera Silva, integrante da Bom Sucesso, destacou a participação feminina no manejo de açaizal. “Dentro da nossa comunidade nós temos muito açaí. Nós sabemos o básico, mas vamos aprender como realmente fazer o nosso trabalho. E está sendo maravilhoso a nossa participação”.
A ação faz parte do Projeto “Bom Sucesso Sustentável: cadeias produtivas do açaí e da andiroba gerando trabalho e renda na floresta nacional do Amapá”, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, por meio do Ecoforte Extrativismo, com apoio do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O projeto conta também com o apoio das seguintes instituições: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA/AP); Instituto de Estudos e Pesquisas do Amapá (IEPA); Instituto de Extensão, Assistência e Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP); Projeto Integrado da Amazônia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AP).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...