quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

48 ANOS DO BANCO DA AMIZADE - BAIRRO DO LAGUINHO


– BAIRRO DO LAGUINHO –
48 ANOS DO BANCO DA AMIZADE

Foto: Max Renê/Prefeitura de Macapá


 Reinaldo Coelho

Nesta quinta-feira (26) está sendo celebrado com muita festa o aniversário de 48 anos do tradicional Banco da Amizade, ponto de encontro de moradores no Bairro do Laguinho, na área Central de Macapá.  

A reunião de amigos e vizinhos em torno do banco foi apenas crescendo com o avanço das décadas. Localizado na Rua General Rondon, entre as avenidas Padre Manoel da Nóbrega e José Antônio Siqueira, o primeiro Banco da Amizade foi construído em 1971 ainda de madeira, debaixo de uma mangueira, do lado direito da rua. Cinco anos depois foi desmontado e transferido para o lado esquerdo da rua também em madeira. Anos depois foi construído em alvenaria, na calçada da Escola Estadual General Azevedo Costa.
Foto de arquivo - década de 1980
O Banco da Amizade foi tombado pelo IPHAN e hoje é Patrimônio Cultural ‘Bem Imaterial” do Estado, desde 2016. Com os aniversários do banco, esse se tornou um momento dos moradores e ex-moradores do bairro poderem se reencontrar. Atualmente, os filhos dos criadores do banco são quem comandam a festa.
 A celebração é organizada pela Associação Cultural Banco da Amizade e já é tradicional um dia após o Natal. A programação é gratuita e a expectativa é receberem 2,5 mil pessoas este ano. A celebração  iniciou às 06 hs e a partir do meio-dia tem o almoço para os moradores e convidados. Um banquete variado foi preparado e uma vasta programação planejada com muito samba e marabaixo, e ainda exposição de artesanatos.

Estão confirmadas apresentações das escolas de samba Boêmios do Laguinho e Piratas Estilizados (que possuem sedes no bairro), além dos grupos Sambart e Sensação do Samba, e para finalizar as 18 horas de festa, o cantor Batan.

"É um belo legado que buscamos manter. Aqui os pioneiros Sacaca, meu pai ‘Ratinho’ e seus amigos, sentavam pra discutir sobre política.  Desde 1986, o banco é de concreto. Aqui fazemos ações sociais e confraternizamos com amigos e comunidade. Então faço o convite para que as pessoas de todos os bairros participarem dessa maravilhosa festa”, descreveu Renato Américo, de 57 anos, que compõe a associação.


Programação:

6h – Salva de fogos;
12h – Almoço gratuito;
12h – DJ
16h30 – Sambart;
17h50 – Marabaixo da Juventude;
18h30 – Boêmios do Laguinho;
19h20 - Piratas Estilizados;
20h - Sensação do Samba;
22h - Batan;
0h – encerramento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...