quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

SAÚDE EM FOCO - JARBAS DE ATAÍDE


       OLIBANO: O “AROMA SAGRADO” NO PRESENTE DE JESUS.

Por Jarbas de Ataíde

Os antigos alquimistas, sábios e médicos da antiguidade conheciam muito bem as propriedades curativas das plantas e ervas medicinais. Entre elas se destacam, nesta época de Natal, a mirra e o olíbano (incenso), que foram dados como presentes ao Menino Jesus pelos três reis magos (Belchior, Baltazar e Gaspar), conforme Mateus (2,10-12).
ÁRVORE DE OLIBANO 

     
Esses presentes têm vários significados, entre os quais a motivação espiritual. O ouro revela a realeza e majestade de Jesus; olíbano (incenso) que representa a fé na divindade e elevação espiritual de Cristo; a mirra que prevê a futura conservação, após o martírio (embalsamamento).
      Mas porque oferecer resina de olíbano à Jesus? O que contém esse produto da planta Boswellia frereana? Quais os efeitos que seu aroma poderia ajudar aquela humilde família e um recém-nascido? Talvez, visa-se manter a força e a elevação espiritual do Messias em assumir o seu papel de intermediador entre Deus e os homens.
      O valor da resina de olíbano, originária do norte da Etiópia, China e Oriente Medio(Ira, Líbano) naquela época era comparado ao ouro, cujo produto era usado nas cerimônias religiosas e fumigações dos cadáveres. Para nós, hoje, pode parecer simbólico, mas há 2000 anos era um presente valioso e raro.
      Nos templos antigos (hebreus, egípcios, chineses) o incenso (olíbano) era queimado, cuja fumaça aromática enchia o ambiente e provocava estados meditativos e interiorização espiritual, representando as orações elevadas aos céus (Deus).

                      PROPRIEDADES DO OLIBANO


     Se o natal de hoje perdeu o significado espiritual, no aspecto terapêutico e curativo o óleo essencial de olíbano (Frankincense) tem uma explicação medicinal bastante convincente, pois estudos mais recentes mostram as propriedades regenerativas da resina em varias condições, tais como:
    EFEITO ANTICANCERÍGENO: o ácido boswellico é um composto que mata células cancerígenas, como também o ß- elemene, que “demonstrou prevenir o crescimento de células cancerígenas em células de laboratório por diferentes mecanismos, ...”. Estudos divulgados na revista Cancer, em 2011, mostram os resultados de “um estudo clínico de 44 pessoas, com câncer de cérebro submetidas à radioterapia, em que 60% dos pacientes apresentaram redução de 75% ou mais no inchaço cerebral após terem sido tratados com 4200 mg / dia de olíbano”. Os resultados são motivadores para “a prescrição desse potente óleo essencial...em câncer” e outras doenças cerebrais neurodegenerativas.
      EFEITO ANTINFLAMATÓRIO: a base de diversas doenças degenerativas é mantida pelos processos inflamatórios. Atua na inibição das cadeias metabólicas pró-inflamatórias (prostaglandinas, citocininas e acido araquidônico). Reduz o processo de aterosclerose, melhorando a  circulação e a permeabilidade capilar. Ele penetra na barreira hematoencefálica.
      EFEITO IMUNO-ESTIMULANTE: ativa vias da cascata da imunidade celular e humoral: citocinas (interferon, interleucinas e fator de necrose tumoral); imunoglobulinas (IgE e IgM) e interações de linfócitos T (CD 4 e CD8, diminuídos na AIDS ), protegendo contra infecções.  
         EFEITO PSICOATIVO E ANTIDEPRESSIVO: estimula o SNC, elevando o humor, cujos óleos essenciais funcionam como estímulos positivos na regulação do sistema límbico diante do estresse,  ajustando a produção e ação dos neurotransmissores (dopamina, serotonina) e regulando as funções  sensoriais e motoras. Melhora a consciência espiritual e meditação. 
     Igualmente Jesus, agradecido aos magos do oriente, estamos diante do Olíbano, um grande presente de Natal e de início de Ano Novo. Ao incorporarmos em nosso hábito diário e terapêutico esse óleo essencial, poderemos ter a prevenção e cura de diversas doenças graves, contribuindo para a nossa empatia e qualidade de vida (Fontes: Cris Marcondes; Manual Modern Essencials). 25.12.2019. Natal de Jesus. JARBAS ATAÍDE.    
    
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...