quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Em novembro/2019, vendas no varejo amapaense recuam (-0,7%)


Em novembro, vendas no varejo amapaense recuam (-0,7%)

Em novembro de 2019, o volume de vendas do comércio varejista amapaense recuou 0,7%, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, terceira taxa negativa em 2019. Os outros meses foram junho e setembro.


O comércio varejista avançou 16,1% em novembro de 2019 frente a igual mês do ano anterior, décima primeira taxa positiva seguida nessa comparação. Com isso, o varejo acumulou avanço de 14,2% de janeiro a novembro de 2019, comparado a igual período do ano anterior. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de um avanço de 11,6% em outubro para 12,8% em novembro, sinalizou aumento de ritmo nas vendas.

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, registrou aumento de 0,5% em relação a outubro de 2019, é o décimo resultado positivo no ano. Apenas setembro registrou queda nessa comparação.

O comércio varejista ampliado do Amapá cresceu 25,7%, frente a novembro de 2018, décima primeira taxa positiva consecutiva. Assim, o varejo ampliado acumulou ganho de 19,2% de janeiro a novembro de 2019, contra igual período do ano anterior. O indicador acumulado nos últimos doze meses, ao passar de um aumento de 14,4% em outubro para 16,9% em novembro, também apontou avanço no ritmo de vendas. A publicação completa está disponível neste link: <https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/comercio/9227-pesquisa-mensal-de-comercio.html?=&t=o-que-e>.

Período
Varejo (%)
Varejo Ampliado (%)
Volume de vendas
Receita nominal
Volume de vendas
Receita nominal
Novembro / Outubro*
-0,7
-0,6
0,5
0,8
Novembro 2019 / Novembro 2018
16,1
18,4
25,7
27,5
Acumulado 2019
14,2
17,2
19,2
22,4
Acumulado 12 meses
12,8
15,8
16,9
20,1
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Indústria
*Série COM ajuste sazonal

Vendas sobem em 22 das 27 Unidades da Federação na comparação com outubro


De outubro para novembro de 2019, na série com ajuste sazonal, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista cresceu 0,6%, com predomínio de resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Roraima (9,3%), Rondônia (8,5%) e Acre (6,7%).

Por outro lado, pressionando negativamente, figuram cinco das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá e Rio Grande do Norte (ambos com -0,7%) e Santa Catarina e Distrito Federal (ambos com -0,6%).

No comércio varejista ampliado, entre outubro e novembro a variação do volume de vendas foi de -0,5% com predomínio de resultados positivos atingindo 14 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Roraima (7,7%), Pará (3,2%) e Amazonas (2,5%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 13 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Espírito Santo (-2,8%), Pernambuco (-2,2%) e Paraíba (-1,9%).

Frente a novembro de 2018, a variação das vendas do comércio varejista nacional foi de 2,9%, com predomínio de resultados positivos em 22 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Roraima (18,2%), Amapá (16,1%) e Amazonas (13,3%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram cinco das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Piauí (-1,7%), Sergipe (-1,6%) e Alagoas (-1,0%). Quanto à participação na composição da taxa do varejo, destacam-se: São Paulo (3,1%), Santa Catarina (10,2%) e Minas Gerais (3,4%).


Considerando o comércio varejista ampliado, no confronto com novembro de 2018, o aumento de 3,8% teve predomínio de resultados positivos atingindo 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque, em termos de magnitude de taxa, para Amapá (25,7%), Roraima (14,2%) e Santa Catarina (12,3%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram quatro das 27 Unidades da Federação: Piauí (-4,3%), Sergipe (-2,8%), Maranhão (-2,2%) e Rondônia (-1,3%). Quanto à participação na composição da taxa do varejo ampliado, destacaram-se: São Paulo (4,0%), Santa Catarina (12,3%) e Minas Gerais (4,4%)


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