sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

SAÚDE EM FOCO - JARBAS DE ATAÍDE


AROMATHOUCH E DESINTOXICAÇÃO-  PARTE I

Por Dr. Jarbas de Ataíde


        A Aromaterapia vem se destacando como uma terapia complementar bastante aceita pelos profissionais de saúde de várias áreas, ajudando o tratamento convencional, ou, muitas vezes, até superando as expectativas, conseguindo respostas curativas bastante satisfatórias.

       Os óleos essenciais são substancias naturais extremamente voláteis e  aromáticas, produzidas pelas plantas, solúveis em óleo, obtidos por destilação de partes dessas plantas. São utilizados para defesa contra agressões e germes. Compõe-se de mistura concentrada de moléculas com propriedades antissépticas, alívio da dor, alívio de emoções negativas, melhora da memória e diminuição da inflamação.
       O uso de OEs pode ser feito por via inalatória (aspiração manual ou com uso de aromatizador ou difusor), via tópica ou por ingestão. A técnica de Aromathouche utiliza os OEs por via tópica.
       A técnica de Aromathouch consiste numa sequencia de massagens usando óleos essenciais por camadas e etapas visando dessensibilizar, equilibrar e desinflamar os tecidos, atuando no aspecto físico, mental e emocional, utilizando o toque manual e a ação terapêutica dos óleos essenciais.   
      A técnica atua em situações que normalmente desafiam, colocam em risco ou desequilibram o organismo:
    * NÍVEIS ALTOS DE ESTRESSE: por fatores internos (distúrbios físicos, nutricionais e emocionais) externos (trauma, agressões e poluição), principalmente quando repetitivos e crônicos.  
     * NÍVEIS DE TOXINAS AUMENTADOS: de várias origens incluindo alimentos, produtos químicos, poluição do ar e água e micro- organismos;
     * INFLAMAÇÃO TECIDUAL: em resposta ao sistema imunológico, para combater a infecção ou reparar o tecido danificado. Normalmente a inflamação responde com dor, calor, inchaço e vermelhidão.
     *DESEQUILÍBRIO DO SISTEMA NERVOSO AUTÔNOMO SIMPATICO/PARASSIMPÁTICO: esse sistema chega e sai dos tecidos, órgãos e sistemas orgânicos, com respostas independentes da vontade consciente. O Simpático ativa as funções viscerais (coração, respiração, pressão) e a reação de estresse (medo, luta e fuga). O Parassimpático desacelera, descontrai e relaxa as funções (F.Cardíaca, PA, estimula a digestão) e armazena energia. 
     * REDUÇÃO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO: os órgãos do sistema de defesa (linfático, timo, baço, amigdalas, intestino, fígado, etc.), quando deficientes, respondem satisfatoriamente à estimulação dos OEs.
       As técnicas manuais empregadas vão permitir que os OEs atinjam essas áreas específicas com maior intensidade e eficácia. As massagens empregadas obedecem a várias práticas tradicionais e milenares da Medicina Tradicional Chinesa,  Acupuntura, Medicina Indiana ou Ayuvéda, Massoterapia, Reflexologia (manual, auricular, podal)
     Temos que ter algumas recomendações antes do uso dos OEs.
     DILUIÇÃO: alguns óleos podem ser usados e aplicados puros, sem diluição, ou misturados com óleos base carreadores (óleo de amêndoa/coco) , aplicados nas peles sensíveis e nas crianças, tornando-os seguros e confortáveis para aplicação tópica. A diluição permite que os efeitos de uma ou mais gotas de um OEs seja aplicado em uma área maior.  
     MISTURAS OU MIX: usamos OEs individuais e misturas (mix). Os  individuais, sem diluição, podem ser usados puros, com uma  ou mais gotas, atingindo uma área menor. As misturas, diluídas em óleos carreadores, podem ser usadas em áreas mais extensas do corpo, evitando as mucosas.
    GARANTIA DE PUREZA. Devemos ter certeza que os OEs sejam puros e com garantia terapêutica comprovada, para poder atuar com seus efeitos revigorantes, relaxantes,  estimulantes ou calmantes, e promover a cicatrização de lesões e o equilíbrio das funções.  Fonte : Manual Modern Essentials, Nona Ed., 2016). JARBAS ATAÍDE, 13.01.2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...