terça-feira, 10 de março de 2020

AS SUPERAÇÕES E AS VITÓRIAS DE UM PROJETO DIGNO DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ


AS SUPERAÇÕES E AS VITÓRIAS DE UM PROJETO DIGNO DE SÃO JOSÉ DE MACAPÁ


Discursos proferido pelo empresário Altair Pereira, durante a inauguração do monumento em homenagem ao Santo padroeiro de Macapá, São José, no domingo (8).


Ontem adormeci tarde, em virtude de ficar fazendo um retrospecto de todo o caminho trilhado até aqui. Não foi fácil, fora as dificuldades, ainda tive que assimilar muitas críticas, algumas infundadas, ao fim, tive a certeza de que, se dependesse somente de minhas forças, teria desistido em um dos inúmeros "nãos" recebidos.


Hoje madruguei, dia da tão sonhada inauguração, porém acordei tranquilo e com a certeza do dever cumprido.

Tudo serviu para que eu constatasse que fui apenas um instrumento deste longo processo. Intimamente senti, que o Espírito Santo capacita os escolhidos, vivo isso, mesmo reconhecendo que sou pecador e não merecia tal incumbência, além de saber não ter vocação nem para ser diácono.

Mas como falei. Por força própria, há tempo, teria desistido.

Ocorria ao contrário, a cada "não", me sentia revigorado, resiliente, perseverante, hoje faço a leitura de que o primeiro não, aquele que nos obrigou a declinarmos da idéia primitiva, o segundo também, que nos impediu de fazermos este monumento na frente da Fortaleza, foram transformados em um grande "SIM", constatem o motivo(aponto para o Monumento).

Também percebi que o próprio Padroeiro do Amapá nos fez percorrer o tortuoso caminho justamente para testar nossa capacidade, resiliência e paciência, a qual confesso, que quase perco em muitos momentos, porém, hoje podemos perceber que na verdade o Patrono Universal da Igreja Católica aqui presente, foi quem escolheu este belo e atraente local para sua morada definitiva. São José queria ficar acessível ao seu povo para que ninguém esqueça que Ele, mesmo sendo um humilde carpinteiro, foi distinguido por Deus para ser o pai de Jesus e esposo de Maria.

Aplausos para São José!!!!!

Também nunca esquecerei o comprometimento, apoio, incentivo e torcida de muitos: Entre eles, Dom Pedro, o primeiro a saber e apoiar nossa ideia, talvez até em suas orações intimas, pedia a São José, à Deus ou a seu Santo favorito,  para que nunca desistíssemos do projeto, bem como bem como diversos integrantes do Clero de nosso Amapá.

Agradeço aos membros da Associação Comercial e Industrial do Amapá, os quais me autorizaram a seguir com o projeto, ao amigo Jaime Nunes, o qual, com sua inestimável liderança empresarial e institucional, sempre me encorajou.

Ao governador Waldez Góes, que nos ouviu e apoiou desde o primeiro projeto, aquele que declinamos, até a conclusão deste belo monumento. Obrigado Governador.

Ao amigo Alcir, acredito que tenha me tornado seu algoz em muitos momentos, o cobrando demasiadamente, mil perdões amigo. A amiga Tânia, que as vezes ficava confuso, não sabia se falava pelo Governo ou pela Diocese? Ao amigo Márcio Bragança, o qual sempre me ajudou a fazer as reflexões. Ao Haroldo do IPHAN e ao próprio fiscal Rodrigo, afinal, ele não sabia que o São José o imperceptivelmente o influenciava para que não aprovasse sua morada na frente da Fortaleza, o que comprova que o Patrono da Família nunca abriu mão de morar aqui.


Agradeço penhoradamente, a todos os que, de alguma forma, contribuíram para a elaboração, edificação e conclusão deste projeto, mesmo os que não são aqui citados, aos que peço desculpas, mas saibam que sou grato a vocês.

Muito Grato a Topaza Construtora, nas pessoas de minha filha, recém mamãe Bárbara e do genro também arquiteto Victor, da longeva Altair Pereira Imóveis, que sempre assimilou minha ausência e patrocinou muitos detalhes deste majestoso projeto , a Monte em nome do amigo Ladislao, a Fecomércio, em nome do amigo Viter, a NortLog, em nome do Jaime, Adiomar e Kleber, pois foi a empresa que transportou a imagem para este local, além dos fogos que acabamos de ouvir para Macapá, ao escultor Lindomar Plácido da Costa, tão paciente e introvertido, porém, capacitado por Deus. Ao Dico construtor, ao Marivaldo, outro artista, aos membros da Seinf, do Sebrae, da Macapá Luz, Prefeitura, Cea, ao arquiteto Odailson Benjamin, a Assembléia Legislativa do Amapá, através de seu presidente, a imprensa em nome do J Ney, Tarcisio Franco, Rodrigo Silva, Douglas Lima, Luiz Melo, TV Record, Band, Ivo Cannuti, Olimpio Guarani,Tv Amapá, Tribuna Amapaense e as emissoras de rádio e Televisão que nos apoiaram e todas as que ora cobrem esta manhã festiva.

Um especial agradecimento a Policia Militar na pessoa de seu comandante o amigo Coronel Matias,a CTMAC, na pessoa do amigo Presidente André Lima.

A minha esposa Margarete, aos filhos Lucenna, Petrus e Barbara, além de minhas 4 netinhas Alendria, Adria, Pietra e a recém nascida Laurinha aos meus genros e nora, para dizer, que sem a compreensão e injeção de forças da família, nunca teria chegado aqui. Obrigado Deus!!!!! Obrigado Maria Imaculada, em seu Santo Nome, parabenizo todas as mulheres do Universo pelo seu dia, e em nome de minha querida esposa Margarete, parabenizo as mulheres Tucuju do Amapá, este monumento de nosso Santo Padroeiro é um presente para todas vocês.

Aplausos para as mulheres guerreiras!!!!!!!

Viva Maria!!!!!!!!!

Que São José abençoe, dê paz e prosperidade ao nosso povo!!!!!

Aplausos para Ele!!!!!!! Muito obrigado!!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ARTIGO DO GATO - Amapá no protagonismo

 Amapá no protagonismo Por Roberto Gato  Desde sua criação em 1988, o Amapá nunca esteve tão bem colocado no cenário político nacional. Arri...